Barça vence Atlético em jogo polêmico com golaço de Neymar e Messi decisivo

O jogo mais esperado da terceira rodada do Campeonato Espanhol cumpriu as expectativas. A vitória por 2 a 1 do Barcelona sobre o Atlético de Madri, neste sábado (12), no Vicente Calderón, teve todos os ingredientes de um clássico: grandes jogadas, belos gols, virada e lances polêmicos. As estrelas do confronto foram também as esperadas - Neymar, que marcou um golaço de falta pouco depois de Fernando Torres ter aberto o placar para os donos da casa, e Messi, que definiu a vitória catalã após ter saído do banco de reservas.

O triunfo manteve o Barcelona com 100% de aproveitamento e nove pontos na tabela, contra sete do Real Madrid e seis do Atlético. Já as polêmicas ficaram por conta de pênaltis não marcados por toques de mão: o Barça pediu penalidade em dois lances com Giménez e em outro com Godín, que salvou com a mão um gol certo de Neymar; já o Atlético reclamou quando Mascherano cortou com o braço um cruzamento de Torres.

O duelo complicado, na casa do adversário, não foi o suficiente para impedir que o técnico Luis Enrique começasse com Messi no banco, depois de o craque ter defendido a Argentina em amistosos contra México e Bolívia, e de seu segundo filho, Mateo, ter nascido na última sexta-feira. O brasileiro Rafinha foi quem ocupou o lugar do camisa 10 pela direita do ataque.

O jogo teve o padrão que já ficou conhecido em duelos entre os dois rivais: o Barcelona dominando a posse de bola e tentando superar a sólida retaguarda do Atlético, que na maior parte do tempo se contentou em marcar no campo de defesa e especular em contra-ataques. As melhores chances do primeiro tempo foram do time catalão: Rakitic parou no goleiro Oblak após grande jogada de Iniesta, e Suárez acertou o travessão após cobrança de escanteio.

A nota triste da primeira etapa ficou por conta de mais uma lesão do belga Vermaelen. O zagueiro, contratado no início da temporada passada pelo Barcelona, ficou praticamente o ano inteiro sem jogar e passou até por cirurgia. Neste início da atual temporada, vinha sendo um dos destaques na defesa, mas sentiu um problema aos 25 min e precisou dar lugar ao francês Mathieu.

O Atlético resolveu começar o segundo tempo pressionando mais a saída de bola do Barcelona, e deu certo: Torres recebeu passe em profundidade de Tiago logo aos 6 min e abriu o placar para os donos da casa. Mas Neymar chamou a responsabilidade logo em seguida - sofreu falta na entrada da área e bateu de forma indefensável, colocando no ângulo para empatar o jogo.

Foi a deixa para Luis Enrique chamar Messi para o jogo. O argentino entrou no lugar de Rakitic e mudou o jogo para o Barcelona, articulando jogadas pelo meio e botando pressão sobre a defesa do Atlético. Até que, aos 31 min, Suárez deu lindo toque dentro da área para o camisa 10, que deslocou Oblak de pé esquerdo e definiu a virada. Presente para o pequeno Mateo e para a torcida do Barcelona, que se mantém à frente dos rivais no Espanhol.

 

Fonte - Uol Esportes