Chapada: Gruta da Pratinha é um dos grandes atrativos no município de Iraquara

A cidade de Iraquara, localizada na Chapada Diamantina, tem em suas grutas o seu maior atrativo turístico. Não à toa é considerada a “Cidade das Grutas”. Por lá ficam a Gruta da Torrinha, Lapa Doce, Fumacinha, Gruta Azul e Pratinha – nessa última, fazer flutuação no túnel inundado é programa obrigatório.

As grutas citadas fazem parte do Parque Espeleológico de Iraquara, que concentra centenas de cavernas e é considerado o maior do gênero no Brasil. Por estarem em propriedades privadas, há cobrança de entrada e os passeios ao interior das formações geológicas são sempre acompanhados por guias.

Para conhecer a Gruta da Pratinha é preciso chegar à fazenda de mesmo nome, que fica na BA 122, Km 13, no distrito de Santa Rita. Os equipamentos necessários para o passeio podem ser alugados no local. Na mesma propriedade fica a Gruta Azul um lago translúcido, formada pelo lençol subterrâneo da Gruta da Pratinha, que ganha tons azulados entre 14h e 15h (entre os meses de abril a setembro) quando um feixe de sol invade uma abertura na rocha.

 

Fonte - Jornal da Chapada


Comentários



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário