INSS deixa de agendar atendimento presencial para pedido de salário-maternidade e aposentadoria
Usuário pode solicitar benefício pelo aplicativo Meu INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixou de agendar o atendimento presencial para salário-maternidade e aposentadoria por idade na Bahia, e em todo o país, a partir desta segunda-feira (21).

Para ter ateendimento nesses dois caso, o segurado deverá acessar o aplicativo Meu INSS ou ligar para o numero 135 e, em lugar de agendar uma data para ser atendido, receberá direto o número do protocolo de requerimento, eliminando a etapa do agendamento.

"Se as informações estiverem corretas, o benefício é concedido automaticamente", diz a chefe de atendimento do INSS, Lilian Aragão.

Já quem não tem facilidade de acessar a internet ou o aplicativo pode procurar uma agência do INSS para receber instruções de como fazer. "A gente pede a alguém que possa ajudar, como um filho ou neto. Nos casos que a gente verificar que as pessoas não tenham condição, ela não vai deixar de procurar a agência e procurar informações pelo 135. Mas para quem tem acesso, é uma facilidade para que não demore tanto tempo e não aguarde o agendamento", explica Lilian.

O INSS estima que entre 15% a 20% das pessoas que procuram INSS buscam fazer esse tipo de atendimento. Até a semana passada, o segurado precisava agendar uma ida ao INSS para levar documentos e formalizar o pedido.

Com o novo modelo, ao fazer o pedido, a pessoa acompanha o andamento pelo Meu INSS ou pelo telefone 135 e, somente se necessário, será chamado à agência.

Segundo o INSS, com a mudança, não haverá mais falta de vaga e, caso precise ir a uma agência para apresentar algum documento, o cidadão terá a garantia de ser atendido em uma agência perto da sua residência.

 

Fonte - G1