Polícia Cidadã - Iguatemi deu inicio ao ciclo de palestras do Programa de Ações Preventivas e Educativas da 46ª CIPM de Livramento

O Brasil aparece negativamente no ranking mundial como um dos países de maior índice de violência nas escolas. Ao contrário do que já foi antes, quando somente em cidades de grande e médio porte tinham escolas em conflito com seus alunos, nos pequenos municípios do interior esse problema também já é uma triste realidade e assusta pais, professores e estudantes. As causas são muitas e variadas como desvio de conduta, drogas, bullying, desarmonia e conflitos familiares. Como um vulcão em constante ebulição a relação entre alunos, escolas e pais, parece que tende a piorar. O que fazer?

Parte de tudo descrito acima é tema de palestras coordenadas pelo Programa de Ações Preventivas e Educativas desenvolvido nas escolas e comunidades, numa iniciativa da Polícia Militar e ministradas aqui em Livramento de Nossa Senhora pela 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (46ª CIPM) sob comando do Major PM Irlando Lino Magalhães Oliveira.  A primeira delas aconteceu quinta-feira (14) na Escola Municipal David Mendes Pereira, no distrito de Iguatemi e que contou com a participação de pelo menos 400 alunos, e mais pais e professores das unidades de sua região administrativa. Momentos antes os estudantes ofereceram uma certa resistência  em participar do evento, mas no final o cenário já era outro com os alunos em clima de cordialidade, simpatia e demonstração de carinho para com o oficial, o que demonstra que os objetivos do programa foram plenamente alcançados.

No encontro dirigido a estudantes da pré-escola até o 6º ano do ensino fundamental a pedido do próprio palestrante, o Major Irlando Magalhães ministrou orientações sobre o processo educacional, uso indevido de drogas e ações antibullying, além de outros temas geradores de violência no ambiente escolar, bem como na própria comunidade.

“A mensagem deixada se traduz em um alerta, uma orientação como forma de se buscar diminuir o quadro de desarmonia social. Com isso, também buscamos uma aproximação da comunidade, angariando a sua confiança e o seu respeito, fazendo com que essa comunidade se veja como coparticipe do processo de segurança. Isso também é o cerne da filosofia da Polícia Comunitária”, explicou o Major Irlando, ao site L12 Notícias.

O Programa de Ações Preventivas e Educativas, além de assegurar uma aproximação entre a PM e a comunidade, tem também como objetivo diagnosticar problemas de segurança pública, aumentar o nível de segurança nos estabelecimentos de ensino, diminuir a evasão escolar, despertar o interesse dos alunos na busca de ações coletivas preventivas; além de resgatar o civismo nas escolas. Ainda, segundo o Comandante, o projeto futuro é estender as demais escolas e comunidades. O evento realizado no Iguatemi contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Lessa, que destacou a importância de sua realização para conscientizar os alunos da prevenção contra a violência por meio de ações preventivas e educativas, e assim garantir maior segurança e integridade física e psicológica aos membros da comunidade escolar, especialmente aos estudantes, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).”

O vereador também ressaltou a importância do pontapé inicial do ciclo de palestras desenvolvido pela PM em acontecer no Iguatemi, um dos mais importantes e de maior população do interior do município. “Devido a distância da sede e a extensão de sua área agrícola e produtiva, o distrito sofre seus problemas de ordens estruturais e administrativos. Mas é uma comunidade de pessoas trabalhadoras e esforçadas. Aqui é onde localiza-se a maior escola pública em número de alunos matriculados, no interior da Bahia e, nada mais justo, a Escola David Mendes Pereira ter o privilégio de ter sido escolhida para dar início a este importante programa criado pela operosa e dedicada corporação militar do município de livramento”, concluiu.

Também estiveram presentes o vereador Aparecido Lima da Silva (Cidão), o Secretário de Educação do Município, Sebastião Fernandes de Oliveira, e o coordenador municipal de Cultura, jornalista Yonélio Sayd. Após o evento o vereador Aparecido Lima (Cidão) recepcionou em sua residência o Major Irlando Magalhães, policiais auxiliares, o presidente da Câmara, Paulo Lessa, o secretário de Educação Sebastião Fernandes, o coordenador de Cultura Yonélio Sayd e os diretores da escola.