Em entrevista em emissora de rádio secretário de Educação e Cultura diz que quer população e sociedade mais presentes na vida das escolas da rede pública de ensino

Em entrevista de 1 hora para o programa Jornal da 88, na emissora comunitária Rádio 88 FM, nesta sexta-feira (22), o secretário de Educação e Cultura, professor Sebastião Fernandes Oliveira (Tiãozinho), revelou que a gestão educacional do município não se faz só entre escola e alunos, mas, também, com  a participação direta da família e da população de um modo geral, as quais devem se fazer mais presentes no âmbito escolar. “Pais de alunos precisam acompanhar o dia a dia da vida escolar dos filhos e a população deve ajudar a preservar e conservar a unidade de ensino onde esta se localiza”, destacou.

Tiãozinho afirmou que na atual realidade a gestão escolar está muito distante da sociedade, por isso quer incentivar em Livramento de Nossa Senhora a participação mais direta de todos para que o modelo de uma educação pública não fique só no papel e nas boas intenções. Ressaltou que em pouco tempo que assumiu a pasta da Educação vem fazendo visitas surpresas nas escolas e creches para conhecer in loco as demandas de cada uma delas.

“O nosso objetivo e o de mudar a realidade de hoje e focar mais no aluno. Educação não é só responsabilidade da escola e seu conjunto de docentes e discentes, pais de alunos e o governo. Toda a sociedade deve estar agregada com este objetivo para melhorar o ensino em nosso país”, afirmou. Revelou ainda que a rede é grande, precisa ter uma gestão mais centrada. Por isso é preciso qualificar os gastos públicos no setor.

Ao responder pergunta sobre a complexidade de uma secretaria com muitos problemas e quais projetos teria para realizar uma administração eficiente para melhorar a educação no município, Tiãozinho disse que é preciso desmontar o aparelho partidário que, geralmente, existe em setores da gestão pública e que promove muitas interferências. “Isto não é bom porque com a partidarização as coisas não acontecem, não evoluem, e isto em nada contribui para melhorar a educação de nossas crianças e jovens”.

Considera a melhoria da qualidade do ensino, a expansão das vagas em creches e a alfabetização de todas as crianças de até oito anos como as prioridades da pasta. Disse que Livramento é um dos poucos municípios que paga o salário de acordo o piso nacional e que em seu quadro de docentes pelo menos 80% da rede são ocupados por professores de nível superior.

Sobre as casas dos estudantes em Salvador e Vitória da Conquista disse que a gestão de Paulo Azevedo tem tomado as medidas possíveis para cumprir as recomendações e garantir aos estudantes o direito ratificado pela Lei Municipal nº 1.008/2005, assegurando com essas medidas o alojamento de todos os residentes e a construção de um arquivo na Secretaria Municipal de Educação para prestar contas à sociedade sobre o valor social da manutenção da casa estudantil e dos benefícios oriundos desse investimento público realizado pela Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora.

Apesar de poucas semanas como titular da secretaria, Tiãozinho não foi poupado pelo radialista Alberto Lopes que fez perguntas duras baseadas em supostas denúncias veiculadas em seu programa. Mas com clareza e objetividade o professor aposentado não deixou de responder a nenhuma delas, inclusive respondendo também a perguntas encaminhadas elos ouvintes da emissora.     

Sebastião Fernandes Oliveira ocupava antes o cargo de Diretor de Tributos e Arrecadação da Prefeitura, assumindo a pasta da Educação no dia 4 de maio deste ano.


Comentários



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário