Chuva continua forte sobre o Nordeste

Nos últimos dias, tem chovido com frequência na maior parte do Nordeste do Brasil. A maior parte da chuva que cai sobre o Nordeste está relacionada ao tempo quente e úmido sobre a região e a circulação dos ventos sobre o Brasil que continua facilitando a formação de grandes áreas de instabilidade sobre o Nordeste. Ainda há risco para temporais especialmente no Maranhão, Piauí e Bahia.

Volumes elevados de chuva já foram observados na Região, especialmente na Bahia, Piauí, Maranhão e Alagoas. De acordo com o Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia, o maior volume de chuva na Região entre 9h do dia 04/12 e 9h do dia 05/12 foi observado na cidade de Curaçá, na Bahia. Nesta localidade, foram registrados 89,6 milímetros de chuva.

Nesta quinta-feira, um vórtice ciclônico em altos níveis da atmosfera está sobre o mar ao largo da costa leste do Nordeste e ajuda a formar essas áreas de nuvens carregadas que estão espalhadas sobre o Nordeste e o tempo continua instável. As nuvens continuam crescendo por quase toda a Região e condições para pancadas de chuva com raios no litoral e no interior da maioria do estados. Só não deve chover em Aracaju, Maceió e Recife.

A chuva mais volumosa acontece em áreas de sertão, Maranhão, Piauí e Bahia. Salvador pode ter chuva moderada.      

Pelo menos até sexta-feira (07), muitas áreas de instabilidade estarão favorecendo o crescimento de nuvens carregadas sobre o Nordeste. A Climatempo alerta para volumes de chuva elevados. Enquanto, isso, o litoral de Pernambuco, Sergipe e Alagoas continuam com o ar seco que inibe a chuva.

Chuva forte

A madrugada desta quarta- feira (05) foi marcada por muita chuva no Maranhão, Piauí e Bahia. As áreas de instabilidade favoreceram o crescimento de nuvens carregadas que provocaram chuva forte. Na cidade de Apicum-açu choveu nas últimas 24h (período de 12h do dia 04/12 e 12h do dia 05/12)  um total de 65,2 milímetros e em Alto Alegre do Maranhão 56 milímetros, conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).

No Piauí, também choveu bastante. As cidades que registraram os maiores volumes foram Luzilândia, com 80,8 milímetros e Caxingó com 75,8 milímetros.

O CEMADEN registrou 77,4 mm entre 12h do dia 04/12 até 12h do dia 05/12 em Aracatu, na Bahia. Neste  período também foram registrados 77 mm em Brumado e 55 mm em Itacaré.

 

Fonte - Clima Tempo


Comentários



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário