Apreensão de carne em feira acaba em protesto em Barra do Choça

Uma operação realizada em Barra do Choça, região sudoeste da Bahia, na manhã deste sábado (21) terminou em confusão e protesto entre comerciantes que tiveram mais de quatro toneladas de carne apreendidas na feira livre da cidade. A operação envolveu o Ministério Público da Bahia, Polícia Militar,Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e Agência de Defesa Agropeduária da Bahia (Adab).

Durante a operação, os comerciantes ficaram revoltados e pneus foram queimados na rua. O fogo foi apagado com a ajuda de uma carro-pipa. Parte da carne foi entregue de graça em sinal de protesto dos feirantes aos consumidores que estavam no local.

Segundo o Ministério Público, as condições em que a carne se encontrava não obedeciam a portaria 304/96 do Ministério da Agricultura que estabelece as regras de acondicionamento, exposição, venda e transporte de carne destinada ao consumo humano. Ainda de acordo com o Ministério Público, os comerciantes foram apenas notificados administrativamente. Ninguém foi detido.

Os feirantes alegam que a carne estava sendo vendida em barracas sem as condições sanitárias exigidas porque aguardam a construção e disponibilidade dos espaços por parte da prefeitura.

A Prefeitura Municipal de Barra do Choça informou, por meio de comunicado oficial, que está sendo realizada uma adequação da feira de carnes, através de uma parceria público-privada, entre o município e a Associação de Açougueiros.

"De acordo com a parceria estabelecida, o Município ficou responsável pela mão-de-obra e construção de áreas comuns, que está sendo perfeitamente cumprido de acordo o recebimento do material. Entretanto, de fato, não foi concluída a obra no prazo previsto por conta do atraso na disponibilização do material pela Associação, o que impossibilitou realizar os avanços necessários", diz a nota emitida pela Secretaria Municipal de Infraestrutura de Barra do Choça.

 

Fonte - G1


Comentários



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário