JOAQUIM – TODOS POR UMA MEDULA

Durante toda a vida de seu casamento o casal Katiele Amaral e Samuel Oliveira sonhava com um filho. E ao vir ao mundo o garoto Joaquim Esperidião Almeida Rodrigues, nascido dia 26 de abril de 2008, foi a realização desse desejo. O menino hoje, com sete anos, enfrenta um drama que nenhum pai suporta aceitar. Ele é portador de Leucemia Linfoide Aguda e precisa urgente de um doador para passar por uma transplante de medula óssea.

O menino foi diagnosticado com a doença aos três anos, após período de 1 ano e 10 meses onde o tratamento se deu por alta medicamentosa, o pequeno Joaquim voltou para casa sendo monitorado frequentemente através de exames periódicos. Em julho de 2015, ele começou a apresentar algumas alterações e foi confirmado a reincidência da doença.

Iniciou-se uma nova etapa de quimioterapia, onde não obteve o resultado esperado, e a indicação médica é de transplante de medula óssea. Joaquim está em tratamento em  Barretos SP.

A família e amigos vêm através de todas as formas de comunicação solicitar doadores para o teste de compatibilidade da medula óssea. São apenas 5 ml de sangue para o exame de compatibilidade que é feito no HEMOCENTRO mais próximo, (Brumado, Vitoria da Conquista etc)

Achar um doador compatível é de 1 a cada 100.000 pessoas, por isso quanto mais pessoas doarem, mais perto chegaremos do doador compatível com o Joaquim. O transplante é simples, não gera danos para o doador.

A medula se recompõe em apenas 07 dias e uma pessoa  pode doar varias vezes desde que tenha entre 18 e 55 anos e goze de boa saúde.

IMPORTANTE: O tipo sanguíneo do Joaquim é O+, pra quem for doar sangue. Porém, para fazer a doação de medula óssea, o tipo sanguíneo é indiferente, ou seja, qualquer pessoa independente do seu tipo sangue pode doar medula.

Contribua!

Procure o Hemocentro mais próximo e Salve uma vida

 ‪#‎DoeSangue ‪#‎DoeMedula

 

Yonélio Sayd é jornalista, radialista, publicitário, com Registro Profissional nº 174-DRT/MTBA, e membro da Associação Bahiana de Imprensa, sob nº 178-ABI/Secção BA