Emerson lidera na reta final da campanha para Prefeitura de Livramento

O médico e ex­prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Emerson José Osório Pimentel Leal, do PSL, candidato da Coligação ‘Experiência e Juventude ao lado do povo (PSL/PSD/PRB/PP/PDT/PT/PTN/PR/PSB/PPL/PTdoB)’, continua liderando a corrida eleitoral pela Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora, nos dois cenários pesquisados, de acordo com o levantamento feito pela L M Sudoeste Comunicação/Jornal do Sudoeste. O resultado da pesquisa, no entanto, considerando a margem de erro, aponta que há um empate técnico entre os dois candidatos e que as estratégias da campanha na última semana deverão se concentrar nos eleitores indecisos e infiéis. No primeiro cenário pesquisado, na pesquisa espontânea, quando os eleitores apontaram livremente em qual candidato pretendem votar para prefeito de Livramento de Nossa Senhora, o médico e exprefeito Emerson José Osório Pimentel Leal (PSL) foi citado por 48,79% dos entrevistados. O candidato da Coligação “Juntos somos mais fortes (Rede/PCdoB/PTB/PPS/DEM/PMDB/PEN)’, empresário e fruticultor José Ricardo (Ricardinho) Assunção Ribeiro, da Rede Sustentabilidade, apareceu com 39,82% das intenções de voto. Outros1,27% citaram outro nome e o universo de eleitores indecisos foi de 10,12%. No segundo cenário, quando foram apresentados aos eleitores os nomes dos candidatos a prefeito e seus respectivos companheiros de chapa, o médico e ex­prefeito Emerson José Osório Pimentel Leal (PSL) e seu companheiro de chapa, o advogado Mário (Mário de Carlão) Herrisson Spínola Souto, do PSD, lideram com 50,86% das intenções de voto. Considerando a margem de erro, o social liberal oscila entre 55,06% e 46,66%. O candidato da Rede Sustentabilidade, empresário e fruticultor José Ricardo (Ricardinho) Assunção Ribeiro, que tem como companheira de chapa a empresária Joanina Batista Silva Morais Sampaio (Rede), ficou com 40,92%. Considerando a margem de erro da pesquisa, o candidato da Rede oscila entre 45,12% e 36,72%. Os indecisos somaram 7,12% e os que disseram vão votar em branco ou anular o voto foram 1,10%.

Os números do levantamento sinalizam que os dois candidatos estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro. Considerando ainda os expressivos percentuais de eleitores, das duas coligações, que garantiram que a decisão de votar no candidato escolhido é definitiva ­ quase 90% ­ resta evidente que nesses próximos sete dias Emerson José Osório Pimentel Leal (PSL) e José Ricardo ­ Ricardinho ­ Assunção Ribeiro (Rede) devam concentrar esforços para consolidar os votos de possíveis infiéis e conquistar os eleitores indecisos. Embora estrategistas das campanhas estejam assegurando que seu candidato já estaria com a eleição decidida e que a vitória será superior a dois, três mil votos, os dados da pesquisa, que mostram a realidade se as eleições fossem hoje, insistem em apontar uma eleição disputada voto a voto. A pesquisa L M Sudoeste Comunicação/Jornal do Sudoeste também perguntou aos seus entrevistados em qual dos candidatos a prefeito e vice­prefeito não votariam de jeito nenhum. A maioria dos entrevistados (64,49%) disseram que não rejeitam nenhum dos dois candidatos. O médico e ex­prefeito Emerson José Osório Pimentel Leal foi citado por 17,15% dos entrevistados, enquanto seu adversário na disputa, empresário e fruticultor José Ricardo (Ricardinho) Assunção Ribeiro, da Rede, por 15,22%. Não responderam 3,14%.

A margem de erro da pesquisa é de quatro vírgula dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiabilidade do levantamento é de 90%. A pesquisa L M Sudoeste Comunicação/Jornal do Sudoeste foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BA­00284/2016. Foram ouvidos 400 eleitores cadastrados no município, na sede (Centro, Bairros Benito Gama, Polivalente, Tomba, Piçarrão, Estocada e Rua do Fogo) e zona rural (Distritos e Povoados da Barrinha, Iguatemi, Itanagé, Arrecife, Itaguassu, Tabuleiro, Mucambo e Taquari), entre os dias 21 e 23 últimos.

 

Fonte - Jornal do Sudoeste