Portal Livramento

Portal Livramento

Vai viajar para o exterior? Saiba qual documentação você deve levar.

Terça 26 Mai 2015 - 08h25




Vai viajar para o exterior? Saiba qual documentação você deve levar.
Cada destino, uma documentação diferente

Viajar é sempre uma atividade prazerosa e enriquecedora, mas a burocracia na hora de providenciar os documentos necessários pode trazer dor de cabeça para aqueles que não se planejarem com antecedência. Apesar dos acordos entre os países terem facilitado a entrada de brasileiros em diversas nações, como as pertencentes ao Mercosul e à União Europeia, algumas localizações ainda exigem documentações específicas para quem deseja percorrer livremente pelo país. Para ajudar quem está programando a próxima viagem, a empresária Sandra Luck, da Luck Viagens, montou um lista com os cinco destinos mais procurados pelos turistas e a documentação necessária para cada um. Confira: 

1 – Estados Unidos: O destino preferido dos brasileiros exige passaporte validado e visto americano para que o turista ingresse no país. A solicitação do visto é presencial, por isso é necessário agendar um horário na embaixada americana para que a entrevista aconteça dentro dos conformes. Lá, o viajante responderá a uma série de perguntas para que se esclareça as suas intenções durante a estadia em território americano. “Como o país é um dos mais importante do mundo, é natural que o cuidado com quem entra e sai do solo americano seja redobrado”, explica Sandra, ressaltando que, apesar disso, a política de concessão de vistos para os EUA mudou bastante nos últimos anos. “Hoje, cerca de 90% das pessoas que solicitam o documento já saem da embaixada com a autorização”, esclarece.
 
2 – Canadá: Exige, além do passaporte e do visto canadense, um seguro-saúde para quem entra em seu território. O ideal é sair do Brasil com o seguro já feito, para que a cobertura comece a valer a partir do dia da viagem. “Muitas agências incluem o seguro no pacote, porém é importante prestar atenção na forma de uso, pois alguns seguros exigem que o cliente primeiro pague as despesas para somente depois obter o ressarcimento”, aconselha a empresária. Além disso, é preciso comprovar que você está em bom estado de saúde e que possui recursos financeiros suficientes durante toda a sua estada no país.
 
3 – África do Sul: Brasileiros não precisam de visto para entrar na África do Sul, desde que a viagem não ultrapasse a duração de 90 dias. Já o passaporte é obrigatório e precisa ter, pelo menos, duas páginas em branco, já que o selo de entrada no país ocupa uma página inteira. Também é necessário apresentar o Certificado Internacional da Vacina (CIV) contra febre amarela, que deve ser tomada pelo menos 10 dias antes do embarque.
 
4 – Europa: Alemanha, Espanha, França, Itália, e outros países que fazem parte do Tratado de Schengen também não exigem visto dos brasileiros que desejam viajar a passeio. Porém é obrigatória a apresentação do passaporte e a assinatura de um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros para doenças ou acidentes durante viagens, extravio de bagagens e outras casualidades.
 
5 – América do Sul: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai fazem parte do acordo do Mercosul e não exigem documentos específicos para brasileiros que desejam visita-los. A entrada nesses países pode ser feita mediante a apresentação da Carteira de Identidade Civil (RG) atual – mínimo de dez anos – e em bom estado. “É importante que o viajante esteja reconhecível na foto. Caso contrário o turista pode ser impedido de realizar a viagem”, alerta Sandra. Também é importante lembrar que a carteira de motorista não substitui o RG e que, se o brasileiro estiver vindo de áreas de contágio de febre amarela, como o Amazonas, o Mato Grosso do Sul e Tocantins, é necessário apresentar o Certificado Internacional da Vacina (CIV).
 
 
Fonte - Blog Social UOL 
Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.