Desembargador José Edivaldo Rotondano é empossado presidente do TRE-BA

O desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano tomou posse, nesta segunda-feira (27/3), no cargo de presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A solenidade ocorreu no auditório do Tribunal baiano e, além de familiares e amigos do novo presidente, participaram diversas autoridades do estado. 

Em discurso emocionado, Rotondano falou de suas expectativas ao assumir o posto máximo do Tribunal. “Não posso negar que o coração transborda de alegria e contentamento. Tenho consciência da responsabilidade que me assola a partir de então. Diante desse novo desafio que me foi imposto, principalmente pelo forte amor que tenho pelo judiciário, sinto-me na obrigação de apresentar minhas principais metas”.

Em relação à gestão, Rotondano disse que pretende consolidar a imagem do TRE-BA e empreender ações que visem melhorar a celeridade e produtividade na prestação jurisdicional, com disponibilização de um serviço de excelência ao cidadão. 

Dentre as propostas estão: antecipação da implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe), que prevê a tramitação de todos os processos por meio virtual; disponibilização do Portal do Magistrado, que reunirá links e matérias relativas às áreas administrativa e jurídica; realização de concurso público já nos próximos meses; além da implementação de transmissão ao vivo das sessões plenárias de julgamento.

Biometria 

Rotondano informou também que vai intensificar os trabalhos acerca do recadastramento biométrico no estado. Em sua fala, o novo presidente destacou a colaboração e parceria com outros órgãos para a ampliação do serviço. 

Na ocasião, Rotondano lembrou que já foram iniciadas tratativas, tanto com o governador Ruy Costa quanto com o prefeito Antônio Carlos Magalhães Neto, para a cessão de pessoal e de espaços adequados para atender os eleitores na capital durante o recadastramento biométrico. De acordo com o novo presidente, a meta é biometrizar, até 31 de janeiro de 2018, três milhões de eleitores. 

Perfil 

Natural de Santa Inês (BA) e filho de José Pereira Rotondano e Lindaura Rocha Rotondano, o desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano formou-se pela Faculdade de Direito de Ilhéus, em 1983 e foi aprovado no concurso para o Ministério Público no ano seguinte, onde ficou por 27 anos, passando pelas comarcas de Casa Nova, São Francisco do Conde, Vitória da Conquista e Camaçari. Foi procurador de Justiça do Estado, atuando nas áreas Criminal e Cível, tendo se destacado por apresentar os projetos Família legal e Paternidade Responsável. 

Obteve, em razão dos trabalhos prestados, título de cidadão em todas as comarcas que passou. Foi empossado no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia no dia 20 de abril de 2013, pelo Quinto Constitucional. Na Corte Eleitoral baiana atua desde 21 de março de 2016, quando também passou a ocupar a vice-presidência do Eleitoral. Desde janeiro deste ano, após o encerramento do biênio do desembargador Mário Alberto Simões Hirs, exercia interinamente o cargo de presidente do TRE-BA.

 

Fonte - TRE-BA


Comentários



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário