Em nova ação fiscalizadora, Secretaria de Educação e Cultura intensifica combate aos caronas no transporte escolar

Com o reinício do segundo semestre do ano letivo a Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora está intensificando a fiscalização em transporte escolar. O objetivo é proporcionar mais segurança aos alunos da rede municipal de ensino e que utilizam este serviço. A equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou mais uma nova etapa na região do Iguatemi, desta vez no período do turno noturno, na qual participaram o secretário Sebastião Fernandes Oliveira (Professor Tiãozinho) e o técnico-pedagógico Givanildo Rocha de Oliveira.

Batizada de “Não à Carona, o Ônibus Escolar é dos Alunos” a fiscalização visa proibir a utilização de caronas nos veículos escolares, inicialmente, nos ônibus que transportam alunos no interior do município, mas será intensificada também no transporte dos estudantes na cidade.

O secretário explica que a ação envolve ônibus escolares e micro-ônibus da prefeitura e particulares. “Recomeçou o segundo semestre de nossa rede de ensino e a Prefeitura trabalha com a fiscalização para evitar problemas. Esta ação irá ocorrer em todos os veículos de transporte escolar. A ação da Prefeitura está sendo bem aceita, os motoristas e proprietários de veículos estão colaborando muito bem”, garantiu.

Nesta segunda operação realizada no distrito sede de Iguatemi o Professor Tiãozinho aproveitou para apurar denúncia de um pai de dois alunos, encaminhada à promotoria de justiça, em que acusava que os estudantes não estavam sendo transportados regularmente para o Colégio David Mendes Pereira por falta do ônibus do transporte estudantil na localidade de Bem Posta, região em que moram, prejudicando a frequência escolar. Mas a denúncia era falsa, conforme se apurou, o que levou o próprio secretário fazer uma visita à residência da família dos estudantes para solicitar explicações. O lamentável episódio vai gerar um boletim de ocorrência que também será encaminhado ao promotor para as devidas providências nesse sentido.

Professor Tiãozinho iniciou a fiscalização nos ônibus escolares que transportam os estudantes do colégio municipal de Iguatemi, o distrito mais populoso e que tem o maior colégio da rede pública na zona rural. Na ação anterior ele havia flagrado alguns caroneiros ocupando assentos destinados exclusivamente para os alunos da rede municipal ou viajando em pé, o que em ambos os casos não são permitidos. 

 

Yonélio Sayd
Jornalista/Radialista
 DRT/MTBA 174

 

Em nova ação fiscalizadora, Secretaria de Educação e Cultura intensifica combate aos caronas no transporte escolar