Eleito novo presidente da OAB-BA, Fabrício fecha apuração com 63% dos votos válidos

A apuração da eleição para presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Bahia (OAB-BA) terminou com 63% dos votos válidos para Fabrício Castro, eleito para ocupar o posto pelos próximos três anos. Seu concorrente, Gamil Föppel, ficou com 37%.

A pesquisa contratada pelo Bahia Notícias junto ao Instituto Dataqualy e publicada no último dia 13 já indicava vitória com larga vantagem do representante da chapa 'Avança OAB'. Considerando os votos válidos - ou seja, excluindo brancos e nulos - ela cravou a porcentagem final a favor de Fabrício, que era apoiado pelo atual presidente da OAB-BA, Luiz Viana.

"É muito bom, sobretudo onde houve números de outras pesquisas divulgadas. De repente a pesquisa Bahia Notícias/Dataqualy crava com exatidão", comentou o presidente do Instituto Dataqualy, Carlos Lobão, em entrevista ao Bahia Notícias. "Acertar na mosca foi bom demais", disse.

Ao todo, Fabrício teve 13.643 (59,88%) votos, enquanto Gamil alcançou 8.176 (35,89). Os votos nulos somaram 617 (2,71%), enquanto os brancos chegaram a 347 (1,52%).

 

Fonte - BN


Secretário de Segurança diz que participantes do assassinato de Marielle foram identificados

O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, o general da ativa Richard Nunes, disse que a Polícia Civil já identificou alguns dos participantes do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL). A edil foi executada a tiros no centro da capital fluminense, no dia 14 de maio, e o crime tirou ainda a vida de seu motorista, Anderson Gomes.

Segundo informações da Folha de S. Paulo, Nunes explica que a polícia ainda não fez nenhuma prisão a fim de evitar que outros envolvidos escapem. O objetivo deles é capturar todos de uma só vez, com um inquérito que torne difícil para os acusados escaparem de uma condenação no tribunal. Assim, a meta é entregar o caso solucionado até o dia 31 de dezembro, quando se encerra a intervenção federal no estado.

"Não podemos ser precipitados. No momento que prende um, não prende os demais. Alguns participantes nós temos. Temos que criar uma narrativa consistente com provas cabais que não sejam contestadas em juízo. Seria um fracasso que a sociedade não observasse essas pessoas como criminosas e elas não fossem condenadas no tribunal do júri", declarou o general em entrevista à GloboNews nesta quinta-feira (22).

Nunes afirmou também que já foi confirmada a participação de grupos milicianos no crime. Além disso, ele adiantou que "provavelmente" tem político envolvido na morte da vereadora.

"Não é um crime de ódio. É um crime que tem a ver com a atuação política e a contrariedade de alguns interesses. Se a milícia não está a mando, está na execução", ressaltou

 

Fonte -


STF adia decisão sobre decreto de indulto natalino
Foto: Correio do Povo

O Supremo Tribunal Federal (STF) adiou nesta quarta-feira (21), o término do julgamento sobre a constitucionalidade do decreto de indulto natalino editado pelo presidente Michel Temer.

O julgamento definitivo começou nesta tarde, mas foi suspenso após sustentações da Procuradoria-Geral da República (PGR), da Defensoria Pública da União (DPU) e de entidades em prol do direito de defeas.

No ano passado, a então presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, atendeu a um pedido da PGR e suspendeu o decreto. Em seguida, o ministro Luís Roberto Barroso, reestabeleceu parte do texto, mas retirou a possibilidade de benefícios para condenados por corrupção, como apenados na Operação Lava Jato.

Durante as manifestações, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, defendeu a suspensão do indulto, alegando que o presidente da República tem a prerrogativa de fazer o decreto, no entanto, o ato não é absoluto e pode sofrer controle constitucional.

O defensor público-geral federal, Gabriel Faria Oliveira, defendeu a validade do decreto. Segundo ele, o texto se aplica a presos pobres, grande parte da massa carcerária, e não a condenados da Lava Jato que corresponde apenas a 0,4% do total de presos. A retomada da sessão está prevista para quarta-feira (28).

 

Fonte - Agência Brasil


Eleito presidente da OAB-BA, Fabrício diz que vai fazer gestão como a de Luiz Viana

Em pronunciamento feito após ganhar a eleição para presidência da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Estado da Bahia (OAB-BA), Fabrício Castro afirmou que sua gestão será como a de seu antecessor. Durante a comemoração pela sua vitória, realizada em um hotel na Barra, ele afirmou que seus eleitores não vão se surpreender com sua administração.

"Vocês não terão surpresa comigo. A nossa gestão vai ser como foi a gestão de Luiz. A gestão que tem capacidade de diálogo, mas que tem a coragem de fazer os enfrentamentos necessários. Não deixaremos de fazer nenhum enfrentamento", declarou Fábricio, que derrotou Gamil Föppel na eleição realizada nesta quarta-feira (21).

Fabrício destacou ainda que a sua vitória representa "o reconhecimento pelo trabalho dessa diretoria", em referência à administração de Viana. Ele ressaltou também que fez uma campanha ética e falou que durante sua gestão vai se dedicar para dar voz às mulheres e aos jovens, em especial. "Não seria justo o Avança OAB não sair dessa eleição com a vitória e com uma vitória consistente como foi hoje", afirmou Fabrício.

 

Fonte - BN


Do PSD, Sérgio Britto diz que gostaria de ser deputado estadual para votar em Nelson Leal

Deputado federal pela legenda de Otto Alencar (PSD), Sérgio Britto ignorou a candidatura do seu partido à presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) com Adolfo Menezes (PSD) e declarou que votaria em Nelson Leal, caso pudesse. “Eu gostaria muito de ser um deputado estadual hoje para dar um voto com muito orgulho e honra em Nelson Leal”, destacou.

Questionado pelos motivos do apoio e se temia represálias da sua legenda, Britto negou e ainda disse que Leal é o mais preparado entre os candidatos. “É um homem de muita experiência e que tem seis mandatos como deputado estadual. Leal vai fazer uma das melhores gestões que a AL-BA terá”, complementou o colega.

Além do correligionário de Britto, Adolfo Menezes (PSD), disputam à presidência da Casa Legislativa Rosemberg Pinto (PT), João Isidório (Avante), Alex Lima (PSB) e Nelson Leal (PP), que já conta com os apoios, oficialmente, do PCdoB, PDT, PRP e PHS e de Tum, do PSC.

 

Fonte - Bahia Notícias


ELEIÇÕES: OAB/BA ESCOLHE SEUS DIRIGENTES NESTA QUARTA-FEIRA (21)
No centro, Dr. Kleber, à direita Drª Riza e à esquerda Dr.ªAline

Nesta quarta-feira (21), a OAB/BA escolhe os dirigentes da Seção Estadual, bem como os dirigentes de 35 Subseções do interior da Bahia. Em Brumado, a 21ª Subseção tem chapa única formada pelos advogados Kleber Lima Dias (Presidente), Riza Natália Moreira (Vice-Presidente), Aline Meira (Secretária-Geral), Ivan Meira (Tesoureiro) e Mabe Anjos (Secretária-Geral Adjunta). Para a Seção Estadual da OAB/BA são candidatos a Presidente os advogados Fabrício Castro e Gamil Fõpell. A votação segue até às 17:00 horas, sendo que o resultado deverá ser divulgado por volta das 20:00 horas.



Mega-Sena pode pagar R$ 43,5 milhões nesta quarta-feira

O concurso 2.099 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 43,5 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília) desta quarta-feira (21) em Campos Belos (GO).

 

Fonte - G1


Governo nega parcelamento de salário dos servidores estaduais

A Secretaria de Comunicação do governo do estado divulgou nota nesta terça-feira (20) negando a informação de que os salários dos servidores estaduais será parcelado. O texto culpa pessoas "irresponsáveis e oportunistas" por divulgar a informação falsa.

"Não haverá parcelamento de salário, como alguns sites noticiaram e como algumas pessoas irresponsáveis e oportunistas estão espalhando em grupos de Whatsapp", assegurou o secretário estadual de Comunicação, André Curvello. Segundo ele, o governo vai tomar providências para que os responsáveis pela divulgação da notícia falsa sejam punidos na Justiça.

 

Fonte - Bahia Notícias


Tum declara apoio a Nelson Leal e deputado soma 18 votos para presidência da AL-BA

O deputado estadual eleito Tum, do PSC, fechou apoio ao colega Nelson Leal (PP) para à presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) no próximo ano. Eleito por um partido da oposição, mas na base do governador Rui Costa (PT), Tum é o 18° voto conquistado por Leal.

A reunião que fechou o acordo aconteceu nesta segunda-feira (19), após o governador Rui Costa se reunir com o seu time de deputados estaduais e pedir que a eleição na AL-BA se resolva dentro da base governista.

As discussões sobre a próxima mesa diretora da AL-BA foram adiantadas na última semana durante viagem do governador, por partidos da base como PSD, PT e PP. As legendas começaram a se mover e dar declarações sobre o pleito que só acontece no próximo dia 2 de fevereiro.

O destaque é o caso de Leal que, durante a última semana, acumulou os apoios do PCdoB, PDT, PRP e PHS para o posto. A situação gerou insatisfação na base de aliados que esperavam o retorno do governador.

 

Fonte - Bahia Notícias


Eleições OAB-BA: Nova pesquisa crava 66% de votos válidos para Fabrício Castro

O candidato a presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, lidera a corrida eleitoral da instituição com 66% dos votos válidos, conforme pesquisa do Instituto Methodus, realizada em Salvador e no interior. Gamil, segundo o levantamento, tem 34%.

Quando computados os votos nulos (6%) e o percentual de indecisos (20%), a sondagem aponta que Fabrício Castro tem 49% da preferência da advocacia, contra 25% do adversário.

O líder da chapa Avança OAB permanece à frente na disputa, tanto em Salvador, com 44,6%, quanto no interior, com 55,3%. Gamil tem 27,3% das intenções de voto na capital. Nas demais regiões baianas, ele tem 22,8%.

A consulta avaliou 1.949 respostas de advogados de toda a Bahia aptos a votar na eleição da OAB-BA em 2018. Com índice de confiança de 95% e margem de erro de até 2%, a sondagem se deu por meio de contatos telefônicos, com mensagem pré-gravada para captação de opiniões e envios por Whatsapp, SMS e ligações.

 

Fonte - Bahia Notícias


Brumado: recuperação asfáltica da BA-148 foi iniciada

Conforme confirmado recentemente pela Construtora Jurema, teve início a recuperação asfáltica da BA-148, trecho de Brumado à Livramento de Nossa Senhora. Na tarde desta segunda-feira (19), a nossa reportagem esteve no local e registrou o andamento das obras e ainda que o trecho está sinalizado para que sejam evitados acidentes.

Para evitar possíveis acidentes de trânsito, a empresa solicita aos usuários da BA-148 que tomem os seguintes cuidados: atenção para o material solto na pista, este quando projetado, pode vir a quebrar o parabrisa e causar danos físicos ao condutor e/ou passageiros; respeitar a velocidade máxima de 40km; manter a distância mínima por veículo; e obedecer a sinalização.

 

Fonte - Agora Sudoeste


Bahia tem maior número de barragens ameaçadas de rompimento; Luis Vieira e Zabumbão apresentam problemas

A Bahia registra dez barragens com maior risco de rompimento, maior número entre os reservatórios de todos os estados do país. Os dados são de um relatório da Agência Nacional de Águas (ANA), referente a 2017, divulgado nesta segunda-feira (19) pela Folha de São Paulo. As barragens apontadas na Bahia estão na categoria de risco e de dano potencial associado, o que representa risco de rompimento devido à falta de manutenção adequada.

Conforme o relatório, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), foi constatado árvores e formigueiros que comprometem a estabilidade do reservatório. As barragens baianas apontadas com problemas são: Pinhões, Araci, Afligidos, Apertado, Zabumbão, Luis Vieira, Cipó, Tábua, RS1 e RS2.

 

Fonte - Bahia Notícias


RIO DE JANEIRO: HIAGO GEORGE FOI CAMPEÃO DO ABU DHABI GRAND SLAM JIU-JITSU WORD TOUR 2018-2019

Em competição realizada no último final de semana, na Arena Carioca 1, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, o atleta Hiago George foi campeão do Abu Dhabi Grand Slam Rio, organizado pela UAE Jiu-Jitsu Federation, ao vencer o atleta Gabriel Batista pela categoria até 62kg. Mais três atletas livramentenses participaram da competição internacional, mas não chegaram às finais.

RIO DE JANEIRO: HIAGO GEORGE FOI CAMPEÃO DO ABU DHABI GRAND SLAM JIU-JITSU WORD TOUR 2018-2019

Mega-Sena acumula de novo e pode pagar R$ 43 milhões na quarta-feira

O prêmio da Mega-Sena voltou a acumular após nenhum apostador cravar as seis dezenas sorteadas pela loteria neste sábado (17). Para o próximo sorteio, marcado para acontecer na quarta-feira (21), a Caixa estima que o prêmio pode alcançar os R$ 43,5 milhões.

Os números revelados pelo concurso 2.098 da loteria, realizado no caminhão da sorte estacionado na cidade de Nazaré Paulista, São Paulo, foram: 02 — 08 — 18 — 27 — 38 — 60.

Apesar de ninguém ter faturado o prêmio principal, o concurso premiou 85 apostas que acertaram a quina e têm o direito de receber R$ 33.312,96 cada. Outros 6.551 apostadores cravaram quatro dos números sorteados e poderão sacar R$ 617,48 cada.

 

Fonte - R7