Chapada: Clarão no céu causado por lançamento de foguete da China para a lua impressiona moradores da região

Terça 24 Nov 2020 - 09h33




Chapada: Clarão no céu causado por lançamento de foguete da China para a lua impressiona moradores da região

Clarão no céu intriga moradores da região da Chapada Diamantina no início da noite desta segunda-feira (23). Apesar de dar margem ao imaginário, quem conseguiu registrar a olho nú o acontecimento compartilhou em redes sociais registros em vídeos no exato momento em que “a luz” atravessa o céu.

Segundo informações do G1, o presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), Marcelo Zurita, “o clarão é a pluma de combustível de um dos estágios do foguete ‘Longa Marcha 5’”, afirma o integrante da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon).

O caso fala do foguete que foi lançado pela China, nesta segunda-feira (23), às 4h30 no horário da China e 17h30 no horário de Brasília, exatamente no momento no qual o brilho da lua deixa vista o rastro do foguete. O objetivo do lançamento é “coletar rochas da Lua para estudos na China”, afirma Marcelo, ainda segundo informações.

Em rota para a lua, a chama do foguete se tornou mais visível no Hemisfério Sul, no Brasil, pode ser visto em alguns estados do nordeste e norte. Na região da Chapada Diamantina, os moradores foram surpreendidos com o caso. Existem relatos em municípios como Itaberaba, Boa Vista do Tupim, Seabra, Lençóis e Rio de Contas.

 

Fonte - Jornal da Chapada