Em reunião histórica secretário de Educação dialoga com diretoras, professoras e trabalhadores em creches.

O secretário de Educação e Cultura de Livramento de Nossa Senhora, Tiãozinho Professor (Sebastião Fernandes de Oliveira), continua sua luta pela melhoria da educação do município ao desenvolver ações moralizadoras, de fiscalização, e promoção continuada de encontros para a valorização do ensino desde a educação infantil à educação básica, priorizando o aluno como principal personagem para a formação escolar na rede pública municipal.

Nesta quarta-feira, 23, na Creche Escola São Gaspar Bertoni, Bairro Taquari, às 16h, o secretário promoveu a primeira de uma série de reuniões com todas as diretoras e professoras das creches locais, sendo esta a primeira vez que isto ocorre na história deste município. O objetivo é conhecer in loco a realidade das práticas educativas nas creches com crianças de 2 a 6 anos residentes tanto na sede do município como em áreas rurais, trabalho realizado pela coordenadora pedagógica Wanda Meira e supervisionado pela coordenadora geral das creches municipais, Maria Cacilda Meira Cardoso (Lia de Beto).

Professor Tiãozinho explicou que a educação infantil é um dos principais alicerces para a iniciação das crianças, sua influência e desenvolvimento no ambiente da escola, e para ingresso no ensino básico até a formação acadêmica. Superar essa fase exige do professor e demais trabalhadores em educação a compreensão do universo das crianças, o seu ambiente familiar, a fase da chamada Síndrome do Imperador, a etapa do processo de aprendizado, do conhecimento e da curiosidade, tudo isto resultando em desafios que devem ser enfrentados e vencidos, apesar de toda uma complexidade que impõe ao professor e funcionários de creches uma responsabilidade quase incomum e que às vezes chega a ser desestimuladora, conforme queixas desses profissionais.  

Mas o secretário pondera que a gestão das escolas creches, nesta sua administração, obrigatoriamente passa por processos democráticos de participação que garantem a ampliação de todas essas práticas escolares do processo da educação infantil e, principalmente, com a presença das famílias, buscando trazer para as reuniões de pais, além da figura materna também a presença do pai da criança.

A técnica-pedagógica Wanda Meira explicou que reuniões e encontros, das quais participam diretamente e presencialmente o secretário da pasta da Educação e sua equipe, são importantes para os profissionais e trabalhadores da educação que atuam em creches, uma vez que o ambiente da Educação Infantil vive um intenso processo de revisão de concepções sobre o desempenho de meninas e meninos pequenos em espaços coletivos e para o fortalecimento de práticas pedagógicas mediadoras de aprendizagens e do desenvolvimento das crianças. Em especial, têm se mostrado prioritárias as discussões sobre como orientar o trabalho junto às crianças de até cinco anos em creches e como assegurar práticas que prevejam formas de garantir a continuidade no seu processo de aprendizagem, sem antecipação de conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental.

A técnica da secretaria municipal de Educação e Cultura vem coordenando um belíssimo trabalho nas creches do município com a finalidade de orientar professoras, educadoras e gestores na seleção, organização e uso de brinquedos, materiais e brincadeiras infantis, apontando formas de organizar espaço, tipos de atividades, conteúdos, diversidade de materiais que no conjunto constroem valores para uma educação infantil de qualidade.

A partir da reunião desta quarta-feira outras serão também realizadas, dai pra frente, por creches, individualmente, para que o atendimento em creches e pré-escolas como direito social das crianças seja rigorosamente aplicado conforme assegura a Constituição de 1988 que trata do reconhecimento da Educação Infantil como dever do Estado com a Educação e a efetiva presença dos municípios neste aspecto. A creche da Barrinha dará início a esta nova fase de reuniões, onde ocorrerá o próximo encontro. 

Yonélio Sayd é jornalista, radialista, publicitário, com Registro Profissional nº 174-DRT/MTBA, e membro da Associação Bahiana de Imprensa, sob nº 178-ABI/Secção BA

Em reunião histórica secretário de Educação dialoga com diretoras, professoras e trabalhadores em creches.

Comentários

Dermvaldo

"A educação é uma das áreas mais importante na vida do ser humano e é fundamental que os dirigentes tenha sabedoria de discernir o que é melhor para a classe docente e discente. É difícil, mas é possível. "

Deixe seu comentário