Portal Livramento

Portal Livramento

TJ-BA suspende segunda liminar que determinava retorno das aulas na Bahia

Terça 16 Fev 2021 - 08h23




TJ-BA suspende segunda liminar que determinava retorno das aulas na Bahia

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Lourival Trindade, suspendeu a liminar que permitia às escolas particulares da capital baiana a funcinar durante a pandemia. O autor do pedido foi o município de Salvador e a liminar tinha sido solicitada pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia.

Em outra decisão desta segunda-feira (15), o  desembargador Lourival Trindade acatou o pedido feito pelo governo da Bahia para a retomada das aulas.  Em seus despachos o magistrado destacou que a manutenção das decisões, nos moldes em que foram redigidas, “além de vergastar, desapiedadamente, o princípio da separação dos Poderes, vem ocasionando incontraditável risco de lesão à ordem e à saúde públicas estaduais”.

“Na hipótese dos autos, depreende-se que, neste momento, ante à impossibilidade de viabilizar-se a retomada das atividades presenciais das instituições de ensino, das redes pública e particular, de todo o território do Estado da Bahia, sem que sejam, diretamente, afetados os direitos à saúde e, corolariamente, à vida, é incontendível que estes últimos devam prevalecer, em detrimento do direito à educação”, pontou o desembargador.

 

Fonte - GOVBA

Comissão de Educação da AL-BA debate retomada das aulas presenciais em audiência

Segunda 15 Fev 2021 - 08h41




Comissão de Educação da AL-BA debate retomada das aulas presenciais em audiência

Presente nas discussões para alinhamento da retomada das atividades escolares presenciais na Bahia, a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) promoverá, na próxima terça-feira (16), às 11h, uma audiência pública virtual. O diálogo terá como tema central o planejamento da retomada e os indicadores preponderantes para a efetivação da proposta. 

Favorável ao retorno, a presidente do colegiado, deputada Fabíola Mansur (PSB), antecipou ao Bahia Notícias o desafio de atender o desejo de retorno aos indicadores sanitários, a fim de garantir segurança à toda a comunidade escolar (reveja). Conforme apurado pelo BN, o "quando" retornar tem sido o elemento preponderante nas discussões. A adoção de um retorno coformado inicialmente por um modelo híbrido já é consenso. 

“Tenho participado ativamente das discussões entre governo estadual e municipal, visando consensuar os protocolos, indicadores e rotinas já existentes para uma volta presencial às aulas, o mais breve possível. A pandemia nos trouxe impactos devastadores à vida, à saúde, à educação e aos empregos. E para garantir o retorno seguro precisamos de um debate entre as instituições e a sociedade civil, claro e democrático. O papel da Comissão de Educação é exatamente esse: articular o encontro, promover consensos e garantir o direito à educação de qualidade. Só assim vamos reduzir as desigualdades históricas do nosso país!”, destaca Fabíola.

Participam da audiência Jerônimo Rodrigues, Secretário estadual de Educação; Fábio Vilas-Boas, Secretário estadual de Saúde; Eures Ribeiro, UPB; Marcelo Oliveira, SMED; Cíntia Guanaes, MP-BA, Rafson Ximenes, Defensoria Pública; Paulo Gabriel, CEEBA, Rui Oliveira, APLB Sindicato; Alessandra Assis, FEEBA; Allyson Mustafá, Sinpro; Williams Panfile, UNDIME; Jorge Tadeu, Sinep.

O debate terá transmissão pelo aplicativo Zoom, e a inscrição pode ser realizada através do www.bit.ly/EducacaoEmDebate. O link para participação será enviado, a partir da segunda-feira (15/02), para o e-mail e/ou WhatsApp cadastrados no formulário. Informações complementares através do (71) 3115-7240.  

JOÃO NETO É CONVOCADO PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA SUB-18

Sexta 12 Fev 2021 - 11h52




JOÃO NETO É CONVOCADO PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA SUB-18

O técnico da Seleção Brasileira Sub-18, Dudu Patetuci, convocou 23 atletas nascidos a partir de 2003 para período preparatório entre os dias 25 de fevereiro e 5 de março de 2021 no Recife, em Pernambuco. As atividades serão realizadas no Centro de Treinamento do Retrô Futebol Clube Brasil e estão previstos dois confrontos durante essa etapa contra as equipes sub-20 do Santa Cruz e do próprio Retrô. 

"Nosso objetivo é realizar algumas observações após as finais dos torneios nacionais sub-17. As competições mostraram jogadores com muito talento, que se destacaram para representar o Brasil. Temos 11 atletas convocados pela primeira vez para a Seleção Brasileira nessa lista. Será uma oportunidade para vê-los de perto", comentou Patetuci. 

Confira a lista completa:

Goleiros:
Gabriel Átila - Clube Atlético Mineiro
Kauã - Clube de Regatas do Flamengo
Thiago - Grêmio Foot-Ball Poto Alegrense

Laterais direitos:

João Henrique - Clube Atlético Mineiro
Lucas Kawan - Grêmio Foot-ball Porto Alegrense

Laterais esquerdos:

Jefté - Fluminense Football Club
Kaiki Bruno - Cruzeiro Esporte Clube

Zagueiros:

Eric Pimentel - Club de Regatas Vasco da Gama
João Pedro - Club Athletico Paranaense
Jonathan Alecxander - Sociedade Esportiva Palmeiras
Lucas Belezi - Sport Club Corinthians Paulista

Meio campistas:

Alexsander - Fluminense Football Club
Caio Eduardo - Club de Regatas Vasco da Gama
Jader - Club Athletico Paranaense
Juninho - Club Athletico Paranaense
Keven - Sport Club Corinthians Paulista
Matheus - Grêmio Foot-ball Porto Alegrense

Atacantes:

João Neto - Fluminense Football Club
Marcos Leonardo - Santos Futebol Clube
Matheus Martins - Fluminense Football Club
Renyer - Santos Futebol Clube
Stenio - Cruzeiro Esporte Clube
Werton - Clube de Regatas do Flamengo

 

Fonte - CBF

Alba aprova projeto de lei que cria programa de monitoria estudantil

Sexta 12 Fev 2021 - 10h02




Alba aprova projeto de lei que cria programa de monitoria estudantil

Foi aprovado nesta quinta-feira, 11, pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) o Programa Mais Estudo, que pretende garantir  bolsa de monitoria no valor de R$ 100 para estudantes com melhor desempenho em disciplinas como Língua Portuguesa e Matemática.

Segundo o texto, eles vão atuar como monitores, auxiliando outros colegas no processo de aquisição do conhecimento. A proposta teve como relatora a deputada Olívia Santana (PCdoB).

Como parte do Mais Estudo, cada turma terá dois monitores, que serão selecionados dentre os estudantes do Ensino Médio, da Educação Profissional e do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, a partir das notas obtidas no ano anterior ou no trimestre anterior ao da etapa de seleção. As atividades de monitoria ocorrerão no turno em que o estudante não estiver em atividade escolar.

A bolsa de monitoria, no valor de R$ 100, será paga por período correspondente aos meses do ano letivo em cada edição do programa. O bom desempenho acadêmico e a regular frequência escolar são os critérios obrigatórios para concessão da bolsa aos monitores.

Em 2019, na fase piloto do Mais Estudo, a Secretaria da Educação do Estado selecionou 10 mil alunos com bom desempenho em Língua Portuguesa e Matemática, que ganharam uma bolsa para ajudar os colegas com notas abaixo da média nessas disciplinas.

 

Fonte - A Tarde

LIVRAMENTO: PREVISÃO DO TEMPO INDICA CHUVAS A PARTIR DE TERÇA-FEIRA (16)

Sexta 12 Fev 2021 - 09h27




LIVRAMENTO: PREVISÃO DO TEMPO INDICA CHUVAS A PARTIR DE TERÇA-FEIRA (16)

A previsão do tempo da Seagri prevê chuvas no município de Livramento de Nossa Senhora na próxima semana. De 16 a 22 de fevereiro (terça a domingo), deve chover cerca de 58 mm. Neste período, a temperatura varia de 20 a 29ºC e a umidade de 58 a 74%. Confira a previsão completa no gráfico. 




LIVRAMENTO: PREVISÃO DO TEMPO INDICA CHUVAS A PARTIR DE TERÇA-FEIRA (16)

Livramento e mais 5 cidades têm decretos de emergência reconhecidos devido à estiagem

Sexta 12 Fev 2021 - 09h20




Livramento e mais 5 cidades têm decretos de emergência reconhecidos devido à estiagem

Devido à estiagem, seis municípios – cinco deles no Oeste e Sudoeste do estado – tiveram decretos de emergência reconhecidos pelo estado nesta sexta-feira (12). São eles: Paratinga, na região do Velho Chico; Boquira e Ibipitanga, na Bacia do Paramirim; Belo Campo, na região de Vitória da Conquista; Livramento de Nossa Senhora, no Sertão Produtivo; e Lajedo do Tabocal, no Vale do Jiquiriçá.

Em todos eles, a condição vale por 180 dias, contados a partir da data do primeiro decreto, feito pela prefeitura correspondente. Segundo a Defesa Civil do Estado (Sudec), a estiagem ocorre quando um município passa um período [de abril a julho] sem chuvas. Na seca, a situação fica mais agravada. A cidade passa dois [de abril a julho e de novembro a fevereiro] períodos sem precipitações.

Em uma das cidades, Boquira, a prefeitura local declarou que “a escassez de chuva, muitas vezes excessivamente prolongada, em todo o território municipal, tem causado nos últimos anos, grandes prejuízos econômicos e sociais, principalmente em razão dos danos humanos provocados pela falta de água para a população da zona rural, além disso, a falta das chuvas provocam também a morte de animais (Criações) e perda das plantações de subsistência que causam substanciais danos à população”, diz trecho do decreto de 7 de janeiro. Com a condição de emergência, o município deve receber ações de apoio, como o serviço de carro-pipa.

 

Fonte - Bahia Notícias

LIVRAMENTO: POLÍCIA CIVIL ALERTA SOBRE GOLPES NA INTERNET

Quinta 11 Fev 2021 - 09h27




LIVRAMENTO: POLÍCIA CIVIL ALERTA SOBRE GOLPES NA INTERNET

É cada vez mais frequente o registro de ocorrências (B.O.) na Delegacia de Polícia Civil de Livramento de Nossa Senhora envolvendo golpes na internet, nos aplicativos de celular e no sistema bancário. Em entrevista ao Portal Livramento o Delegado Titular, Dr. Antônio Cláudio Pereira Oliveira, alertou para golpes frequentes como clonagem de whatsapp e outras redes sociais, clonagem do aparelho celuar, clonagem do cartão de crédito, salientando que na maioria dos casos a própria vítima é quem fornece a senha e cartões para os golpistas. Outro alerta da Polícia Civil se refere a casos de recebimento de telefonemas pedindo dados pessoais para, por exemplo, realizar empréstimos consignados fraudulentos, ligações informando que a pessoa ganhou algum prêmio, como por exemplo um carro, mas na oportunidade, solicita depósitos bancários em favor dos golpistas. Dr. Cláudio orienta a população a acessar sites confiáveis, pois muitas pessoas são vítimas de sites desconhecidos onde os golpistas solicitam seus dados pessoais para usar em diversas fraudes. A Polícia alerta também para recebimentos de emails falsos, onde são usados indevidamente o nome de órgãos do Governo, como Receita Federal, INSS, Banco Central, etc, cujo objetivo é roubar dados do computador ou celular. Por fim, o Delegado pede para que a população fique alerta com essas fraudes, recomendando não fornecer senhas de cartões e de aplicativos a terceiros, evitando, assim ser vítima de inúmeros crimes cibernéticos.

JOÃO NETO DISPUTA FINAL DA SUPERCOPA DO BRASIL HOJE A NOITE

Quarta 10 Fev 2021 - 11h09




JOÃO NETO DISPUTA FINAL DA SUPERCOPA DO BRASIL HOJE A NOITE

O jogador livramentense João Neto disputa hoje a noite, 10/02, às 19:00 horas, na Arena Pantanal em Cuiabá/MT, a final da Supercopa do Brasil Sub-17. O Fluminense, time de João Neto, atual campeão brasileiro, enfrentará, em jogo único, o São Paulo, campeão da Copa do Brasil. O jogo será transmitido ao vivo pelo canal Sport TV, marcando a despedida de João Neto da categoria Sub-17, pois o atleta atualmente é jogador profissional do time principal do Fluminense do Rio de Janeiro.

Comissão de Educação da AL-BA defende retomada das aulas na Bahia; prazo e vacinação são impasses

Quarta 10 Fev 2021 - 08h34




Comissão de Educação da AL-BA defende retomada das aulas na Bahia; prazo e vacinação são impasses

Após onze meses de interrupção das atividades escolares presenciais na Bahia, ocasionada pela pandemia da Covid-19, o desafio para se chegar a uma decisão comum que contemple as instituições públicas e privadas, evitando o aprofundamento de desigualdades entre as modalidades de oferta de ensino, tem mobilizado uma série de encontros entre o governo estadual, as gestões municipais, assim como representações das instituições privadas de ensino, tanto da capital quanto do interior, além de entidades de classes. 

O debate também tem contado com a participação da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O colegiado é presidido pela deputada Fabíola Mansur (PSB), enquanto a deputada Talita Oliveira (PSL) ocupa a vice-presidência. 

O decreto estadual que proíbe as aulas presenciais no estado tem vigência até o próximo dia 14 de fevereiro, com probabilidade de renovação por, pelo menos, mais dois ciclos de 15 dias. Isso porque há, nos bastidores, um desejo de retomada no mês de março, porém cravar uma data ainda esbarra na oscilação dos dados epidemiológicos e na necessidade de garantir uma margem de segurança à toda a comunidade escolar.  

No geral, todas as representações concordam sobre a necessidade de retomada das atividades. As divergências, no entanto, são pautadas por questões como a definição imediata de uma data – anseio sobretudo das instituições privadas, que acumulam perda de receita – e a imunização e vacinação dos trabalhadores da educação – questão enfatizada com veemência pelas representações dos servidores da rede pública. 

Nos bastidores, uma das premissas mais caras para a gestão estadual, de acordo com fontes ligadas ao governo, é manter um clima equilibrado nas negociações, evitando, a qualquer custo, um descolamento entre os calendários de reinício das atividades nos ensinos público e privado.  

A deputada Fabíola Mansur, que é favorável ao retorno das aulas e tem participado das discussões, confirma que o gargalo atual é a definição do quando. 

“A dificuldade está no quando porque existem alguns indicadores da saúde, que são baseados em pesquisas epidemiológicas, em realidades. Eles sinalizam que a gente deve ter uma estabilidade no número de óbitos, percentual abaixo de 70% de pessoas internadas para que a gente volte sem criar riscos. Na verdade o que se está discutindo é o quando. O como já está definido”, explica a deputada, reforçando a importância de considerar os dados epidemiológicos. Para ela, a discussão não pode ser pautada apenas do “achismo” se deve ou não voltar.  

“A pandemia não afetou somente a saúde. Os impactos na educação são devastadores. A gente tem que considerar que o direito à educação é extremamente importante, mas os desafios são imensos. A gente precisa ter um protocolo de rotinas unificado e um plano de biossegurança para a comunidade escolar como um todo. Sem uma agenda colaborativa entre as entidades a gente não poderia jamais ter chegado ao ponto em que estamos, mais próximo de definições do que no ano passado”, pondera. 

Já a deputada Talita Oliveira, que participará na próxima quinta-feira (11) da primeira reunião oficial de discussão do tema, e também é, em suas próprias palavras, “totalmente favorável ao retorno das aulas”, destaca uma das consequências da falta das aulas, que é a sobrecarga, principalmente das mulheres, no cuidado e atenção às crianças diante do prolongado tempo afastadas das unidades escolares. 

“Essa pauta é uma prioridade, não só na capital, mas nos 417 municípios da Bahia. Eu recebo muitas queixas, principalmente das mulheres. Circo voltou, por que as aulas não? O cinema vai voltar, o teatro vai voltar, por que as aulas não?”, questiona. A fala da deputada faz referência à decisão do prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), que anunciou a retomada dos centros culturais. 

“Uma das minhas brigas para poder estar na Comissão era para poder debater essa questão e a gente precisa de uma posição com urgência. A vacina, vai ter que ter a imunização, mas primeiro a imunização de rebanho. O problema, como lá no STF [Supremo Tribunal Federal], o direito de cada município, mas tem que ter um alinhamento. A gente espera que o governador use o bom senso para que a gente alinhe. Se a gente não retornar vai ser um perda de dois anos letivos. Uma perda terrível”, avalia Talita. 

VACINAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO 

A imunização dos trabalhadores da educação tem sido outro ponto de conflito para a definição de uma data de retorno. Em falas públicas o governador já garantiu, no entanto, que as atividades retornam antes mesmo da vacinação da maioria da população baiana, pois, segundo ele, aguardar o avanço da vacinação colocaria em risco mais um ano letivo. 

Por outro lado, o sindicato que representa os trabalhadores da Educação da Bahia, APLB, condicionou o retorno às aulas presenciais à vacinação dos professores, sob ameaça da possibilidade de greve. O coordenador-geral da categoria, Rui Oliveira, considera “crime dizer que vai abrir escola” no momento vivido pelo estado em relação à pandemia da Covid-19. Nos bastidores, o posicionamento da entidade é encarado como “radical”. 

“Há a necessidade de um entendimento, uma ponderação. São diversas as categorias que, dentro de protocolos de segurança, continuaram trabalhando durante todo esse tempo. Cabe, neste momento, um esforço coletivo. Não dá para permanecer nesse posicionamento radical”, reclama uma fonte integrante dos debates sob condição d anonimato. 

Dentre as sugestões para o alinhamento com as entidades representativas, foi feita, no âmbito das discussões, uma proposta de manter afastada das salas de aulas os professores e professoras com idades a partir de 55 anos e os que integram grupos de risco da doença.

O Plano Nacional de Vacinação prevê a vacinação dos professores e profissionais da área somente na quarta fase do plano. Conforme explica a mesma fonte, mudar esse critério independe da decisão do Estado da Bahia, pois é necessário que haja autorização do governo federal.

Em entrevista nesta segunda-feira (8) ao programa Bahia Notícias no Ar, Rui destacou que “bom senso tem que prevalecer”. “Não queremos medidas açodadas, vamos ter cuidados, fazer estudos, vamos buscar vacinar”.

ENSINO HÍBRIDO 

Até o momento, os protocolos evidenciam o retorno faseado e amparado por um modelo híbrido, que pode mesclar atividade presencial associada ao virtual ou atividade presencial associada a outros meios de manutenção do ensino, a exemplo de aulas televisionadas. 

Para a rede pública de ensino, onde a intermediação com aulas remotas é apontada no rol das impossibilidades desde o início da pandemia, já foi definido um retorno com um rodízio nas atividades presenciais. Há ainda a probabilidade de os sábados serem integralmente inseridos no calendário semanal. Neste caso, divididos por grupos, os estudantes podem frequentar as aulas presenciais em períodos limitados a três dias semanais - de segunda a quarta e quinta a sábado – associado à eliminação de recessos nos períodos convencionais. 

Em maio de 2020, o Conselho Estadual de Educação da Bahia aprovou a Resolução Nº 37, em que prevê normas complementares e possibilidades pedagógicas em casos de retomada das atividades. “Torna-se viável novos padrões alternativos para ordenamento de aulas e turmas, considerando a possibilidade de sua reconfiguração por períodos, ciclos, grupos não-seriados, rodízios por oficina de estudos planejados para finalidades específicas para aprendizagens, dentre outros padrões”, diz o documento. 

Acrescenta ainda que “o retorno às atividades presenciais devem se pautar, de forma rigorosa, nas observações, indicações e nas normas públicas explicitadas pelas autoridades sanitárias, na instituição do protocolo de procedimentos”.

 

Fonte - Bahia Notícias

Ituaçu: Ex-secretário de prefeitura é procurado por suspeita de estupro contra adolescente

Quarta 10 Fev 2021 - 08h32




Ituaçu: Ex-secretário de prefeitura é procurado por suspeita de estupro contra adolescente

O ex-secretário de obras, transportes e serviços de Ituaçu, no Sudoeste, Valdevan Silva Oliveira Santos, conhecido como Delmax, é procurado pela polícia nesta quarta-feira (10). Valdevan é suspeito de estupro contra uma adolescente de 14 anos. Ao Achei Sudoeste, o delegado titular do município, Joildo Souza dos Humildes, informou que a suspeita é que o crime tenha ocorrido no último domingo (7).

Moradores espalharam fotos do ex-gestor como forma de localizá-lo e imagens também circulam por redes sociais. Ainda segundo o delegado, o ex-secretário teria pressionado a vítima com ameaça de divulgar um vídeo íntimo da adolescente. A garota já fez exame de corpo de delito, e a polícia aguarda o resultado. 

Na segunda-feira (8), Valdevan foi exonerado do cargo pelo prefeito Phellipe Ramonn Gonçalves Brito (PSD).

 

Fonte - Bahia Notícias

Mega-Sena sorteia hoje prêmio acumulado de R$ 7,5 milhões

Quarta 10 Fev 2021 - 08h29




Mega-Sena sorteia hoje prêmio acumulado de R$ 7,5 milhões

A Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira (10) um prêmio acumulado de R$ 7,5 milhões. As seis dezenas do concurso 2.343 será realizado, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário do Tietê, na cidade de São Paulo.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pelo portal Loterias Caixa e aplicativo Loterias Caixa, disponível para usuários das plataformas iOS e Android.

De acordo com a Caixa, caso apenas um apostador leve o prêmio principal e aplique o valor na poupança, receberá R$ 8,6 mil de rendimento no primeiro mês. O valor da aposta simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

 

Fonte - EBC

Sonda dos Emirados Árabes Unidos chega à órbita de Marte

Quarta 10 Fev 2021 - 08h28




Sonda dos Emirados Árabes Unidos chega à órbita de Marte

Os Emirados Árabes Unidos anunciaram que sua primeira missão a Marte chegou ao planeta vermelho e entrou em órbita.

A sonda Hope foi lançada ao espaço em julho de 2020 pelo foguete H2A do Japão, a partir do Centro Espacial de Tanegashima, na região sudoeste do Japão. Os Emirados desenvolveram o equipamento em cooperação com universidades americanas.

Nessa terça-feira (9), cerca de 200 pessoas, incluindo autoridades do governo, juntaram-se em um local especial em Dubai, a maior cidade dos Emirados Árabes, para observar, em uma grande tela, as operações do centro espacial do país.

Pouco depois das 20h, hora local, ouviram-se gritos quando foi anunciado que a nave espacial havia entrado em órbita.

A sonda vai coletar dados sobre a atmosfera de Marte. Esta é a primeira missão de um país do Oriente Médio ao planeta vermelho.

Os Emirados Árabes Unidos promoveram o desenvolvimento urbano utilizando receitas provenientes do petróleo. Agora, o país visa a estimular novas indústrias, desenvolvendo tecnologias relacionadas ao espaço.

 

Fonte - Agência Brasil

LIVRAMENTO: CARDIOLOGISTA DR. ENIO TANAJURA ATENDE DIA 26/02 (SEXTA-FEIRA)

Terça 09 Fev 2021 - 11h57




LIVRAMENTO: CARDIOLOGISTA DR. ENIO TANAJURA ATENDE DIA 26/02 (SEXTA-FEIRA)

O Cardiologista Dr. Enio Tanajura atenderá na sexta-feira, dia 26/12, no IME, no turno matutino, em Livramento de Nossa Senhora. Faça sua consulta com médico especialista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, além de eletro e ecocardiograma. Agende pelo telefone: (77) 99968-1625/(77) 3444-1625.

Morre aos 87 anos o senador José Maranhão, vítima de complicações da Covid-19

Terça 09 Fev 2021 - 09h58




Morre aos 87 anos o senador José Maranhão, vítima de complicações da Covid-19

Morreu na noite desta segunda-feira (8), aos 87 anos, o senador e ex-governador da Paraíba José Maranhão (MDB). Internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, ele foi vítima de complicações da Covid-19. Maranhão era o senador mais velho da atual legislatura e estava internado desde 29 de novembro de 2020.

O quadro clínico do parlamentar piorou nos últimos dias. A assessoria de comunicação do senador divulgou que o corpo dele vai ser trasladado para a Paraíba, para ser velado e sepultado em sua terra natal, Araruna. Oficialmente, o horário da morte foi 21h15, de acordo com o divulgado pela equipe médica do hospital.

José Targino Maranhão nasceu em Araruna, no Agreste paraibano, em 6 de setembro de 1933, filho de Benjamim Gomes Maranhão, ex-prefeito de Araruna, e de Benedita Targino Maranhão (Dona Yayá). Começou a carreira política ainda jovem, com 22 anos, quando, em 1955, assumiu pela primeira vez o cargo de deputado estadual da Paraíba pelo PTB.

 

Fonte - Bahia Notícias