Portal Livramento

Portal Livramento

APÓS CHUVAS BARRAGEM LUÍS VIEIRA ATINGE QUASE 20 MILHÕES DE M3

Sexta 08 Jan 2016 - 10h30




APÓS CHUVAS BARRAGEM LUÍS VIEIRA ATINGE QUASE 20 MILHÕES DE M3

O mês de janeiro de 2016 promete ser de muita chuva na região sudoeste da Bahia. Em Livramento de Nossa Senhora, depois de calor intenso nos últimos três meses, a temperatura ficou agradável após as chuvas registradas nos últimos dias, com destaque para a chuva que cai desde a tarde desta última quinta-feira. Segundo o site da Seagri, é esperado em nossa cidade, cerca de 250 mm de chuva até o próximo dia 22/01. A chuva também trouxe boa notícia para os agricultores, a barragem Luis Vieira, em Rio de Contas, está próxima de atingir o volume de 20 milhões de m3. O açude que registrava no último dia 06/01 o volume de 18.359.300 m3 atingiu hoje a marca de 19.760.000 m3, após subir quase 80 cm. 




APÓS CHUVAS BARRAGEM LUÍS VIEIRA ATINGE QUASE 20 MILHÕES DE M3

Conta de luz pode cair cerca de 10% a partir de fevereiro

Sexta 08 Jan 2016 - 10h20




Conta de luz pode cair cerca de 10% a partir de fevereiro

A conta de luz pode ficar cerca de 10% mais barata para os consumidores brasileiros. Segundo a Folha de S. Paulo, previsões da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) indicam que a redução deve acontecer gradualmente ao longo do primeiro semestre de 2016. As usinas termelétricas, que produzem energia mais cara, devem ser desligadas a partir do próximo mês, com exceção das nucleares. Por conta disso, a cor da bandeira tarifária sobre a energia elétrica deve ser alterada de vermelha para verde. Ainda de acordo com a Folha de S. Paulo, a troca anularia um encargo adicional. A bandeira vermelha eleva o custo em R$ 45 por megawatt-hora, valor que é repassado para as usinas térmicas. De acordo com o IBGE, o preço da conta de luz subiu 51,3% entre novembro de 2014 e novembro de 2015.
 
Fonte - Bahia Notícias   
 
 

UFC 197 terá Dos Anjos x McGregor e Holm x Tate

Sexta 08 Jan 2016 - 10h14




UFC 197 terá Dos Anjos x McGregor e Holm x Tate

O falastrão Conor McGregor parece ter conseguido o que queria. O irlandês vai enfrentar Rafael dos Anjos no UFC 197, marcado para o dia 5 de março em Las Vegas. A informação foi divulgada pelo site Bleacher Report e confirmada pelo UOL Esporte.

Após vencer o brasileiro José Aldo em 13 segundos no UFC 194, McGregor vai conseguir subir de peso e disputar o cinturão dos leves contra Dos Anjos. A luta, que estava cotada para ser realizada no Rio de Janeiro, no entanto, foi transferida para os EUA.

Além da disputa pelo título dos leves no masculino, o UFC 197 terá também uma importante luta do feminino. Após nocautear Ronda Rousey em novembro, a americana Holly Holm fará a sua primeira defesa de cinturão no peso galo contra Miesha Tate, número dois da ranking oficial da categoria.
 
A organização do UFC, entretanto, ainda não confirmou qual será o card do UFC 197. Ainda faltariam detalhes a serem acertados para o anúncio oficial das lutas. 
 
Fonte - Uol Esportes

NESTA SEXTA E SÁBADO SUPER MADRUGADÃO ZEMA OFERECE DESCONTO DE ATÉ 70%

Quinta 07 Jan 2016 - 17h06




NESTA SEXTA E SÁBADO SUPER MADRUGADÃO ZEMA OFERECE DESCONTO DE ATÉ 70%

Não compre nada até o Super Madrugadão Zema! Espere até sexta-feira, às 06:00 horas, para você economizar comprando nas lojas Zema em Livramento de Nossa Senhora. São super descontos de até 70% em geladeiras, máquinas de lavar, móveis, eletroportáteis, celulares e muitos outros produtos.




NESTA SEXTA E SÁBADO SUPER MADRUGADÃO ZEMA OFERECE DESCONTO DE ATÉ 70%

Possível ida de Nilo para o PSL trará 'bastante musculatura', avalia Leal

Quinta 07 Jan 2016 - 09h12




Possível ida de Nilo para o PSL trará 'bastante musculatura', avalia Leal

A possível migração do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Marcelo Nilo (PDT), para o PSL – a alternativa, de acordo com o próprio parlamentar, poderia ser também o PSD - é avaliada como um incremento na força do partido dentro do Estado. “[Trará] Bastante musculatura. A posição, indiferente do partido que ele for, é de ganhar musculatura ainda mais no âmbito do estado. O partido se torna grande. A ida de Marcelo Nilo fortalece qualquer partido para onde ele for. Ele é uma liderança forte no estado, o deputado mais bem votado, presidente da Casa há 10 anos, tem um grupo muito grande de prefeitos e vários deputados estaduais engajados nesse projeto de crescimento no estado da Bahia”, avalia o deputado Nelson Leal, representante da legenda na Casa. Na AL-BA, o partido também deve aumentar de tamanho: segundo Nilo, em torno de sete deputados devem segui-lo na sua mudança, caso o escolhido seja o PSL. “O que se coloca é que as pessoas mais próximas, ligadas a ele, também podem vir. Obviamente, o presidente Antônio Olívio e todo o partido estão à disposição de qualquer que sejam os deputados que queiram vir, vão ser muito bem recebidos, de braços abertos”. Para Leal, a definição do destino de Nilo depende de duas variáveis: ou a liberação de sua saída por parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou a abertura da janela partidária criada com a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que promoveu a minirreforma política, votada no início de dezembro no Senado, após passar pela Câmara dos Deputados. 

 

Fonte - Bahia Notícias

LIVRAMENTO: CHUVA ANIMA A CAPITAL DA MANGA

Quarta 06 Jan 2016 - 17h04




LIVRAMENTO: CHUVA ANIMA A CAPITAL DA MANGA

A chuva que cai nesta quarta-feira, 06/01/2016, em Livramento de Nossa Senhora anima a população e o produtor rural, que tem esperança que 2016 seja um ano melhor que o de 2015. Confira as fotos, de alguns pontos, que contemplam a bela chuva.




LIVRAMENTO: CHUVA ANIMA A CAPITAL DA MANGA

LIVRAMENTO: ALTAS TEMPERATURAS COMPROMETEM PRODUÇÃO DE MANGA EM 2016

Quarta 06 Jan 2016 - 12h21




LIVRAMENTO: ALTAS TEMPERATURAS COMPROMETEM PRODUÇÃO DE MANGA EM 2016

Desde o mês de outubro de 2015, altas temperaturas (cerca de 40ºC) e baixa umidade relativa do ar (cerca de 20%) são registradas no município de Livramento de Nossa Senhora. A fruticultura, com destaque para o plantio da manga, constitui a principal atividade econômica local, contudo, desde o ano de 2011 sofre com escassez de água, que motivou perda de plantas e de produção na ordem de 40%, em 2011, 60% em 2012, 90% em 2013, 87% em 2014 e 85% em 2015. Agora, devido ao forte calor dos últimos meses, os produtores de manga enfrentam outra dificuldade, denominada "manguita", ou seja, o fruto não desenvolve (não tem caroço), o que provocou forte queda na produção de manga para o primeiro semestre de 2016. O fruticultor Gutemberg Carneiro, informou ao Portal Livramento, que o plantio de manga requer temperatura em torno de 25ºC, aceitando variação térmica de 10ºC para mais ou para menos, mas, devido à "manguita" estima que 80% de sua produção de 2016 foi comprometida. No perímetro irrigado a situação não é diferente, segundo o presidente da ADIB, Rosivaldo Romão, produtores estimam perdas superiores a 50%. A esperança dos produtores é que a chuva continue a cair no mês de janeiro, uma vez que o açúde Luis Vieira possui apenas 18.359.300 m3 de água, o que garante 12 horas de irrigação, uma vez por semana, até o final de fevereiro de 2016. Romão ressalta, que além da chuva, é necessário investimento público para dar maior eficiência à captação e distribuição de água aos produtores. 

HOJE É DIA DE REIS; CONHEÇA A HISTÓRIA E SUA TRADIÇÃO NO BRASIL

Quarta 06 Jan 2016 - 12h16




HOJE É DIA DE REIS; CONHEÇA A HISTÓRIA E SUA TRADIÇÃO NO BRASIL

A tradição da Folia de Reis está ligada aos relatos bíblicos, no evangelho de São Mateus, de que após o nascimento de Jesus, em Jerusalém, três magos vieram do Oriente, guiados por uma estrela, visitar o recém-nascido "Rei dos Judeus". A ele, entregaram como presentes ouro (que simboliza a realeza), incenso (a divindade) e mirra (paixão de Cristo). Seus nomes seriam Gaspar, Belchior e Baltazar - esses mencionados pela história a partir do século VIII. Segundo a tradição, um era negro, o outro branco e o terceiro moreno, representando toda a humanidade. Detalhe: na época só se conhecia três continentes, se fosse nos dias atuais poderiam ser cinco reis magos representando cada continente, no caso África, Ásia, América, Europa e Oceania. Essa visita, segundo a tradição cristã, teria acontecido no dia 6 de janeiro. A crença nos Reis Magos foi trazida desde os primórdios do descobrimento do Brasil, os encontros eram regados de comida, bebida, dança e orações cantadas em várias vozes.

A Folia de Santo Reis é uma das festas culturais mais ricas do folclore brasileiro, acontece entre primeiro e seis de janeiro, quando as chamadas "companhias" vão de casa em casa cantar os seus versos acompanhados de violas, violões, sanfonas, pandeiros, triângulos, caixas e instrumentos de corda. O embaixador da companhia é responsável pela organização geral e pela bandeira. É ele quem cria, como um repentista, os versos principais, de acordo com a profecia, ou seja, de acordo com as passagens da viagem dos três reis magos até Belém, a história de Maria e São José e o nascimento do menino Jesus. A tradição, os versos só podem ser cantados na casa da pessoa, que deve ter uma imagem do menino Jesus na manjedoura ou um presépio, porém não é dado como regra.Os grupos de Folia de Reis quase sempre são formados por devotos dos Santos Reis. Segundo historiadores, cada folia tem a sua tradição, de acordo com a região, com os ensinamentos passados de geração para geração.

Os foliões de Reis utilizam vários instrumentos musicais. Em geral os personagens são o embaixador ou mestre (aquele que puxa a cantoria), o contra-mestre, a bandeireira (que carrega o estandarte), o apontador de prendas, os "bastião" (conhecidos por palhaços, representam os espias de Herodes e sempre carregam uma espada ou facão de madeira, para defender a bandeira), e os foliões divididos por vozes e instrumentos. As violas e violões são enfeitados com fitas coloridas, cada uma com um simbolismo. A bandeira, de pano comum, de cores variadas, também é enfeitada com flores de papel crepom e fitas coloridas. Nela está a imagem dos Três Reis Magos e de Nossa Senhora com São José. É costume da população amarrar fitas na bandeira como sinal de devoção ou de cumprimento de promessa. 

Aqueles que recebem a visita do Reisado em suas casas (representando a visita dos Reis Magos a Jesus) devem oferecer alguma comida a seus integrantes, que agradecem ao hospedeiro e seguem para o próximo destino.

 

Fonte - Viola Show 

Contribuintes têm até 5 de fevereiro para pagar IPVA com 10% de desconto

Quarta 06 Jan 2016 - 11h57




Contribuintes têm até 5 de fevereiro para pagar IPVA com 10% de desconto

Os motoristas baianos têm até o dia 5 de fevereiro para aproveitar o desconto de 10% no pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) de 2016. De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba), para fazer jus ao desconto, o pagamento deve ser feito em cota única.

No site da Sefaz-Ba (www.sefaz.ba.gov.br), os valores podem ser consultados no canal Inspetoria Eletrônica=>IPVA=>Base de Cálculo dos Veículos Automotores. A Sefaz-Ba ressalta que não encaminha boleto de pagamento do IPVA para os contribuintes. Para efetuar o pagamento, o proprietário de veículo deve dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com o número do Renavam.

O pagamento é integrado: é necessário quitar ainda a taxa de licenciamento e eventuais multas relacionadas ao Renavan informado. Em caso de dúvida, o contribuinte pode entrar em contato com o call center da Sefaz, pelo 0800 071 0071.

Outras opções de pagamento

Além do desconto de 10% no IPVA para quitação em cota única até 5 de fevereiro de 2016, existe ainda a opção de pagar com 5% de abatimento. Para isso, é só quitar o valor integral do imposto no dia do vencimento da primeira cota, data que varia de acordo com o número final da placa do veículo.

Os proprietários de veículos podem optar também por parcelar o imposto em três vezes, observando o vencimento da primeira cota na tabela, de acordo com o número final da placa do automóvel.

Os débitos referentes à taxa de licenciamento e a multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da terceira parcela, e os débitos anteriores do IPVA também podem ser divididos em três vezes, juntamente com o IPVA 2016. Vale ressaltar que o proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento em três vezes.

As datas de quitação das cotas e placas podem ser conferidas no calendário do IPVA 2016, disponível no site da Sefaz-Ba (www.sefaz.ba.gov.br => Inspetoria Eletrônica => IPVA => Calendário).

A Sefaz-Ba ressalta que não encaminha boleto de pagamento do IPVA para os contribuintes. Dúvidas podem ser esclarecidas com o call center da Secretaria, pelo 0800 071 0071.

 

Fonte - Sefaz - BA

ABAÍRA: VOCÊ NÃO PODE PERDER A FESTA TRADICIONAL DE CATOLÉS 2016!

Quarta 06 Jan 2016 - 09h24




ABAÍRA: VOCÊ NÃO PODE PERDER A FESTA TRADICIONAL DE CATOLÉS 2016!

Neste sábado e domingo, 09 e 10/01/2016, no distrito de Catolés, na cidade de Abaíra-Bahia, acontecerá a Tradicional Festa de Catolés 2016, com realização da Prefeitura de Abaíra. As atrações do evento no sábado (09) será Banda Temporal, Water Moreno & Forró Kabaré de Luxo e Trio Chapada, já no domingo (10), a festa fica por conta do cantor Byluzinho e Banda Mariscada Baiana. Você não pode ficar de fora dessa folia! 

Contran regulamenta regras para habilitação de condutores de ‘cinquentinhas’

Quarta 06 Jan 2016 - 09h12




Contran regulamenta regras para habilitação de condutores de ‘cinquentinhas’

Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada no dia 18 de dezembro, definiu as normas para a formação de condutores dos veículos ciclomotores com até 50cc, conhecidos como “cinquentinhas”. Segundo o documento, para obter a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC), o motorista terá que realizar curso teórico de 20 horas/aula e curso prático de 10 horas/aula, com uma avaliação teórica contendo 15 questões. O aluno deverá ter um aproveitamento mínimo de 60% para aprovação. Já os exames práticos seguirão os mesmos requisitos daqueles exigidos à categoria “A”. A resolução determina, ainda, que os condutores terão até 29 de fevereiro de 2016 para obterem a habilitação correspondente ao veículo. Já os Centros de Formação de Condutores (CFCs) terão prazo de 180 dias para adquirirem ciclomotores para as aulas práticas.

 

Fonte - Bahia Notícias

GRAER REALIZA TRANSPORTE AEROMÉDICO DE PACIENTE COM TUMOR CEREBRAL

Quarta 06 Jan 2016 - 08h09




GRAER REALIZA TRANSPORTE AEROMÉDICO DE PACIENTE COM TUMOR CEREBRAL

O ano de 2016 começou com a renovação da esperança de Luidemar Alves, 43 anos, morador da zona rural do município de Abaíra, que fica a 592 km da Capital. Ele foi diagnosticado com um tumor cerebral e a necessidade de realizar exames que somente hospitais de referência possuem, além do atendimento por um médico especialista era premente.
Os preparativos para a decolagem da tripulação do Guardião 08 começaram ainda na madrugada da sexta-feira (01), logo após a solicitação da Central Estadual de Regulação. Um médico do SAMU e uma enfermeira atuaram no transporte.
Por volta das 10h, o Guardião 08 decolou com destino a Piatã, município que fica a 25 km de Abaíra, onde possui pista de pouso para a aeronave.
Na chegada, a comoção da população era grande e a esperança infinita. Após o embarque do paciente, o Guardião 08 decolou imediatamente de retorno a Salvador, onde uma equipe do SAMU o aguardava com uma ambulância para seu transporte via terrestre.

 

Fonte - GRAER




GRAER REALIZA TRANSPORTE AEROMÉDICO DE PACIENTE COM TUMOR CEREBRAL

Principal meta de brasileiros para 2016 é ‘sair do vermelho’, aponta pesquisa

Terça 05 Jan 2016 - 19h55




Principal meta de brasileiros para 2016 é ‘sair do vermelho’, aponta pesquisa

A principal resolução dos brasileiros para 2016 não é emagrecer ou arranjar um novo amor, mas conseguir “sair do vermelho”, aponta pesquisa divulgada nesta terça-feira (5) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). De acordo com o levantamento, quitar as dívidas é o projeto de 36,8% dos consumidores para este ano. Em seguir vem fazer atividade física (34,3%), comprar e/ou trocar de carro (27,6%), perder peso (27,5%), reformar a casa (27,3%) e ter mais tempo para aproveitar a vida (26,4%). Entre as ações para conseguir atingir a meta, estão organizar as contas da cada e evitar o uso do cartão de crédito. O estudo também aponta não pagar as dívidas como principal temor dos brasileiros. A preocupação com o endividamento preocupa 56,9% das pessoas ouvidas. Logo após vem o temor com eventuais problemas de saúde (54,6%), a possibilidade de ser vítima de violência (35,2%) e medo de perder o emprego (25,7%).

 

Fonte - Bahia Notícias