Termogênicos aceleram o metabolismo e ajudam na perda de peso

Substancias que aceleram o metabolismo, aumentam a temperatura corporal e promovem queima de gordura são chamadas de termogênicos. Podem ser encontradas em alimentos e consumidas de forma natural e também são comercializadas na forma de !Linksuplementos alimentares, indicadas para dietas de emagrecimento combinadas com programas de exercícios físicos. São capazes de aumentar o gasto energético corporal em até dez por cento, auxiliando na redução de peso.

Benefícios dos termogênicos ao corpo

Alimentos estimuladores do metabolismo corpóreo são chamados de termogênicos naturais e podem ser consumidos sem o risco de efeitos colaterais! A simples ingestão de água gelada faz com que o metabolismo gaste mais energia para estabilizar a temperatura interna do corpo, promovendo maior gasto energético. O gengibre, além de acelerar o metabolismo, é indicado para combater problemas estomacais. Vale destacar ainda entre os termogênicos naturais o chá verde, muito consumido por atletas, que possui cafeína, cuja ação estimulante aumenta o desempenho nos exercícios físicos e também o ácido clorogênico, que ajuda a queimar gordura de maneira eficaz.

Efeitos colaterais dos termogênicos

Os termogênicos, além de atuar como queimadores de gordura também inibem o apetite. Sua ingestão age sobre o sistema nervoso central, provocando aceleração cardíaca, broncodilatação e glicogenólise (processo de quebra do glicogênio para obtenção de energia para o organismo - que faz "queimar" calorias). Eles devem ser consumidos com cuidado, considerando as doses e o perfil do indivíduo, principalmente sua condição física, pois os efeitos colaterais podem ser perigosos.

Insônia, enjoo e arritmia, bem como dificuldade de concentração, agitação e dores de cabeça são efeitos comuns causados pela ingestão de doses inadequadas ao organismo, em função do alto grau de estimulantes presentes nos suplementos industrializados.  Pessoas com problemas cardíacos ou história de hipertensão devem evitar o consumo ou buscar acompanhamento médico para utilizar os termogênicos, evitando riscos maiores à saúde.

 

Fonte - iBahia