Chuvas voltam a cair na Chapada Diamantina; Bahia segue com previsão de clima úmido

Chove na região da Chapada Diamantina. Nesta quarta-feira (10), relatos de trovoadas em alguns municípios foram enviados ao Jornal da Chapada. E a previsão é de chuva para esta semana em boa parte da Bahia e do nordeste brasileiro. Isso mesmo, de acordo com o Inema, as condições do tempo previstas para esta quinta-feira (11), por exemplo, no Nordeste brasileiro, continuarão sendo influenciadas por um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que favorece a ocorrência de chuvas em grande parte dessa região. Então, é bem provável que nesta quinta, dia de caminhada da Lavagem do Bonfim, em Salvador, os devotos peguem em algum momento do dia um pouco de chuva.

Vale lembrar que, VCAN consiste em um sistema de baixa pressão que se forma em altos níveis (aproximadamente 9.000 m de altitude), cujo núcleo é mais frio que a periferia. Quando esse sistema avança para o continente, atingindo o Nordeste brasileiro, há um aumento da nebulosidade e das chuvas nas localidades sob sua periferia e céu claro nas áreas sob o seu centro. Na Bahia esse sistema irá contribuir para deixar o céu nublado a parcialmente nublado em, praticamente, todo o Estado. Além disso, a alta umidade, somada ao calor típico desta época do ano, auxiliará na ocorrência de chuvas em formas de pancadas, sobretudo no extremo oeste e faixa litorânea entre o período da tarde e início da noite.

Quanto às temperaturas, estas permanecerão elevadas em toda a Bahia, com máximas oscilando entre 34°C e 36°C na faixa centro-norte e oeste. Já na faixa leste, estas máximas deverão atingir os 33°C. Para a cidade de Salvador e região metropolitana, a previsão é de céu com nebulosidade variável e com possibilidade de chuvas fracas e isoladas. As temperaturas na capital baiana deverão variar entre mínimas de 23°C e máximas de 33°C. Na região da Chapada Diamantina, os dias tendem a ser quentes, mesmo com previsão de chuvas de menor intensidade. Essa semana chove bem na região de Andaraí, Mucugê, Ibicoara, Barra da Estiva, Ituaçu e demais cidades da Chapada Sul. Isso acaba contribuindo para a não ocorrência de incêndios florestais.

Jornal da Chapada


Comentários



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário