Número de postos interditados por fraude na bomba cresce 23% no país
O marcador dessa bomba adulterada exibe uma quantidade de combustível maior do que o efetivamente injetado no tanque do carro.Em muitos casos, foi identificado o uso, pelos fraudadores, de controles remotos para desativar o sistema quando chega afiscalização."As fraudes vêm se aprimorando de forma impressionante", diz o diretor de metrologia e fiscalizaçãodo Ipem-SP, Valmir Ditomaso. Aferição irregular, vício de quantidade ou, no popular, bomba baixa.

Aferição irregular, vício de quantidade ou, no popular, bomba baixa. São os nomes de um esquema de fraudes na venda de combustíveis que tem chamado a atenção das autoridades pela sofisticação e dificuldade no combate.

De acordo com a ANP (Agência Nacional do Petróleo), houve 165 postos interditados por esse motivo em todo o país nos últimos 12 meses terminados em junho, um crescimento de 23% sobre o período anterior.

No Estado de São Paulo, 7% das bombas inspecionadas neste ano, até a última quinta-feira (30), pelo Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) apresentavam o problema, o que corresponde a 4.458 equipamentos reprovados.

A fraude consiste na substituição de componentes da placa eletrônica das bombas. O marcador dessa bomba adulterada exibe uma quantidade de combustível maior do que o efetivamente injetado no tanque do carro.

Em muitos casos, foi identificado o uso, pelos fraudadores, de controles remotos para desativar o sistema quando chega afiscalização.

"As fraudes vêm se aprimorando de forma impressionante", diz o diretor de metrologia e fiscalização do Ipem-SP, Valmir Ditomaso. "Não é uma coisa fácil de identificar. Tivemos que aprender na marra."

Em meados da última década, conta ele, a fraude era feita de forma mecânica, com a instalação de uma válvula que devolvia para o tanque subterrâneo do posto uma parcela do combustível. Hoje, com o apoio de oficinas especializadas em manutenção de bombas, são instalados chips na placa eletrônica.

Os primeiros casos no Estado foram identificados pelo Ipem-SP no início desta década. Ditomaso afirma que a fiscalização já apreendeu bombas com desvio de até 4,5% no medidor -num tanque de 50 litros, isso representa uma perda para o consumidor de 2,5 litros.

"Estamos dando uma atenção maior porque percebemos o crescimento desse tipo de irregularidade nos autos de infração", diz o coordenador do escritório de São Paulo da agência, Francisco Nelson Neves. No primeiro semestre, a fraude da bomba baixa representou 23% das denúncias recebidas pelo órgão regulador no Estado.

O crescimento do problema levou o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia) a propor mudanças nos requisitos técnicos de bombas de combustíveis no país.

A proposta, que já foi a audiência pública, prevê a adoção de mais mecanismos de controle contra fraudes.

 

Fonte - Librepensa 


Comentários



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário