Grupo FRJ entrevista pré-candidato Gerardo Júnior: “Não estou em cima do muro. Sou candidato a prefeito ou a vice”, garante

Gerardo Júnior será mesmo o cabeça de chapa apoiada por Paulo Azevedo? Ou será o seu vice novamente? Essas e outras perguntas picantes foram feitas de forma enfática ao dentista Gerardo Júnior (PT) pelos membros do Grupo Força Revolucionária Jovem (FRJ) no terceiro encontro com os pré-candidatos a prefeito em uma proposta inovadora de sabatiná-los para conhecer o perfil de cada um, reafirmar compromissos, propostas e projetos para o município de Livramento de Nossa Senhora. 
Durante quase três horas de entrevista que aconteceu na noite de sexta-feira (23) em uma residência de um dos membros, Gerardo Júnior foi questionado pelo grupo, respondendo todas as perguntas com muita coerência, demonstrando não se incomodar com o ímpeto e a provocação dos jovens revolucionários.
Afirmou que é mesmo pré-candidato a prefeito independente do apoio do atual gestor Paulo Azevedo, abrindo mão para ser vice apenas na chapa de Ricardo Ribeiro (Ricardinho), se acaso nas pesquisas apresentar menos intenção de votos que este. Garantiu que caso o prefeito mantenha a intenção de disputar a reeleição, não irá apoiá-lo, assumindo candidatura própria. Isto derruba de uma vez a especulação de Gerardo Júnior compor uma chapa futura com o próprio Paulo Azevedo ou Emerson Leal.
Perguntado por que ao romper com o prefeito Paulo Azevedo lhe fez duras críticas à sua gestão e agora os dois se unem novamente com a possibilidade de ser o candidato à sucessão pela situação, o que teria mudado nesta relação de conflitos, Gerardo Júnior desconversou, afirmando que todo apoio é bem vindo, lembrando que também o prefeito apoia o outro pré-candidato Ricardo Ribeiro. “Todos querem o apoio do atual gestor. Até mesmo Emerson Leal jamais dispensaria. A política tem disso, faz parte”, disse.
Na sabatina ele desmente que estaria sofrendo pressão do governo do estado para compor com o grupo político de Emerson Leal, e admite uma provável aliança apenas do PT com o REDE, na qual estaria disposto em ser candidato a vice sem nenhum ressentimento. E assegura que não há nenhuma possibilidade do PT em nível municipal compor aliança com os partidos da base do próprio governo Rui Costa, no caso o PSL, de Emerson Leal, e o PSD de Mário Spínola.
Questionado sobre o que fazer com a UPA devido ao alto custo de manutenção, como equipamentos de alta complexidade, profissionais médicos e enfermeiros, caso ele seja o próximo gestor, Gerardo Júnior disse que teria que buscar a formação de um consórcio regional com municípios vizinhos, uma vez que a unidade de pronto atendimento não teria como funcionar somente com os recursos repassados pelos governos federal e estadual, obrigatoriamente mantenedores da atenção básica e de alta complexidade conforme é assegurado na Constituição. Tergiversou sobre a prometida construção de uma UTI para o Hospital Municipal e também uma unidade hospitalar no distrito de Iguatemi, promessas de campanha de Paulo Azevedo em 2012, as quais não foram cumpridas. 
Disse que quem prometeu foi o prefeito, não ele. Como não participou da gestão por ter rompido logo após a posse, enfatiza não teve como ajudar para forçar o cumprimento desta promessa de campanha. Enfatizou que na verdade, quem participou de quase toda a gestão de Paulo Azevedo foi o grupo político de Emerson Leal que obteve a maioria dos cargos na administração municipal, por isso, este é um questionamento que deveria ser feito diretamente ao ex-prefeito.
Sobre Educação, revelou que o futuro tem embasado como pilar a educação. Apesar de diferente de antigamente, o ensino público deve merecer total prioridade de todos os governantes. Todavia, alguns projetos importantes desenvolvidos no passado serviriam como exemplo, por isso devem ser retomados. Citou alguns que ele considera de impacto muito positivo, implantados no governo do ex-prefeito Emerson Leal. “A mudança social começa na escola com atividades diversas na área do conhecimento e do aprendizado, no esporte e na cultura, a partir do ensino básico até a universidade”, explica.
Revelou que já passa da hora de Livramento ter também uma escola pública de ensino superior, prometendo que, caso seja eleito, tentará viabilizar a implantação de um campus da UNEB nesse sentido. Em relação à Casa dos Estudantes disse que os alunos que estudam em Vitória da Conquista e Salvador devem ter uma residência adequada, sendo que a aquisição ou construção das sedes definitivas podem ser uma realidade através de emendas parlamentares, caso haja um esforço conjunto dos deputados que tiveram e têm votos em Livramento nesta região.   
Além desses assuntos, o grupo fez diversas perguntas nas áreas do meio ambiente, como a questão dos riscos de colapso nos recursos hídricos, sugerindo que o prefeito deve buscar junto aos órgãos do governo uma verba destinada para a ampliação de canalização da rede de água da adutora do Algodão, localizada em Guanambi, mas que abastece também o vizinho município de Lagoa Real. Assim as águas da Barragem do Algodão abasteceriam Iguatemi e todas as localidades daquela região. Outra verba seria destinada para a ampliação da adutora de Itanagé, que ainda não teve suas obras totalmente concluídas. 
Na área do Turismo pontuou a necessidade urgente de promover ações inovadoras para fomentação do setor através de parcerias governo e o privado, além de buscar meios para a revitalização do balneário Edilson Pontes que se encontra abandonado, apesar de sua imponência ambiental. 
No final, os membros do FRJ consideram positiva a entrevista, firmando compromisso que o próximo a ser sabatinado será o pré-candidato Ricardinho (REDE), o que vai acontecer nesta segunda-feira. 27.


Texto de yonelio.


Comentários



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário