Livramento: Nota da UBD nada esclarece e prefeitura fica em silêncio

Depois da matéria do site Mandacaru (Ricardinho cai na pegadinha dos 10 melhores do Brasil) a Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, distribuiu uma Nota de Esclarecimento da União Brasileira de Divulgação-UBD.
Mas nada esclarece sobre o que foi divulgado, além de omitir o endereço da sede, limitou-se a apresentar a entidade, dizer sua finalidade, o que faz, que não tem fins lucrativos e só cobra pela inscrição em seus seminários.
O documento, assinado pelo diretor de pesquisa Fernando Vieira da Cunha é datado de Paulista, cidade da região metropolitana de Recife (PE).
O engodo praticado pela UBD e usado pelos prefeitos para fazer marketing, tem sido objeto de matérias em blogs de vários municípios do Brasil (veja alguns, abaixo). 
Ela divulga resultado de consulta popular inexistente e ajuda os prefeitos a enganar a população. A própria página do seu site mostra ser, de fato, uma entidade “mequetrefe”, como qualificou o jornalista catarinense.
O prefeito Ricardinho Ribeiro não teve o cuidado de observar, por exemplo, que a UBD disse ter feito consulta popular em 3.920 municípios, em apenas dois meses, façanha que nem o IBGE conseguiria.
E que o prefeito foi o 58º dos 5.678, não dos 3.920 pesquisados. A informação da prefeitura diz que foram avaliados “transparência, responsabilidade fiscal, credibilidade e comprometimento com a sociedade”.
Mas isso é uma imposição da lei, não serve para avaliar desempenho de gestor. Ou ele cumpre ou incorre no crime de improbidade. Não pode haver prêmio para o mero cumprimento da obrigação.
Mesmo assim, caberia ao prefeito indagar da UBD como a população foi consultada sobre esses quesitos, onde e quantas pessoas foram ouvidas, qual a metodologia aplicada, como exige a estatística.
Em suma, prefeito e os entusiasmados assessores, blogs que publicaram a informação sem questionar, e a população foram todos ludibriados, numa terra de tanta gente sabida.

 

Fonte - Mandacaru da Serra do Jornalista Raimundo Marinho