ASAMIL irá construir 20 Barreiros Trincheira Familiar em São Timóteo através do projeto “Mais Água II”.

Os Barreiros Trincheira são tecnologias sociais que foram desenvolvidas pela Articulação no Semiárido - ASA/BA em parceria com a EMBRAPA Semiárido na região de Petrolina-PE. Diferente dos barreiros que tradicionalmente fazem parte das estratégias de estoque de água pelas comunidades sertanejas, que tem formato circular, um grande espelho d’água e são rasos, os Barreiros Trincheiras são profundos e com uma menor superfície, diminuindo a evaporação da água neles armazenada.

Segundo o Coordenador do Projeto MAIS ÁGUA II, Dilto Aguiar de Souza, “estudos comparativos mostraram que os Barreiros Trincheiras, por sofrerem menor evaporação, conseguem guardar água por um maior tempo de estiagem, enquanto os barreiros tradicionais geralmente secam antes”.

Amparados nessa experiência, o Ministério de Desenvolvimento Social – MDS e a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia - SDR estão apoiando a implantação destas tecnologias sociais, visando à segurança alimentar e nutricional das famílias, a segurança hídrica dos rebanhos e a inclusão produtiva das famílias agricultoras do semiárido baiano.

O Sr. Altino Souza, da comunidade de Açoita Cavalo, distrito de São Timóteo, foi beneficiado com um Barreiro Trincheira Familiar durante o Projeto MAIS ÁGUA I. Segundo ele “esse barreiro foi uma benção, meus animais agora tem água durante toda a seca”.

No dia 20 de Outubro a equipe da ASAMIL se reuniu na sede da Associação de Moradores de São Timóteo, contando com a participação da Presidenta da Associação, a Sra. Percília de Nalva Gomes da Silva, da Presidenta da Associação das Mulheres de São Timóteo, a Sra. Josefina Ricardo de Souza e de agricultores da comunidade para discutir a implantação deste Projeto em São Timóteo.

Durante a reunião, foi explicada a metodologia de trabalho da ASAMIL, os critérios para participação no Projeto, bem como as contrapartidas das famílias e o planejamento das próximas ações.

Ao término da reunião todos aplaudiram, celebrando mais um passo na construção de um sertão justo, sustentável e solidário.

ASAMIL irá construir 20 Barreiros Trincheira Familiar em São Timóteo através do projeto “Mais Água II”.
O senhor Altino Souza, orgulhoso ao lado de seu barreiro trincheira familiar