Portal Livramento

Portal Livramento

Local de prova do Enem 2015 já está disponível para consulta

Sábado 03 Out 2015 - 12h04




Local de prova do Enem 2015 já está disponível para consulta

Os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem conferir o cartão de confirmação da participação no exame deste ano. O documento foi disponibilizado na sexta-feira (2) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e, neste ano, não será enviado pelos Correios, tendo que ser acessado pelos participantes na internet, através do site do Enem. O presidente do Inep, Francisco Soares, informou que uma das motivações para a mudança é o custo de produção gráfica e distribuição dos cartões. Segundo ele, serão economizados R$ 16,5 milhões. “Outra motivação é uma mudança no perfil dos candidatos que estão muito mais familiarizados com a internet, com o uso da máquina, portanto não prejudica ninguém. Juntou-se, então, a necessidade financeira à oportunidade de mudança de perfil dos candidatos”, afirmou. Para ter acesso ao cartão, o participante deverá informar o número do CPF e a senha. A senha é a mesma criada no momento da inscrição, mas, caso tenha esquecido, ela poderá ser recuperada por e-mail ou mensagem SMS no celular. Além do local de prova, o documento contém número de inscrição, data e horário das provas, opção de língua estrangeira, entre outras especificações. Segundo Soares, o cartão poderá ser salvo em formato PDF, mas a recomendação é de que ele seja impresso e levado para o local da prova. Se o estudante tiver tempo, ele deve visitar o local de prova. É um momento importante na vida do candidato e quanto menos atropelo tiver, melhor”, aconselhou o presidente do Inep.

 

Fonte - Bahia Notícias 

LIVRAMENTO: WESLEY SAFADÃO É ANUNCIADO COMO UMA DAS ATRAÇÕES DO FORRÓ DO MARACUBOM 2016.

Sábado 03 Out 2015 - 11h01




LIVRAMENTO: WESLEY SAFADÃO É ANUNCIADO COMO UMA DAS ATRAÇÕES DO FORRÓ DO MARACUBOM 2016.

A promotora de eventos, Janete Meira, anunciou o cantor  cearense Wesley Safadão, que deverá se apresentar pela primeira vez, em Livramento de Nossa Senhora, em 2016, como a principal atração do Forró do Maracubom.  A divulgação oficial já consta no cartaz do evento, mas a divulgação da data da festa ainda não foi revelada pela organização.

Bahia vai às urnas para escolha de novos conselheiros tutelares neste domingo

Sábado 03 Out 2015 - 10h51




Bahia vai às urnas para escolha de novos conselheiros tutelares neste domingo

Todos os municípios do estado, menos Salvador, vão escolher os novos conselheiros tutelares neste domingo (4). O órgão tem por missão proteger crianças e adolescente vítimas de violência. Em todo país será a primeira vez que as eleições ocorrerão no mesmo dia. Apenas na capital baiana, a votação vai ocorrer em outra data, ainda a ser definida, por conta de irregularidades encontradas pelo Ministério Público do Estado (MP-BA). Para votar, é preciso estar com o título de eleitor regular e apresentar documento com foto, além de comprovante de residência. Os locais de votação são informados pelos municípios que ficam responsáveis ainda pela condução do processo. Em todos os lugares, uma comissão especial foi criada, e junto com o conselho de direitos da criança e do adolescente, faz a gestão do pleito, fiscalizado pelo Ministério Público. Osite do MP traz as informações sobre a votação em algumas cidades como Iramaia, Amélia Rodrigues, Aracatu, Malhada de Pedras, Tremedal e Vitória da Conquista. De acordo com a promotora Márcia Guedes, a escolha dos conselheiros é um dos processos mais democráticos, pelo fato de o eleitor não ser obrigado a votar. "Talvez seja o mais democrático entre os processos que temos no país", disse ao BN. 

 

Fonte - Bahia Notícias 

Dilma anuncia corte de 8 ministérios e Wagner é confirmado na Casa Civil; confira reforma

Sábado 03 Out 2015 - 08h10




Dilma anuncia corte de 8 ministérios e Wagner é confirmado na Casa Civil; confira reforma

A presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou, oficialmente, a nova configuração da Esplanada dos Ministérios nesta sexta-feira (2). A reforma ministerial foi explicada durante declaração feita do Salão Leste do Palácio do Planalto e ela não respondeu a perguntas da imprensa. O anúncio estava previsto para a última semana, mas impasses entre os líderes do PMDB e a bancada da legenda no Congresso adiaram a conclusão das negociações. A intenção do governo federal é reduzir até R$ 200 milhões em gastos da União com o corte dos ministérios e de cargos comissionados. Os detalhes da economia, contudo, só serão apresentados na próxima semana pelo ministro do Planejamento, Nelson Barbosa. Entre as mudanças especuladas, foram confirmadas, a ida do ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, para a Casa Civil. Arthur Chioro (Saúde) e Renato Janine Ribeiro (Educação) deixaram o primeiro escalão, e Pepe Vargas (Direitos Humanos) comunicou na semana passada que retomará seu mandato na Câmara dos Deputados. Os ministérios de Direitos Humanos, Mulheres e Igualdade Racial foram fundidos na pasta Cidadania, e a Secretaria de Governo vai englobar Relações Institucionais e Secretaria Geral da Presidência. 

 

Fonte - Bahia Notícias 

OAB-BA divulga lista sêxtupla a vaga de desembargador

Sexta 02 Out 2015 - 19h57




OAB-BA divulga lista sêxtupla a vaga de desembargador

A seccional baiana da Ordem de Advogados do Brasil divulgou na noite desta sexta-feira (30) a lista sêxtupla dos concorrentes à vaga de desembargador, escolhida nesta quarta-feira (30) em consulta direta à categoria. Compõem a lista Lia Barroso (3358 votos), Custódio Lacerda Brito (2117 votos), Sérgio Nogueira Reis (1750 votos), Sérgio Cafezeiro (1699 votos), César Eneias Martins Machado (945 votos) e Kleber Santos Andrade (779 votos). A vaga de desembargador é reservada à advocacia pelo quinto constitucional. Quem vencer o processo de escolha deverá ocupar assento na Câmara Especial do Extremo Oeste Baiano. A lista sêxtupla segue para o Tribunal de Justiça, que elabora lista tríplice que é encaminhada ao governador Rui Costa para a definição final. A consulta à classe de advogados foi um compromisso assumido pela atual gestão da OAB-BA – durante 10 anos, o Conselho Seccional elaborava a lista. A primeira consulta ocorreu em 4 de junho de 2013 e a segunda em 8 de abril de 2014. Apesar de só haver seis candidaturas homologadas para as seis vagas, o Conselho Pleno da OAB-BA decidiu manter a votação para que a classe demonstrasse suas preferências pela ordem de votação.

 

Fonte - Bahia Notícias 

ASAMIL marca presença em Feira da Agricultura Familiar no Festival da Cachaça de Abaíra

Sexta 02 Out 2015 - 12h40




ASAMIL marca presença em Feira da Agricultura Familiar no Festival da Cachaça de Abaíra

Nos dias 17, 18 e 19 de setembro a ASAMIL participou da III Feira da Agricultura Familiar que aconteceu em conjunto com o XV Festival da Cachaça de Abaíra, na Chapada Diamantina, Bahia.

A abertura do Festival e da Feira aconteceu na manhã do dia 17, na sede da Cooperativa dos Produtores de Cana e Seus Derivados da Micro Região de Abaíra (COOPAMA) e contou com a presença de autoridades locais.

Os presentes puderam acompanhar uma palestra que tratou de temas relacionados à cultura da cana de açúcar e seus co-produtos ministrada por Nelson Luz Pereira; houve também uma palestra sobre Indicação Geográfica ministrada em conjunto pelo Presidente da COOPAMA, Sr. Evaristo Carneiro de Souza e pelo Dr. Felipe Tória, assessor jurídico da COOPAMA.

Na oportunidade, a ASAMIL levou cinco agricultores familiares do município de Érico Cardoso atendidos pela Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) da entidade para assistir às palestras e expor e comercializar seus produtos no espaço dedicado à Feira que aconteceu na praça central de Abaíra.

Ao longo do evento houve apresentações culturais, uma missa em homenagem aos agricultores, desfile de carros de boi, refeições servidas pelo grupo de Mulheres Empreendedoras de Abaíra e sorteio de prêmios oferecidos pelo comércio local e pela ASAMIL aos visitantes.




ASAMIL marca presença em Feira da Agricultura Familiar no Festival da Cachaça de Abaíra

LIVRAMENTO: MARACUBOM ACONTECE DIAS 25 E 26 DE DEZEMBRO

Sexta 02 Out 2015 - 09h41




LIVRAMENTO: MARACUBOM ACONTECE DIAS 25 E 26 DE DEZEMBRO

Acontece neste ano, dias 25 e 26 de dezembro, em Livramento de Nossa Senhora, uma das maiores festas do Sudoeste Baiano, o Maracubom, com produção de Janete Meira e como atração principal o cantor Bell Marques, ex-integrante da banda Chiclete com Banana. Os ingressos para pista e camarote já estão sendo vendidos, antecipe e adquira logo o seu. 

Celulares na Bahia, Minas e Sergipe ganham 9º dígito no dia 11

Sexta 02 Out 2015 - 08h42




Celulares na Bahia, Minas e Sergipe ganham 9º dígito no dia 11

Os celulares da Bahia (DDDs 71, 73, 74, 75, 77), Minas Gerais (DDDs 31, 32, 33, 34, 35, 37 e 38) e Sergipe (DDD 79) terão que incluir o nono dígito a partir do dia 11 de outubro, por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para atender a demanda por telefonia móvel. Com o número 9 à frente dos números dos celulares permite mais combinações às operadoras, o que permite receber novos consumidores do serviço. O primeiro estado a adotar o nono dígito foi São Paulo, em 2012. Até outubro deste ano, 14 estados já passaram pela mudança. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, o objetivo da Anatel é modificar os números de todos os estados gradualmente até dezembro do próximo ano, mas ainda não há um cronograma definido para o fim do processo.

 

Fonte - Bahia Notícias 

Bancários recusam proposta, e greve começa na terça; é o 13º ano seguido

Sexta 02 Out 2015 - 08h30




Bancários recusam proposta, e greve começa na terça; é o 13º ano seguido

Os bancários recusaram a proposta de reajuste salarial apresentada pelos bancos e devem entrar em greve, por tempo indeterminado, a partir de terça-feira (6). Será o 13º ano seguido de paralisação da categoria. 

A greve já tinha sido recomendada pelo Comando Nacional dos Bancários na sexta-feira passada (25) e foi confirmada nesta quinta-feira (1º), em assembleia dos sindicatos de vários Estados e regiões. Os trabalhadores farão novas assembleias na próxima segunda-feira (5) para organizar o movimento. 

A paralisação foi confirmada pelos trabalhadores de ao menos 13 Estados e 8 capitais, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e Porto Alegre.

 

Fonte - Economia UOL 

GÁS DE COZINHA É NA CHAMA GÁS

Quinta 01 Out 2015 - 16h47




GÁS DE COZINHA É NA CHAMA GÁS

Compre seu botijão de gás de cozinha na Chama Gás, localizada na Praça Bom Jesus do Taquari, em Livramento de Nossa Senhora, ou adquira pelo telefone (77) 9988-6528(vivo) e (77) 9196-5517(tim).

Chama Gás, é mais qualidade para sua cozinha, garantida pela Liquigás. 




GÁS DE COZINHA É NA CHAMA GÁS

Quinta 01 Out 2015 - 14h53




SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONTINUA AS VISITAS EM ESCOLAS

Quinta 01 Out 2015 - 14h33




SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONTINUA AS VISITAS EM ESCOLAS

Secretário de Educação continuando à série de visitas que vem fazendo as escolas municipais do município de Livramento de Nossa Senhora, o senhor Sebastião Fernandes, reuniu-se, no final da tarde dessa segunda-feira, 28/09, com a direção, corpo administrativo e professores do Grupo Escolar D. Pedro II, no bairro Taquari, para falar sobre a situação do ensino no país, e especificamente sobre Livramento, buscando refletir acerca dos problemas causadores de tal situação, que é realmente preocupante.

De forma bastante reflexiva e bem-humorada o secretário fez uma retrospectiva da trajetória educacional nos últimos 20/30 anos, colocando-se no papel de educador nesse período, comparando as condições oferecidas no passado e na atualidade, colocando para os presentes o  seguinte questionamento: “Se os recursos tecnológicos estão presentes, os professores muito mais capacitados, merenda, transporte... Por que o ensino na contemporaneidade está cada vez mais deficitário, em estado caótico, muitas vezes, chegando ao ponto de “Não dá mais para ser professor” dada tamanha a indisciplina e a violência dentro das escolas.?” E em consonância com todos os educandos conclui: “FALTA DE FAMÍLIA”, O ACOMPANHAMENTO FAMILIAR QUE NO PASSADO acontecia de modo contundente, hoje praticamente já não existe mais”.

Falou também sobre a necessidade do trabalho em equipe, unidos em um único propósito: uma educação de qualidade. Segundo o secretário, a secretaria de Educação se coloca como PARCEIRA de todos os profissionais da educação e reitera a intenção de realizar um trabalho ético e justo, onde a única política presente será a POLÍTICA EDUCACIONAL. Reafirmou ainda que a prioridade daquela secretaria em sua gestão é para o “bom profissional”, aquele comprometido com uma educação de qualidade. Se colocou à disposição para receber sugestões e críticas construtivas, dizendo que este é o modo mais democrático e eficiente para a construção de um trabalho que venha produzir bons frutos para a sociedade.

Ao concluir a primeira parte da reunião, recebeu por parte de alguns professores questionamentos, sugestões e por fim solicitação de material didático, necessários para a melhoria e o bom andamento dos trabalhos, onde este prestou alguns esclarecimentos e deixou o compromisso de empenhar todos os seus esforços para atender as solicitações recebidas. Para encerrar sua fala salientou a importância dos três pilares na educação: ESCOLA, FAMÍLIA E SOCIEDADE, formando assim cidadãos conscientes. 




SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONTINUA AS VISITAS EM ESCOLAS

Postos de combustíveis já repassam aumento da gasolina ao consumidor

Quinta 01 Out 2015 - 11h04




Postos de combustíveis já repassam aumento da gasolina ao consumidor

O reajuste do preço da gasolina e do diesel para as distribuidoras foi anunciado pela Petrobras na noite desta terça-feira (29) e, menos de 24 horas depois, os postos já começavam a aumentar o preço dos combustíveis.Na manhã desta quarta-feira (30), o presidente do sindicato dos donos de postos de São Paulo (Sincopetro), José Alberto Gouveia, havia dito que o repasse era certo e que deveria ser feito até o final desta semana.

"O revendedor vai ter que repassar [o aumento] porque não tem gordura. Até sexta, com certeza. Não vai ter como segurar. Para o dono do posto, o aumento do custo do combustível vai ser de R$ 0,17 [por litro]. Se o dono não quiser aumentar mais, no mínimo vai ter que repassar o custo", afirmou Gouveia.Nesta terça-feira, a petroleira anunciou reajustes nos preços de venda da gasolina e do diesel nas refinarias a partir da 0h desta quarta. O aumento para a gasolina é de 6% e para o diesel, de 4%.

O aumento vem em um momento de crise,  em que a estatal tem de lidar com uma dívida crescente, com a queda dos preços do petróleo e com denúncias de corrupção.

Embora os preços internacionais tenham caído dramaticamente, o enfraquecimento do real contra o dólar neste ano significa que os preços na bomba no Brasil permanecem baixos, segundo a agência Reuters.

O aumento deve dar maior impulso à já elevada inflação do Brasil. O reajuste deve ter impacto direto de cerca de 0,20 ponto percentual no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) já no mês de outubro, segundo analistas ouvidos pelo G1.

Apesar do elemento adicional de pressão na inflação, a avaliação dos economistas é que o indice continuará abaixo do patamar de 10% e tende a iniciar 2016 com maiores chances de retorno para patamares abaixo do teto da meta do Banco Central, de 6,5%

 

Fonte - G1

TORCIDA ORGANIZADA DO PALMEIRAS REUNIU-SE, MAIS UMA VEZ, NO BAR DE TONY LANCHES

Quinta 01 Out 2015 - 09h02




TORCIDA ORGANIZADA DO PALMEIRAS REUNIU-SE, MAIS UMA VEZ, NO BAR DE TONY LANCHES

A torcida organizada do Palmeiras em Livramento de Nossa Senhora, denominada Forza Verde Livras, reuniu-se, ontem, dia 30/09/2015, para mais uma vez prestigiar seu time pelo Copa do Brasil, onde o Palmeiras eliminou o Internacional, pelo placar de 3x2, garantindo vaga na semifinal do campeonato. Com faixas e bandeiras o grupo reuniu-se no Bar de Tony Lanches. Com muitos integrantes, a torcida organizada acompanha todos os jogos do Palmeiras, com muita alegria e entusiasmo, inclusive, ao som de fogos. 

Paróquias de Livramento, Taquari, Dom Basílio e Rio de Contas se preparam para realizar o DNJ (Dia Nacional da Juventude) em 1º de novembro de 2015

Quarta 30 Set 2015 - 16h52




Paróquias de Livramento, Taquari, Dom Basílio e Rio de Contas se preparam para realizar o DNJ (Dia Nacional da Juventude) em 1º de novembro de 2015

Mais uma vez as paróquias de Livramento de Nossa Senhora se preparam para celebrar o DNJ (Dia Nacional da Juventude). Refletindo sobre o tema “Juventude Construindo uma nova Sociedade”, convida a todos para animar, incentivar os jovens das paróquias de Nossa Senhora do Livramento; Bom Jesus do Taquarí; São João Batista de Dom Basílio; e Santíssimo Sacramento de Rio de Contas e comunidades a participarem deste grande encontro, dia 01 de Novembro, com inicio na Igreja Catedral as 8:00h. Procure as Secretarias paroquias para realizar sua inscrição.