Tempo muito instável e chuva volumosa no Nordeste
Foto: Ricardo Oliveira. Livramento de Nossa Senhora/BA

Fortes áreas de instabilidade voltaram a crescer sobre o interior do Nordeste, estimuladas pelo ar quente e úmido e a aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) sobre a costa norte da Região. Os estados da Bahia, Maranhão, Piauí e Sergipe voltaram a registrar chuva volumosa e o alerta permanece para mais temporais sobre grande parte da Região Nordeste.

Risco de chuva forte e volumosa

Nesta segunda-feira (3), as pancadas de chuva serão frequentes e a chuva ainda cai forte e volumosa especialmente sobre o centro-sul do Maranhão, Teresina (PI) e o centro-sul do Piauí, no estado da Bahia e até no Sertão pernambucano. Municípios do interior do Ceará, do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Alagoas e de Sergipe, também podem esperar pancadas de chuva.

Volume em 24 horas 

O acumulado de chuva chegou a 67,6 mm em Uruçuí (PI), a 55,2 mm em Pilão Arcado (BA) e 49,6 mm em Amargosa (BA), 49,8 mm em Poço Verde (SE) e 48,1 mm em Caxias (MA), no período entre 9 horas do domingo (2) e 9 horas de segunda-feira (3), segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Outros municípios tiveram acumulados entre 30 a 45 mm no mesmo período.

Alerta para mais temporais

A terça-feira (4) ainda será de chuva volumosa e o alerta é para temporais em diversas áreas do Nordeste. Grandes áreas de instabilidade vão continuar crescendo e a expectativa é de volumes elevados principalmente no oeste, no sul e no litoral da Bahia. Salvador pode ter chuva moderada à forte.

Ainda há previsão de várias pancadas de chuva no interior do Maranhão, do Piauí e no Sertão de Pernambuco. As condições de chuva também são altas em Sergipe, no sertão da Paraíba, do Ceará e até no litoral do Maranhão. Essas pancadas de chuva poderão vir com raios, moderadas à fortes.

 

Fonte - Clima Tempo


Modric coroa temporada e conquista Bola de Ouro 2018 da France Football

O croata Luka Modric, do Real Madrid, foi anunciado nesta segunda-feira (3) como o vencedor de 2018 do prêmio Bola de Ouro, oferecido pela revista France Football ao melhor jogador do mundo no ano. A informação foi divulgada em cerimônia organizada pela própria publicação no Grand Palais des Beaux-Arts, em Paris.

O prêmio coroa um ano de reconhecimento individual para Modric. Vencedor da Bola de Ouro da Copa do Mundo de 2018, na qual foi vice-campeão com a Croácia, foi ainda eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa em 2018 e o da Europa pela Uefa na temporada 2017/2018.

O feito ainda encerrou a hegemonia de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, que dominavam o prêmio da France Football desde 2008. De lá para cá, o português foi Bola de Ouro em 2008, 2013, 2014, 2016 e 2017; o argentino, por sua vez, foi premiado 2009, 2010, 2011, 2012 e 2015.

“É uma sensação única. Estou feliz, orgulhoso e honrado. Tenho sensações e emoções neste momento que são difíceis de descrever com palavras”, comemorou Modric em seu discurso na cerimônia de entrega.

Diante da plateia, o meia agradeceu a companheiros e treinadores, tanto do Real Madrid quanto da seleção croata. Os familiares do croata, presentes à premiação, também foram lembrados.

“Quando crianças, todos temos sonhos. Meu sonho sempre foi jogar por uma grande equipe, vencer importantes troféus, e eu estou fazendo isso. A Bola de Ouro era mais do que um sonho de infância para mim. É uma honra e um privilégio conquistar este troféu esta noite”, acrescentou.

Entre os brasileiros, a melhor colocação ficou com Neymar -o astro do Paris Saint-Germain foi o 12º colocado. Roberto Firmino (Liverpool) foi o 19º, Marcelo (Real Madrid) foi o 22º e Alisson (Liverpool) foi o 25º.

A cerimônia ainda deu a Kylian Mbappé, atacante de 19 anos do Paris Saint-Germain e da seleção francesa, o Troféu Kopa, premiação que leva o nome do ex-jogador Raymond Kopa e que homenageia o melhor jogador sub-21 em atividade no mundo. Rodrygo, do Santos, era um dos dez indicados ao prêmio, oferecido pela primeira vez.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO:
1. Luka Modric (CRO/Real Madrid)

2. Cristiano Ronaldo (POR/Juventus)

3. Antoine Griezmann (FRA/Atlético de Madri)

4. Kylian Mbappé (FRA/Paris Saint-Germain)

5. Lionel Messi (ARG/Barcelona)

6. Mohamed Salah (EGI/Liverpool)

7. Raphael Varane (FRA/Real Madrid)

8. Eden Hazard (BEL/Chelsea)

9. Kevin de Bruyne (BEL/Manchester City)

10. Harry Kane (ING/Tottenham)

11. N’Golo Kanté (FRA/Chelsea)

12. Neymar (BRA/Paris Saint-Germain)

13. Luis Suárez (URU/Barcelona)

14. Thibaut Courtois (BEL/Real Madrid)

15. Paul Pogba (FRA/Manchester United)

16. Sergio Agüero (ARG/Manchester City)

17. Karim Benzema (FRA/Real Madrid) e Gareth Bale (GAL/Real Madrid)

19. Roberto Firmino (BRA/Liverpool), Ivan Rakitic (CRO/Barcelona) e Sergio Ramos (ESP/Real Madrid)

22. Marcelo (BRA/Real Madrid), Edinson Cavani (URU/Paris Saint-Germain) e Sadio Mané (SEN/Liverpool)

25. Alisson (BRA/Liverpool), Mario Mandzukic (CRO/Juventus) e Jan Oblak (EVN/Atlético de Madri)

28. Diego Godín (URU/Atlético de Madri)

29. Isco (ESP/Real Madrid) e Hugo Lloris (FRA/Tottenham)

 

Fonte - Folhapress


Nelson Leal será o novo presidente da AL-BA após acordo entre PSD e PP

Nelson Leal (PP) será apresentado como candidato único e deve ser eleito o novo Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) no próximo ano. O deputado estadual venceu a queda de braço entre os candidatos da base aliada Alex Lima (PSB) e Adolfo Menezes (PSD) e foi anunciado como candidato de Rui Costa (PT), nesta segunda-feira (3).

Para se viabilizar, além de conquistar 18 votos de partidos com bancadas menores na AL-BA, o progressista também ganhou os votos da bancada do PSD, se comprometendo a apoiar Menezes para assumir o cargo em 2022. A presidência da Casa no biênio que se inicia em 2021 é cobiçado por partidos que desejam conquistar espaço na montagem da majoritária que disputará as eleições no estado. Rosemberg Pinto (PT) será o novo líder do governo e Alex Lima (PSB) deve ser eleito vice-presidente ao lado de Leal.

 

Fonte - Secom


Associação quer que Detran viabilize flexibilização de novas regras de emplacamento

O início do emplacamento de veículos seguindo o modelo do Mercosul está marcado para o dia 17 deste mês. No entanto, mesmo após um adiamento, uma associação não quer que esse processo comece tão cedo e espera ainda conversar com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) para permitir que mais empresas possam realizar o serviço.

As empresas interessadas em fazer o emplacamento no novo modelo devem cumprir uma série de exigências previstas por uma portaria do Detran-BA para ganharem a autorização, incluindo a compra de novos equipamentos. Mas a Associação Baiana de Empresas Estampadoras de Placas e Tarjetas Automotivas (ABEEP) questiona o rigor das regras e quer que elas sejam flexibilizadas.

"Eu acredito que o Detran deve chamar a gente para refazer essa portaria, fazer de uma maneira que consiga contemplar a todos", comentou o presidente da ABEEP, George Lélis, em entrevista ao Bahia Notícias nesta segunda-feira (3). Na última sexta (30), a ABEEP conseguiu uma liminar que suspende por 90 dias a portaria. Contudo, o Detran-BA entende que a decisão não interfere no calendário para instalação de placas veiculares no padrão do Mercosul e mantém o dia 17 como data inicial do serviço.

Mesmo que tivesse o tempo adicional à sua disposição, permitindo que mais empresas pudessem se adequar às exigências da portaria questionada, a ABEEP entende que o ideal é rever o texto. "A gente precisa sentar e mudar a resolução. O ideal é sentar como pleiteamos desde o início", comentou Lélis.

Uma das regras questionadas é a necessidade da sede da estampadora ter, no mínimo, 30m². Como a portaria foi publicada no início de novembro, as empresas com área menor que a exigida teriam cerca de um mês e meio para ampliar a sua sede ou viabilizar uma mudança.

O presidente da ABEEP acredita que nenhuma empresa conseguiria em curto prazo a autorização para fazer o emplacamento no padrão Mercosul. No entanto, o Detran-BA sustenta que até a última sexta, tinha mais de 30 empresas credenciadas no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A intenção do órgão estadual é chegar a 60 até o dia 17.

 

Fonte -


RIO DE CONTAS: VOLUME DE ÁGUA DA BARRAGEM LUIS VIEIRA AINDA CONTINUA BAIXO

Após o final de semana chuvoso, o volume de água da Barragem Luis Vieira, também conhecida como Açude Brumado, em Rio de Contas, ainda continua muito baixo, registrando 15.192.530m³, equivalente a 15,54% de sua capacidade. Com a volta das chuvas na região, a esperança dos fruticultores é que o açúde aumente sua capacidade, ultrapassando o volume de 20 milhões de m³. A Adib informou que, por conta das chuvas, a irrigação foi suspensa esta semana. 


LIVRAMENTO: CHOVEU MAIS DE 50MM NO ÚLTIMO FINAL DE SEMANA
Foto registrada no final da tarde de ontem (02/12)

O último final de semana foi bastante chuvoso em Livramento de Nossa Senhora, no acumulado de sábado (1º) e domingo (02) o pluviometro da Adib mediu 52mm de chuva. A previsão do tempo da Seagri indica tempo chuvoso até a próxima quarta-feira, sendo 38mm para hoje e amanhã, e 13mm para o dia 05/12. 

LIVRAMENTO: CHOVEU MAIS DE 50MM NO ÚLTIMO FINAL DE SEMANA

Secult aponta que Réveillon de Salvador vai movimentar quase R$ 500 milhões

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) estima que haverá acréscimo de 7,2% no Festival Virada 2019 em comparação ao evento do ano passado, quando a capital baiana recebeu 430 mil visitantes. A festa deve receber 460.962 turistas entre os dias 28 de dezembro e 1º de janeiro na orla da Boca do Rio, conforme a pasta.

Do total de visitantes previstos para este ano, 232.158 chegarão do interior do estado, sobretudo Feira de Santana, enquanto 154.128 virão de outros estados, com destaque para São Paulo, e 74.676 de outros países. A maioria é da Argentina.

Em relação à ocupação nos hotéis da cidade, o trade turístico estima um incremento de 11% na comparação com o mesmo período de 2016.

"São dados positivos que refletem a consolidação do Festival Virada Salvador como o segundo maior produto turístico da cidade, só perdendo para o Carnaval", declara o titular da Secult, Cláudio Tinoco.

 

Fonte - Secom


Em um ano, Hospital Regional da Chapada realiza mais de 200 mil procedimentos

Desde a inauguração do Hospital Regional da Chapada, em Seabra, mais 200 mil procedimentos foram realizados. O hospital foi inaugurado no dia 1º de dezembro de 2017 e é o primeiro de alta complexidade do Centro Sul Baiano. Entre os procedimentos, estavam a realização de consultas médicas e de emergência, internamento, exames, cirurgias, atendimento de clínica médica e pediátrica, consultas ambulatoriais, entre outros.

Com 101 leitos, sendo 10 de UTI, o hospital é destaque para 11 municípios da região, oferecendo atendimento de urgência e emergência 24 horas, centro de bioimagem e cirúrgico, ambulatório, dentre outros. A Unidade, com perfil assistencial de hospital geral, também oferece aos usuários do SUS atendimento médico em urgência e emergência clínica, traumato-ortopédica e psiquiátrica; internação hospitalar nas especialidades de clínica médica, cirúrgica e pediátrica, além de internação em unidade de terapia intensiva; consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais; procedimentos de diagnose e terapias (diagnostico em patologia clínica, anatomopatologia, imagem, métodos gráficos e métodos ópticos e hemoterapia), e demais serviços de apoio assistencial e administrativo.

A inauguração do HRC também garantiu a abertura de novos postos de trabalho na região. Com uma equipe multidisciplinar e altamente qualificada, o hospital conta com a experiência de médicos em diversas especialidades e profissionais de diversas áreas da saúde, como enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, e outros. A equipe é formada por 349 profissionais, entre eles, 80 médicos, 34 enfermeiros e 98 técnicos de enfermagem. Além dos profissionais da área administrativa e demais áreas.

 

Fonte - Bahia Notícias


Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 10 milhões no próximo sorteio

Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas pela Mega-Sena neste sábado (1°). Com isso, o valor acumulou e pode chegar a R$ 10 milhões na próxima terça-feira (4).

No Concurso 2.102, sorteado na noite deste sábado (1º), em Curitiba, os números obtidos foram: 04 - 06 - 17 - 34 - 51 - 57.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, 77 apostas acertaram cinco dezenas e vão receber R$ 25.027,75, cada. Já a quadra saiu para 4.557 apostas, que vão ganhar R$ 604,13, cada.

A aposta mínima, com seis dezenas, custa R$ 3,50 e pode ser feita até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas ou pelo sistema online de loterias da Caixa.

 

Fonte - BN


Mapeamento indica presença de ouro em três municípios do Ceará

Áreas dos municípios cearenses de Itapipoca, no norte, e Mombaça e Pedra Branca, nos sertões, apresentam indícios da presença de ouro no solo. A descoberta é resultado do trabalho de geólogos da Residência de Fortaleza do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Segundo o gerente de geologia e recursos minerais da Residência de Fortaleza, Edney Smith Palheta, um projeto anterior, feito por uma empresa privada na região de Mombaça, a 300 quilômetros da capital, Fortaleza, abrangendo Pedra Branca e também o município de Independência, já indicava a presença de ouro no local. De acordo com Palheta, o dado apresentado pelo CPRM deixa esse indício mais forte.

“Nosso estudo aumentou a expectativa para condições de, no futuro, haver uma mina na região que seja interessante economicamente. Fizemos um enfoque para estudar mais as ocorrências de ouro, e isso aumentou o leque de potencialidade para a área”, acrescentou Palheta, em entrevista à Agência Brasil.

Além de ouro, o estudo da Residência de Fortaleza encontrou indícios de chumbo e prata em Irauçuba, a 160 quilômetros da capital, na região noroeste do estado.

Palheta disse que as informações são importantes para atrair investimentos para uma possível exploração comercial dos metais no estado. Ele ressaltou, porém, que o trabalho do CPRM é apenas básico e mostra a potencialidade da área, cabendo às empresas interessadas continuar os estudos verificar a viabilidade econômica do negócio.

 

Fonte - Cearáemfoco


Sem cobrança extra: bandeira tarifária de dezembro será verde, anuncia Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (30) que não vai haver cobrança extra nas contas de luz de dezembro. A bandeira tarifária será verde por conta das condições favoráveis para geração de energia hidrelétrica, deixando o serviço com um custo de produção mais baixo.

"Apesar de os reservatórios ainda apresentarem níveis reduzidos, a expectativa é que a estação chuvosa continue promovendo elevação do nível de produção de energia pelas usinas hidrelétricas", justificou a Aneel.

Em novembro, está em vigor a bandeira amarela. Portanto, há uma cobrança adicional de R$ 1 a cada 100 quilowatts-hora (kWh). Nos cinco meses anteriores, estava valendo a bandeira vermelha no patamar 2, o nível de cobrança mais alto. A cada 100 kWh consumidos, a cobrança extra era de R$ 5.

As cores das bandeiras (verde, amarela ou vermelha) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade.

 

Fonte - Bahia Notícias