Luiz Viana é eleito vice-presidente nacional da OAB; Felipe Santa Cruz é novo presidente

O baiano Luiz Viana é o novo vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Nacional. Ele estará ao lado do novo presidente da instituição, Felipe Santa Cruz. A chapa única também conta com José Alberto Ribeiro Simonetti Cabral (secretário-geral), Ary Raghiant Neto (secretário-geral adjunto) e José Augusto Araújo de Noronha (diretor-tesoureiro). O mandato será para o triênio 2019-2022.

Pouco antes da eleição, Viana falou em uma transmissão ao vivo feita pelo presidente da seccional baiana da OAB, Fabrício Castro. "[Estou] Muito feliz, muito animado, espero ser capaz de servir mais uma vez a advocacia da Bahia e do Brasil", disse Viana. "Espero ser digno da confiança em mim depositada pelos conselheiros e conselheiras federais. Agradeço o apoio do ex-presidente Cláudio Lamachia e do presidente Fabrício Castro, e, em especial, do presidente Felipe Santa Cruz", completou, após a eleição.

Na tarde desta quinta-feira (31), o Conselho Federal da OAB negou um recurso contra a chapa de Felipe Santa Cruz , e o grupo OAB Forte e Unida pôde concorrer à diretoria do Conselho (veja aqui).

A impugnação de registro de candidatura foi apresentada pelo Coletivo Advogadas do Brasil, pois a chapa não reserva 30% de seus cargos para o sexo feminino (relembre aqui). No entanto, o relator do caso, José Alves Maciel, de Tocantins, entendeu que a norma que determina presença mínima de 30% de cada sexo na diretoria do Conselho se dá apenas a partir do pleito de 2021.

É a primeira vez que um advogado "baiano" ocupa a vice-presidência da instituição. Nascido no Rio, o advogado foi ainda criança, conforme suas palavras, para a “terra dos orixás”. Descendente de dois ex-governadores da Bahia, o bisavô Luiz Viana, que administrou o estado de 1896 a 1990, e o avô Luiz Viana Filho (1967/1971), ele esteve à frente da OAB-BA por dois mandatos consecutivos.

Com mais de 30 anos de advocacia, Luiz Viana Queiroz é procurador do Estado da Bahia, formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e exerce a advocacia privada na Bahia e, doravante, também em Brasília. Mestre em Direito Público pela UFPE, pós-graduado em Direito Eleitoral pela UFBA, pós-graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela UFMG, Viana é professor de Direito da Universidade Católica do Salvador (licenciado).

 

Fonte - Bahia Notícias


Comentários



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário