Nova Mesa Diretora assume trabalhos na gestão 2016/2018 do TJBA

A nova presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, tomou posse na manhã desta segunda-feira (1º), em uma concorrida solenidade, no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa, no bairro de Nazaré, em Salvador.

Também foram empossados os demais membros da Mesa Diretora para o biênio 2106/2108: a desembargadora Maria da Purificação da Silva, como 1º vice-presidente; a desembargadora Lícia de Castro Laranjeira Carvalho, na 2ª vice-Presidência; o desembargador Osvaldo de Almeida Bomfim, como corregedor-geral da Justiça; e, na Corregedoria das Comarcas do Interior, a desembargadora Cynthia Maria Pina Resende.

Familiares, amigos, desembargadores, juízes, representantes do Ministério Púbico e da Defensoria Pública, advogados e servidores lotaram o salão. “Prometo desempenhar bem e fielmente os deveres de meu cargo”, disse a nova presidente, no rito de posse.

 

Fonte - TJBA 

 

Serviços prestados
O rito de transmissão de cargo começou às 10 horas. O desembargador Eserval Rocha, ainda na condição de presidente, passou em revista a tropa de 51 oficiais da Academia da Polícia Militar. A banda de música da Polícia Militar Maestro Wanderley executou a Marcha dos Cônsules.

Em seguida, o desembargador Eserval Rocha recepcionou, na entrada do fórum, o governador Rui Costa. Depois, foram juntos depositar uma coroa de flores na cripta com os restos mortais do jurista Ruy Barbosa, no subsolo do fórum.

Já no Salão Nobre, ainda antes da transmissão do cargo de presidente, o desembargador Eserval Rocha fez um discurso relembrando as ações de sua gestão, a partir das referências do seu discurso de posse, em 3 de fevereiro de 2014.

“Precisamos prestar contas do dinheiro do pagador de impostos”, disse.

Em seguida, o presidente, em seu último ato, empossou a desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago como a terceira mulher presidente do Tribunal de Justiça da Bahia. Antes dela, as desembargadoras Sílvia Zarif e Telma Britto já haviam assumido a Presidência.

A mensagem da canção “Tocando em frente”, de Almir Sater e Renato Teixeira, marcou a entrada da desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago. De forma especial, a música foi cantada por uma de suas filhas, a cantora Amanda Santiago.

“É um momento de muita coragem, de merecimento de minha mãe. Para mim, estar participando deste momento é muito especial, porque ela tem muita competência para chegar a esse cargo”, afirmou Amanda Santiago.

A escolha da música e o pedido para cantar foi de mãe para filha. “É a música preferida dela e vai ser assim, como ela pediu”, revelou Amanda.

Em seguida, o Hino Nacional e o Hino do Estado da Bahia, ou Hino ao Dois de Julho, foram cantados por Márcio Medeiros, ex-regente do coral do TJBA, acompanhado do pianista Valdomiro Miranda.

A nova presidente empossou os demais membros da Mesa Diretora. E iniciou o discurso lembrando os familiares, da infância em Coaraci, cidade onde nasceu, na Região Sul do Estado. Anunciou que irá criar a Secretaria de Primeiro Grau, voltada exclusivamente para aprimorar os serviços prestados por juízes e servidores, e a Secretaria do Interior, para fortalecer o trabalho nas comarcas baianas, “das maiores às menores”.

Ao final, a presidente conduziu o desembargador à porta do Fórum Ruy Barbosa e, em seguida, recebeu os cumprimentos no Salão Nobre, pouco depois das 13h30.

Estiveram presentes, para compor a mesa dos trabalhos da transmissão de posse, além do governador Rui Costa, o presidente da Assembleia Legislativo, deputado Marcelo Nilo, o prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Peixoto Neto, o subprocurador da República, Antonio Augusto Brandão de Aras, representando o procurador geral da República; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, desembargador Pedro Carlos Bittencourt Marcondes; a procuradora geral em exercício, Sara Mandra Moraes Rusciolelli Souza; o comandante da VI Região Militar, general de Divisão, Artur Costa Moura; tenente coronel aviador Marcelo Lobão Schiavo, comandante da Base Aérea de Salvador; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Lourival Almeida Trindade; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho, 5ª. região, desembargadora federal Maria Adna Aguiar do Nascimento; procurador geral do Estado, Paulo Moreno Carvalho; presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo; senadora da República, Lídice da Matta; o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Geraldo Reis; defensor público geral do Estado, Cleriston Cavalcante de Macedo, juiz de direito, diretor da Secretaria de Interiorização da Associação dos Magistrados Brasileiros, Gilberto Bahia de Oliveira; juíza de Direito, presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), Marielza Brandão Franco; secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa, coronel PM Anselmo Alves Brandão; e capitão de Mar e Guerra Vanilton Nery Badaró, representando o comandante do II Distrito Naval.

 

Fonte - TJBA

CONTINUE LENDO