Polêmica: Prefeito baiano não quer convocar 'forasteiros' aprovados em concurso público
Prefeitura de Cachoeira tem receio de que pessoas “vindas de fora” causem impactos socioeconômicos e tomem as vagas “de quem nasceu no município”.

O prefeito de Cachoeira, Fernando Pereira, o Tato (PSDB), polemizou ao declarar resistência para convocar concursados de outras cidades. Em entrevista no programa de rádio web “Olha a Pititinga”, no dia 17 de agosto, o gestor municipal afirmou que a convocação vai causar impacto socioeconômico para a cidade localizada no Recôncavo baiano. Vai “tomar vaga de quem é de Cachoeira”, alegou, se referindo aos aprovados no concurso público de 2014, oriundos de outras cidades, a exemplo de Salvador, Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos. “[O novo servidor] vem trabalhar aqui, ganhar nosso recurso e gastar fora. Com isso, o dinheiro deixa de circular na cidade”, previu. Ao justificar sua fala, ele disse ser inviável trabalhar como técnico de Enfermagem em Cachoeira, recebendo cerca de R$ 1.100, e ter de se deslocar para o Município, apontando ainda eventuais problemas de atraso.

 

Fonte - VCN


Comentários

Edimilson

"Imagina-se que seja pra ninguém QUE EXERCE CARGO "defender os aprovados" nas redes sociais. O município todo e região informam-se na integra e em tempo real. VEJAM EM: http://www.livramentodenossasenhora.ba.io.org.br/diarioOficial/download/467/1849/0"


JOÃO S. FILHO

"Botamos um Prefeito em Livramento que não tá valendo nada. Se não respeita a Lei e o concurso. Vai respeitar quem? #RESPEITA O CONCURSO"


Alguém

"DECEPÇÃO! O PREFEITO não deve DESOBEDECER A LEI e tem que chamar o povo do concurso. O MP já percebeu a má intenção dele. As pessoas aqui em Livramento já estão com vergonha de ter na cidade um prefeito desse. Em todo lugar na região já se fala mal desse homem. #RESPEITA O CONCURSO. "


Dr. Jonas

"MUITOS PREFEITOS SE ATRAPALHAM COM A Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101, de 04/05/2000) E AOS PRINCÍPIOS DA ADM. PUBLICA. SE NÃO FOR UM GESTOR FLEXÍVEL E MODERNO NO TRATO DA COISA PÚBLICA, SERÁ GESTOR DE UM MANDATO SÓ. ESTÁ NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL EM SEU ART. 37 - II a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração. ENTENDA-SE QUE NÃO TEM "FORASTEIROS" (prefeito de Cachoeira) C.F ART. 37- I os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei."


Alba

"Infelizmente estamos elegendo gestores sem instrução alguma. Isso é ranço de coronelismo, como dito aqui antes. Vivemos numa sociedade de regras, leis, decretos, enfim, temos uma constituição própria e sólida. Gestores como este, que desconhece as leis, infelizmente só traz prejuízo para toda a sociedade. Não se trata de uma questão econômica, Sr. Prefeito, e sim da constituição. Trata-se da alocação eficiente dos recursos humanos. Afinal, colocar em cargos públicos sem concurso público, não atende aos princípios da administração pública. Se informe melhor, Sr. Prefeito."


Alguém

"Cachoeira, é um município baiano, situado as margens do Rio Paraguaçu a 120 Km da Capital. Isso já ganhou repercussão em todo Estado, é também uma forma dos Prefeitos coronelistas aparecerem negativamente na mídia. Existe pedido de afastamento do Prefeito Fernando Antonio da Silva Pereira. Estão descobrindo mais coisas e assim também pode acontecer em Livramento de NSª - Ba. Essas resistências de gestores as vezes são pra tirar o foco e eles ficarem livres para usurparem de outros meios. O famoso (RANÇO DO CORONELISMO). Em Livramento Existe Varias linhas de Resistências aos aprovados no ultimo Concurso, e uma delas é também pelo fato da aprovação regional. Quem fez Parte da acensão do Prefeito ao pleito, chegou a hora de todos irem também às ruas. Eu vou, tu vais e nós vamos a qualquer momento. AGUARDEM! TODOS VERÃO como Livramento ficará mais leve desse maldito RANÇO CORONELISTA."


Dr. Jonas

"Hoje as coisas estão ficando mais transparentes e o nível de conscientização da população aumentou bastante. Aquele velho ditado que dizia: "Em terra de cego quem tem um olho só é Rei" tá em desuso, pois todos têm dois olhos e enxergam as mazelas e tramoias armadas por esses espertalhões que se acham sabidos demais e não passam de uns incompetentes."


Dr jonas

"A verdade é, que estes Prefeitos não gostam de ser reclamados por nada. Se acham donos da razão e imunes da Lei perante a "Coisa Publica". Em Correntina teve um que ficou preso por muito tempo e está com vários bens bloqueados pela justiça, podendo ainda voltar a ser preso. Ele achava isso também. Depois não adianta reclamar. Se os peixes maiores vão os pequenos e médios podem pegar carona também, viu prefeito. Pode acumular seus erros, "a justiça tarda, mas não falha". #RESPEITO AO CONCURSO."


Raimundo

"Prefeito, seja humilde com os aprovados no concurso e com a Lei. Independente de quem vier assumir vagas. HUMILDADE E RESPEITO, TRANSFORMAM O MUNDO."


José

"Nesse pais, agente vê de tudo, só faltava essa, será que esse cidadão já ouviu falar em meritocracia, acho que não, além disso a Lei dá plenos direito aos estrangeiros tomar posse em concurso § 3o As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei. imagine aos brasileiros. Também a constituição assegura que: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País. Como disse minha amiga Alba se informe melhor."


Carlos

"É o que acontece quando a justiça não age, só impera a impunidade, a lei é bem clara, mas não sei o que acontece com a justiça desse pais, porque se deixar de mão eles escancaram mesmo, não estão nem aí, só querem fazer o mundo deles, mas cabe a justiça aplicar a lei em caras com esse prefeito de Cachoeira e Livramento. O povo tem que acordar e não votar em mais ninguém, engraçado agente dá emprego a eles e um concurso que a pessoa tem direito eles querem nos tirar."


Daniel

"Vamos lá Prefeito convocar o pessoal aí. Não vai decepcionar o povo, sabemos que a justiça aqui em Livramento tá exigindo concursados na Prefeitura. O prefeito não pode ir contra isso. Tem muita gente esperando aí. VAMOS LÁ E RESOLVA ISSO."

Deixe seu comentário