Portal Livramento

Portal Livramento

Câmara rejeita mudanças propostas pelo Senado e aprova MP de ajuda ao setor cultural

Quinta 30 Jul 2020 - 08h32




Câmara rejeita mudanças propostas pelo Senado e aprova MP de ajuda ao setor cultural

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (29), a Medida Provisória 986/20, que prevê apoio financeiro ao setor cultural por conta da pandemia do novo coronavírus. Os deputados rejeitaram as alterações propostas pelo Senado. O texto aprovado nesta tarde será enviado para a sanção presidencial.

A MP aprovada estabelece  prazo para estados e o Distrito Federal devolverem à União recursos não usados de repasses vinculados à Lei Aldir Blanc. A liberação do dinheiro já foi autorizada pela Medida Provisória 990/20, de 9 de julho, que abre crédito extraordinário de R$ 3 bilhões com recursos da emissão de títulos públicos. O repasse a estados, DF e municípios depende de regulamento.

A Lei Aldir Blanc prevê prazo máximo de 60 dias para os municípios darem destinação aos recursos; caso contrário, os valores serão automaticamente revertidos ao fundo estadual de cultura ou à entidade estadual responsável pela gestão desses recursos. Entretanto, não havia prazo para os estados e o DF usarem os recursos.

Assim, a MP fixa o prazo em 120 dias, contados da data do repasse, para que os estados utilizem os recursos ou façam a vinculação a programação publicada. O regulamento definirá a forma e o prazo para devolução ao governo federal.

Segundo a lei, o montante será repassado a governadores e prefeitos para o pagamento de três parcelas de auxílio emergencial, no valor de R$ 600, a trabalhadores informais da cultura que não tenham recebido o auxílio geral.

 

Fonte - Agência Câmara

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.