Após lentidão e intermitência no sistema de matrícula, SEC diz que problema foi resolvido

O sistema de matrícula da rede estadual de ensino foi reestabelecido após um primeiro dia de matrícula com lentidão e intermitência nesta segunda-feira (20). A Secretaria de Educação da Bahia (SEC) assegurou que "a equipe técnica do Estado trabalhou incessantemente para resolver os problemas".

Diretores, servidores de secretarias escolares, pais e alunos relataram ao BN problemas com a realização de matrículas. De acordo com eles, o sistema não carregava e algumas escolas registraram filas longas, pessoas dormindo na porta das unidades e funcionários tiveram que cadastrar os alunos à moda antiga, com caneta e papel.

A SEC anunciou na semana passada que a partir dessa segunda a matrícula nas escolas estaduais poderiam ser feitas 100% online através do site e aplicativo do SAC Digital.

Através de nota, a secretaria afirmou ao BN que garante vaga a todos os estudantes que procurarem a rede estadual mesmo após o fim do cronograma de matrícula. A pasta ainda destacou que não há necessidade de pegar filas. "As matrículas podem ser feitas por dispositivos móveis como tablets e celulares, por meio do aplicativo do SAC Digital, ou façam o cadastro através do site para realizar a pré-matrícula e garantir a vaga dos alunos.

"Quem não tiver acesso à internet poderá se dirigir a qualquer unidade escolar da rede estadual mais próxima e sem filas, independente de ser o colégio onde o aluno irá estudar, e solicitar a matrícula para a unidade onde o estudante deseja estudar em 2020 e com disponibilidade de vagas".

Alunos da rede estadual com interesse em realizar transferência para outra escola estadual tem ate 27 de janeiro, conforme cronograma da SEC

A matrícula de concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental para estudantes regularmente matriculados na rede municipal de ensino, no ano letivo de 2019 cujas escolas não ofereçam a série subsequente deve ser feita entre 21 e 22 de janeiro.

Em 23 de janeiro será feita a matrícula de estudantes novos no Ensino Fundamental. De 24 a 27 a matrícula de estudantes novos no Ensino Médio. E por fim em 30 e 31 a confirmação da matrícula dos estudantes inscritos na pré-matrícula da Educação Especial.

 

Fonte - Bahia Notícias

Após lentidão e intermitência no sistema de matrícula, SEC diz que problema foi resolvido