Verão termina com muitas pancadas de chuva pelo Brasil

Estamos nas últimas horas do verão de 2019. O outono no Hemisfério Sul começa às 18h58 desta quarta-feira, 20 de março. O verão termina com as características típicas da estação por quase todo o Brasil; calor, umidade alta, chuva e raios.

Frente fria
Com o predomínio de ar quente e úmido em praticamente todo o país, muitas nuvens carregadas crescem sobre todas as Regiões nesta quarta-feira. A maioria das áreas do Brasil tem um dia quente e abafado, com períodos com sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva forte em todas as Regiões.

Mas além do ar quente e úmido, a presença de uma uma frente fria ajuda a aumentar a chuva no Espírito Santo, sobre o norte de Minas Gerais, na Bahia, no norte de Goiás e o Distrito Federal.

Pancadas de chuva
O tempo fica chuvoso no leste do Rio Grande do Sul, inclusive em porto Alegre, mas a chuva cai fraca. Já na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e no oeste do Paraná, o risco de temporais é alto. Chove em grande parte do dia no leste de São Paulo e no estado do Rio de Janeiro, mas a capitais dos estados têm chuva moderada.

Temperatura
O vento frio de origem polar será sentido na virada do verão para o outono nos estados da Região Sul, em Mato Grosso do Sul e em grande parte do Sudeste. Isto vai ajudar a baixar a temperatura. O ar esfria um pouco mais na quinta e na sexta, especialmente nas regiões próximas ao mar e a temperatura cai mais.

 

Fonte - Clima Tempo