Museu Nacional recebe doação de quase 190 mil euros do governo alemão

O Museu Nacional no Rio de Janeiro, que foi destruído por um incêndio no dia 2 de novembro, recebeu nesta segunda-feira (10) uma doação no valor de 180.800 euros do governo alemão.

De acordo com informações da Agência Brasil, o valor que equivale cerca de 808 mil reais, será utilizado na recuperação do acervo resgatado do Museu. 

O cônsul-geral da Alemanha no Rio de Janeiro, Klaus Zillikens, informou que a doação representa apenas uma etapa inicial, já que o Museu Nacional continuará sendo ajudado. O governo alemão tem o intuito de disponibilizar um aporte de até 1 milhão de euros, que devem ser repassados de acordo com as demandas do museu.

O Museu Nacional afirma que a doação será usada na compra de materiais específicos de recuperação, listados pelas equipes de busca. Artigos como computadores e lupas especiais serão adquiridos - uma delas, inclusive, vai ser usada em particular na reintegração de Luzia, o fóssil humano mais antigo do Brasil.

“É um valor que entra para aquilo que a gente precisa. Nós estamos extremamente gratos pela sensibilidade do governo alemão”, reforçou o diretor do museu, Alexander Kellner. 

 

Fonte - Bahia Notícias