Onze estados podem ter surto de dengue em 2020, diz Ministério da Saúde; Alerta Livramento!
Médico Carlão alertou ao Portal Livramento sobre a necessidade de combater focos do mosquito da Dengue

Onze estados brasileiros poderão ter surto de dengue a partir de março deste ano, segundo informações do Ministério da Saúde. Todos os estados da região Nordeste são considerados de maior risco para doença.

Em 2019, o Brasil contabilizou 1.544.987 casos prováveis de dengue e 782 mortes, segundo dados preliminares do Ministério da Saúde. Os registros da doença aumentaram 488% na comparação com 2018.

O crescimento, de acordo com a pasta, foi atípico. Isso porque em 2017 e 2018 poucos casos haviam sido registrados, na comparação com 2015 e 2016.

O Portal Livramento ouviu o médico Carlos Roberto Souto Batista, Carlão, que fez um alerta para a população de Livramento de Nossa Senhora combater diretamente a proliferação de focos do mosquito da Dengue, mediante cuidados simples, evitando água parada em garrafas, vasos de plantas, pneus, copos descartáveis, caixas de água, etc. Agindo assim, a população pode exercer a cidadania e não ficar à espera unicamente do poder público, que por sinal em Livramento até o momento não se manifestou. O médico sugeriu, ainda, a realização de multirões pelos próprios moradores da zona urbana e rural, para combater os focos do mosquito, além da colaboração dos veículos de comunicação para alertar sobre os perigos causados pela dengue.

 

 

O alerta acontece porque o tipo 2 do vírus da dengue voltou a circular no fim do ano de 2018, depois de 10 anos sob controle, e desde então, vem encontrando populações suscetíveis à doença.

Existem quatro tipos de vírus de dengue (sorotipos 1, 2, 3 e 4). Cada pessoa pode ter os 4 sorotipos, mas a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente. O sorotipo 2 é o com potencial mais grave.

A situação pode piorar em breve porque as contaminações aumentam no verão, já que a estação quente e chuvosa é mais propícia para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus.

Para tentar reduzir o número de casos de dengue no país, o Governo Federal iniciou uma campanha de mobilização em setembro do ano passado, antes do período de piora da incidência da doença.

Além disso, o Ministério da Saúde informa que visitou todos os estados da região Nordeste para repassar orientações para o controle do vírus.

 

Fonte - Exame

CONTINUE LENDO

Comentários



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário