Sexta-feira ainda será com baixa umidade no interior nordestino; Dezembro vai começar com muita chuva

O ar seco voltou a influenciar o tempo no interior do Nordeste nos últimos dois dias, reduzindo a umidade e a chance de chuva, depois de um início de semana com fortes pancadas de chuva por áreas do sertão. O último dia de novembro vai ser com mais sol, mas a entrada de dezembro promete novamente chuva forte.

Nesta sexta-feira (30), o sol vai brilhar forte por quase todo o Nordeste e não há previsão de chuva no centro e norte da Bahia, no interior de Sergipe, de Alagoas, de Pernambuco e da Paraíba. Há chance de chuva moderada ainda pelo litoral da Bahia, de Sergipe, do Rio Grande do Norte e no litoral e interior do Ceará.

As pancadas de chuva com raios podem se repetir no Maranhão, no Piauí e no oeste da Bahia, com moderada à forte intensidade.

O sul da Bahia ainda registrou temporais na tarde desta quinta-feira (29). Porto Seguro registrou 21,8 mm e Vitória da Conquista 21,6 mm, no período de uma hora, pelos dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Esse retorno do ar seco sobre o interior do Nordeste será rápido. As condições de chuva já serão altas novamente a partir do fim de semana. Uma mudança na circulação de ventos juntamente com o ar abafado, vão estimular a formação de fortes áreas de instabilidade sobre a Região. Será uma situação parecida com o que ocorreu no último domingo (25)  e segunda-feira (26).

A primeira semana do mês deve ser marcada por chuva forte e com grandes acumulados, entre 70 a 100 mm, especialmente sobre o Maranhão, o Piauí, a Bahia e até em áreas de sertão, como em Pernambuco.

 

Fonte - Clima Tempo


LIVRAMENTO: RUI SPORTS PROMOVE 2ª JOGADA SOLIDÁRIA NO ESTÁDIO MUNICIPAL DIA 22/12

O empresário Rui Sports, em parceria com a FBR Sports e a Escolinha Revelando Talentos, comandada pelo professor Flávio Lima, promove dia 22 de dezembro, às 16:00 horas, no Estádio Municipal Dr. Edilson Pontes, a 2ª Jogada Solidária, com a participação de atletas de Livramento que atuam nos principais clubes do Brasil, como João Neto (Fluminense-RJ), Luan Miguel (Vitória-BA) e Hygor (Vitória-BA), bem como Thiago Leon (Vitória-BA) natural de Érico Cardoso.


ABERTURA DO NATAL SHOW DA REAL CALÇADOS ACONTECE NESTE SÁBADO (1º)

A Real Calçados, de Livramento de Nossa Senhora, localizada na Av. Dr. Edilson Pontes,  nº 156, Centro, promove nesta sábado (1º) a abertura oficial do Natal Show da Real, com promoções relâmpago e a mais nova e completa linha de calçados e acessórios de Livramento e região. Compareça e traga toda sua família, especialmente a criançada para tirar uma foto com o papai noel. A loja funciona na semana das 7:30 às 19:00 horas e nos sábados das 7:30 às 15:00 horas. A Real Calçados tem crediário próprio e facilitado, tudo em 10x sem juros para você comprar os presentes de natal para toda família.


STF forma maioria para manter indulto de Natal editado por Temer

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quinta-feira (29) no sentido de manter o indulto de Natal editado pelo presidente Michel Temer em 2017. O julgamento teve início em sessão realizada nesta quarta (28), quando o relator do caso, ministro Luís Roberto Barroso, votou pela derrubada de parte do texto.

O indulto assinado pelo presidente Michel Temer em 2016 estipulava que o perdão da pena poderia ser concedido para pessoas condenadas a no máximo 12 anos e com um quarto da pena cumprida, desde que não fossem reincidentes. O decreto de 2017 não estabelece um período máximo de condenação e reduz para um quinto o tempo de cumprimento da pena para os não reincidentes. O benefício vale para condenados por crimes cometidos sem violência ou grave ameaça.

Na época, a Procuradora-Geral da República (PGR), Raquel Dodge, questionou o indulto assinado pelo presidente. Ela argumentou que o "transgressor da norma penal" seria o único beneficiado com a medida. "O chefe do Poder Executivo não tem poder ilimitado de conceder induto. Se o tivesse, aniquilaria as condenações criminais, subordinaria o Poder Judiciário, restabeleceria o arbítrio e extinguiria os mais basilares princípios que constituem a República Constitucional Brasileira", alegou.

 

Fonte - Bahia Notícias


Preço do diesel de R$ 1,7984 por litro vigorará até 15 de dezembro, diz Petrobras

A Petrobras informou que, pelo programa de subvenção ao diesel, o preço médio do combustível praticado pela companhia em suas refinarias e terminais, de R$ 1,7984 por litro, deve vigorar até 15 de dezembro. O corte de 15,3% válido a partir desta quinta-feira, 29, ocorre diante dos novos valores dos preços de referência para o quinto período da terceira fase de subvenção ao diesel, acrescenta a estatal. Em comunicado, a companhia afirma que continuará a análise econômica do programa de subvenção para o período subsequente. 

Fabiana Holtz
Estadao Conteudo


PT deve votar em bloco em eleição na AL-BA; Leal é preferência entre deputados

Sem um nome próprio na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e ciente de que será decisivo no pleito, o Partido dos Trabalhadores está dividido entre os candidatos postos na eleição. Apesar da divergência entre seus quadros, o PT pretende escolher um único nome e votar em bloco nas eleições da nova mesa diretora da Casa em 2019.

De acordo com o que foi apurado pelo Bahia Notícias, a legenda atualmente tem muitos deputados favoráveis ao nome de Nelson Leal (PP). Entretanto, o partido, que busca mais espaço na AL-BA fora da presidência, deve conversar com Alex Lima (PSB) e Adolfo Menezes (PSD) antes de fechar questão em torno de um único nome.

Os parlamentares estaduais se reuniram nesta quarta-feira (28) com o governador Rui Costa (PT) para discutir, entre outras coisas, a sucessão da AL-BA. “Conversamos sobre uma série de situações com a bancada, inclusive com os novos participantes. Nesse primeiro momento, não tomamos nenhuma decisão concreta”, declarou o deputado Joseildo Ramos (PT), que deve migrar para a Câmara em Brasília mesmo tendo ficado na suplência.

O petista foi escolhido pela bancada para ser o porta-voz da reunião. Com a medida, o PT espera evitar que as informações da cúpula vazem sem o controle do partido. “Tudo que foi dito na reunião ainda é muito preliminar, mas nos próximos dias teremos muitas informações”, completou Ramos. Agora, Rui deve ter reuniões semelhantes com partidos da base.

Questionado sobre a estratégia de votar em bloco, o presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, acenou para a ideia. “Eu acho que a força eleitoral que o PT tem deve ser usada para gerar unidade. Manter a unidade foi o que nos fez vitoriosos aqui”, comentou o dirigente estadual. Everaldo está em Brasília, nesta quarta, para outras reuniões da Executiva nacional da sigla.

 

Fonte - Bahia Notícias


Governador do Rio de Janeiro, Pezão é preso em operação da PF

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (MDB), foi preso na manhã desta quinta-feira (29) durante desdobramento da Operação Lava Jato no estado. Ele é suspeito de ter participado do esquema de corrupção de seu antecessor, Sérgio Cabral.

O mandado de prisão foi expedido pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Félix Fischer. Policiais federais estão no Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador, para prendê-lo.

Pezão é o quarto ocupante do Palácio Guanabara a ser preso. Antes dele foram alvo Cabral, e os ex-governadores Anthony e Rosinha Garotinho.

 

Fonte - Agência Brasil


ANP pede explicação a distribuidoras sobre repasse menor de preços da gasolina

As principais distribuidoras de combustíveis no Brasil terão até 15 dias para responder à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) sobre repasses de cortes no preço da gasolina nos postos, que têm ficado inferiores às reduções implementadas pela Petrobras em suas refinarias.

O preço médio da gasolina praticado pela Petrobras nas refinarias acumula queda de quase 20 por cento em novembro, enquanto nos postos a redução medida pela ANP foi de 3,29 por cento, entre o final do mês passado e a última semana.

"Dessa forma, foi observada a redução significativa de preços da gasolina A pela Petrobras, sem que essa decisão tenha chegado ao consumidor final", disse a ANP.

O pedido, segundo informou a ANP em um comunicado à imprensa nesta terça-feira, atende à atribuição legal da autarquia de zelar pela proteção do consumidor quanto a preços, qualidade e oferta de produtos.

Em nota, a ANP reiterou que tem adotado várias medidas para dar maior transparência à formação de preços e solicitado informações dos agentes periodicamente.

Tal movimento se intensificou após os protestos de caminhoneiros contra a alta dos preços do diesel, no primeiro semestre.

A Petrobras tem informado que o preço de sua gasolina responde por cerca de um terço do valor final nas bombas, sobre o qual recaem tributos, a mistura obrigatória de etanol anidro e a estratégia comercial de distribuidoras e revendedoras, segmentos que podem estar recompondo margens, considerando a defasagem no repasse.

A principal distribuidora de gasolina no Brasil é a BR , controlada pela própria Petrobras, que respondeu por 24,14 por cento de participação nas vendas no primeiro semestre deste ano, segundo dados publicados anteriormente pela ANP.

Em segundo lugar está a Raízen, controlada pela Cosan e pela Shell , com 20,25 por cento no mesmo período, e em terceiro está a Ipiranga, do Grupo Ultra , com 19,34 por cento.

As demais distribuidoras de gasolina no Brasil não responderam por mais de 5 por cento das vendas na primeira metade do ano.

Embora o setor de distribuição seja altamente concentrado em poucas companhias, vem atraindo interesse de multinacionais ultimamente.

A francesa Total anunciou na semana passada que concordou em comprar o negócio de distribuição do Grupo Zema no Brasil.

A movimento da Total se seguiu ao de outras empresas multinacionais no setor de combustíveis. A holandesa Vitol adquiriu 50 por cento da empresa de distribuição de combustíveis Rodoil, em outubro, enquanto a suíça Glencore levou 78 por cento da Ale Combustíveis, também neste ano.

 

Fonte - R7


TSE reforma decisão e indefere candidatura de Caetano; suplente assume mandato

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reformou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e indeferiu o registro da candidatura do deputado federal Luiz Caetano (PT-BA). O parlamentar foi reeleito com 124.647 votos, porém foi enquadrado pela Lei da Ficha Limpa por uma condenação por improbidade administrativa.

A decisão foi unânime. Com 7 votos a 0, os ministros consideraram que o ex-prefeito de Camaçari não deveria ter tido o registro validado pela Justiça Eleitoral. Assim, o primeiro suplente, Charles Fernandes (PSD), assumiria o posto.

Fernandes, porém, também possui pendências com a Justiça Eleitoral e pode vir a ser considerado inapto a assumir o mandato. O ex-prefeito de Guanambi teve seus votos considerados suspensos à época da apuração das urnas por responder a processos que o enquadrariam na Lei da Ficha Limpa. Nesse caso, o segundo suplente, Joseildo Ramos (PT), herdaria a vaga.

De acordo com o advogado eleitoral Ademir Ismerim, a decisão não impacta no coeficiente eleitoral, pois o registro no TRE-BA, cassado agora pelo TSE, garante a validade dos votos de Caetano.

 

Fonte - Bahia Notícias


TJBA PROMOVE NATAL SOLIDÁRIO

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia promove campanha denominada Natal Solidário e Educativo, com o objetivo de arrecadar brinquedos e materiais escolares para crianças de 05 a 12 anos de idade. Faça sua doação até o dia 12 de dezembro no seguintes pontos de coleta: Fórum, Cejusc e Prefeitura de Livramento. Apoio Cejusc; Creas; Cras; Conselho Tutelar e Secretaria de Assistência Social do município de Livramento de Nossa Senhora.


Chuva cai forte no interior do Nordeste

As condições de chuva estão altas sobre o interior do Nordeste neste início de semana. Várias cidades do interior da Bahia, do Maranhão e do Piauí voltaram a registrar chuva forte nas últimas 24 horas. A população comemora a chuva também em outras áreas do Sertão. A chuva deve continuar e áreas do interior nordestino ainda serão beneficiadas nos próximos dias.

Mais chuva para o interior nordestino

"A circulação de ventos em níveis médios da atmosfera, por volta dos 5 mil metros de altitude, está ajudando a concentrar umidade sobre o interior do Nordeste. Com o calor, as nuvens carregadas crescem e há condições para mais pancadas de chuva", afirma a meteorologista Josélia Pegorim.

Ao longo desta segunda-feira (26) e terça-feira (27), todos os estados têm previsão de pancadas de chuva, com chance de chuva forte. Grandes acumulados ainda poderão ser observados, especialmente sobre o Maranhão, o Piauí e a Bahia. Porém, áreas do interior do Ceará e de Pernambuco também terão pancadas de chuva com raios, com risco de chuva de moderada à forte intensidade. A partir da quarta-feira (28), a chance de chuva começa a diminuir novamente pelo interior nordestino.

 

Fonte - Clima Tempo


Com eventual vitória de Leal, PP ficará com 1ª e 2ª vaga na linha sucessória

Uma eventual vitória do deputado estadual Nelson Leal (PP) na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) dará ao PP a primeira e a segunda vaga na linha sucessória do governador reeleito Rui Costa (PT).

Pela lei, o primeiro a suceder o chefe do Executivo estadual é o vice-governador em caso de renúncia, impedimento ou viagem. Quem ocupa o posto hoje na Bahia é João Leão, que é presidente do PP no estado. Na linha sucessória, o segundo é o presidente da AL-BA, que pode ficar com Nelson Leal.

Leal saiu na frente na briga pela chefia do Legislativo baiano. O progressista já reuniu 18 votos. Ele compete contra Adolfo Menezes (PSD) e Alex Lima (PSB).

Cauteloso, tem evitado falar com a imprensa sobre o embate. Em conversas reservadas, no entanto, tem prometido que, ao concorrer pelo comando da AL-BA, não tem pretensões de disputar o Senado no pleito de 2022. Segundo o parlamentar progressista, ele quer permanecer em Salvador por causa da família.

 

Fonte - Bahia Notícias


Petrobras reduz em 3,53% o preço da gasolina nas refinarias nesta terça (27)

A Petrobras anunciou corte de 3,53% no preço médio do litro da gasolina A sem tributos nas refinarias, válido para esta terça-feira, 27, para R$ 1,5007. Além disso, a estatal manteve sem alteração o preço do diesel, em R$ 2,1228, conforme tabela disponível no site da empresa. Em 6 de setembro, a diretoria da companhia anunciou que além dos reajustes diários da gasolina, terá a opção de utilizar um mecanismo de proteção (hedge) complementar.

 

Fonte - Exame


Instabilidade aumenta na Região Nordeste

A intensificação do fluxo de ar quente e úmido e tropical e a circulação de vento entre a baixa e a média atmosfera favorecem a formação de grandes e intensas áreas de instabilidade sobre a Região Nordeste do Brasil neste início de semana. Nesta segunda-feira (26) as nuvens mais carregadas se espalham pela Bahia, centro-sul do Piauí e do Maranhão e a previsão é de muitas pancadas de chuva ao longo do dia, alternando períodos de moderada a forte intensidade e com grandes acumulados até o fim do dia. Há risco de temporais, inclusive na capital Salvador. Apenas a faixa leste entre Alagoas e o Rio Grande do Norte é que ainda fica com tempo mais firme e predomínio de sol forte e temperatura alta. Todas as demais localidades do Nordeste tem previsão de pancadas de chuva no decorrer do dia.

Ar continua úmido e a instabilidade aumenta na Região

Na terça e na quarta-feira as instabilidades tropicais associadas ao ar quente e úmido tropical e ao padrão de circulação de vento ainda influenciam praticamente todas as localidades da Região. A chuva mais intensa e volumosa fica concentrada entre o norte da BA, o PI e o MA. As demais áreas destes estados tem previsão de pancadas de chuva, localmente fortes, até acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento.

 

Fonte - Clima Tempo


Mega-Sena, concurso 2.100: aposta de Indaiatuba (SP) acerta seis dezenas e fatura R$ 69,186 milhões

Uma aposta de Indaiatuba (SP) levou sozinha o prêmio de R$ 69.186.484,11 no concurso 2.100 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (24) no município de Campos Belos (GO).

Veja as dezenas sorteadas: 01-10-11-13-35-49

A quina teve 266 apostas ganhadoras; cada uma receberá R$ 17.704,75. Outras 15.540 apostas acertaram a quadra; cada uma levará R$ 432,93.

O próximo sorteio da Mega-Sena será na quarta (28), relativo ao concurso 2.101. O prêmio é estimado em R$ 3 milhões.

 

Fonte - G1