Peru volta à Copa após 36 anos e potes são definidos

O Peru foi a 32ª e última seleção classificada para a Copa do Mundo de 2018. Após 36 anos, o time garantiu vaga ao vencer a Nova Zelândia por 2 a 0 na noite desta quarta-feira em Lima, pela repescagem mundial das Eliminatórias. O time havia empatado a partida de ida, na Oceania, por 0 a 0.

Jefferson Farfán abriu o placar aos 27 minutos, com um belo chute da entrada da área. O meia dedicou o gol e sua atuação ao amigo Paolo Guerrero, suspenso por doping. Aos 20 minutos do segundo tempo, o zagueiro Christian Ramos marcou o segundo gol e decretou a vitória peruana no Estádio Nacional.

O Peru não disputa uma Copa do Mundo desde 1982, na Espanha. As arquibancadas fizeram muita festa. O capitão da equipe, Paolo Guerrero, foi o grande homenageado da noite, mesmo sem estar presente.

Com a classificação peruana, as 32 equipes que disputam a Copa de 2018 foram definidas e os potes para o sorteio, que acontece no dia 1° de dezembro, em Moscou, na Rússia, foram definidos. Dois países da mesma confederação não podem ficar no mesmo grupo, com exceção dos europeus, com duas seleções do continente no máximo por chave. A divisão dos potes se deu pelo Ranking da Fifa de outubro.

Pote 1

Rússia (país sede – 65ª no Ranking)
Alemanha – 1ª no Ranking
Brasil – 2ª no Ranking
Portugal – 3ª no Ranking
Argentina – 4ª no Ranking
Bélgica – 5ª no Ranking
Polônia – 6ª no Ranking
França – 7ª no no Ranking

Pote 2

Espanha – 8ª no Ranking
Peru – 10ª no Ranking
Suíça – 11ª no Ranking
Inglaterra – 12ª no Ranking
Colômbia – 13ª no Ranking
México – 16ª no Ranking
Uruguai – 17ª no Ranking
Croácia – 18ª no Ranking

Pote 3

Dinamarca – 19ª no Ranking
Islândia – 21ª no Ranking
Costa Rica – 22ª no Ranking
Suécia – 25ª no Ranking
Tunísia – 28ª no Ranking
Egito – 30ªno Ranking
Senegal – 32ª no Ranking
Irã – 34ª no Ranking

Pote 4

Sérvia – 38ª no Ranking
Nigéria – 41ª no Ranking
Austrália – 43ª no Ranking
Japão – 44ª no Ranking
Marrocos – 48ª no Ranking
Panamá – 49ª no Ranking
Coreia do Sul – 62ª no Ranking
Arábia Saudita – 63ª no Ranking


Governador anuncia que concurso da Polícia Civil terá mil vagas

O governador Rui Costa anunciou nesta terça-feira (14) que o concurso da Polícia Civil terá 1.000 vagas. Segundo o petista, a publicação do edital do certame será feita na primeira quinzena de dezembro. Das vagas anunciadas, 880 serão para investigador de polícia, 82 para delegado e 38 para escrivão. “Me reuni nesta semana com o secretário da Segurança Pública, com o secretário da Administração do Estado e também com o secretário da Fazenda, e nós batemos o martelo, e o concurso público será realizado com mil vagas para a Polícia Civil, entre agentes policiais civis e delegados”, afirmou o governador, durante uma edição do #PapoCorreria, programa transmitido ao vivo na página de Rui no Facebook. Segundo o governo do Estado, a Polícia Civil pediu a abertura do concurso por causa da aposentadoria, exonerações e morte de policiais. A previsão para o ingresso dos novos policiais na corporação é em julho de 2018. Antes de serem convocados os candidatos farão provas objetivas e discursivas e, depois, precisam passar por exames médicos e teste de aptidão física, fases que também são eliminatórias. Serão submetidos também a exames psicotécnicos e passarão por investigação social. De acordo com dados da Secretaria de Comunicação do Estado, entre 2015 e 2017, foram nomeados 1.850 novos policiais militares. No ano de 2016, 687 novos policiais foram incorporados aos quadros da Polícia Civil, além da contratação, também, de 414 novos agentes penitenciários e 121 peritos para o Departamento de Polícia Técnica. Considerado o maior da história pelo governo, o concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros foi realizado em junho deste ano. O certame visa preencher 2.750 vagas, 2 mil para PM e 750 para Bombeiros.

 

Fonte - Bahia Notícias


LIVRAMENTO: EMBASA REDUZ MOMENTANEAMENTE OFERTA DE ÁGUA EM RAZÃO DAS CHUVAS

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) comunica que as fortes chuvas que atingem toda a região estão elevando subitamente a coloração da água do Rio Brumado e provocando alterações no processo de tratamento de água para distribuição em Livramento de Nossa Senhora. Até que as características da água do manancial se normalizem, será necessário reduzir o volume de água bruta para tratamento na estação e, momentaneamente, a oferta de água tratada também será reduzida na rede distribuidora da cidade. Por este motivo, recomendamos que a população livramentense mantenha a economia, consumindo de forma racional a água armazenada nos reservatórios domiciliares. 


RIO DE CONTAS: APÓS CHOVER CERCA DE 90 MM RECARGA DA BARRAGEM LUIS VIEIRA ATINGE 1.000.000M³

Na última segunda-feira (13) choveu cerca de 90 mm no município de Rio de Contas, Chapada Diamantina, o que foi suficiente para alagar diversas ruas e praças da cidade, além de deixar a cachoeira Véu de Noiva, em Livramento de Nossa Senhora, ainda mais bonita, em razão do grande volume de água. Outra boa notícia é que a recarga da Barragem Luis Vieira, em Rio de Contas, atingiu, após o início do período chuvoso, 1.000.000m³ de água, totalizando hoje (14) um volume de 18.218.600m³, que equivale a 17,34% de sua capacidade.

RIO DE CONTAS: APÓS CHOVER CERCA DE 90 MM RECARGA DA BARRAGEM LUIS VIEIRA ATINGE 1.000.000M³
Rio de Contas

LIVRAMENTO: RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO NO CARTÓRIO DA 101ª ZONA ELEITORAL É POR TEMPO INDETERMINADO

Um fato inusitado chama bastante atenção no município de Livramento de Nossa Senhora. Todos os dias úteis, forma-se uma grande fila no Cartório da 101ª Zona Eleitoral, que atende 62 mil eleitores dos municípios de Livramento, Dom Basílio, Rio de Contas e Jussiape, para realização de recadastramento biométrico. Eleitores destes municípios começam a formar fila por volta das 19:00 horas da noite anterior ao dia de atendimento. O cartório funciona das 08:00 às 14:00 horas, atendendo, dentre outros serviços, 70 senhas para o recadastramento biométrico, em razão de limitação provocada pelo pequeno número de funcionários e por possuir apenas 03 máquinhas e 02 impressoras. O cartório de Livramento, encontra-se em revisão ordinária para o recadastramento biométrico por tempo indeterminado, portanto, não há necessidade dos eleitores "dormirem" na fila de espera, uma vez que o TSE ainda não fixou data para encerramento da biometria. Por outro lado, em 52 municípios do Estado da Bahia, como, por exemplo, Salvador, Vitória da Conquista, Eunapólis, Porto Seguro, Guanambi e Brumado, o recadastramento biométrico termina no mês de janeiro de 2018 e os eleitores que não se recadastrarem terão os seus títulos cancelados, o que não é caso da 101ª Zona Eleitoral.


Prefeitos afastados na Bahia não podem falar com investigados e devem usar tornozeleira

A juíza Rogéria Maria Castro, da 2ª Seção do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), aplicou diversas medidas cautelares aos prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira, de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, e de Santa Cruz de Cabrália, Agnelo Santos. Uma das medidas é o uso de tornozeleira eletrônica, como previsto no artigo 319 do Código de Processo Penal. Além disso, os prefeitos afastados deverão comparecer periodicamente em juízo, para informar e justificar suas atividades. Eles também estão proibidos de acessar ou frequentar determinados lugares para evitar riscos de novas infrações, de manter contato com determinadas pessoas relacionadas ao delito, além de ter suspenso o exercício da função pública ou de atividade de natureza econômica ou financeira quando houver "justo receio de sua utilização para a prática de infrações penais". As medidas, segundo a magistrada, foram decretadas para substituir um pedido de prisão preventiva, pois a prisão só deve ser decretada em “situações extremas”, em observância ao respeito “à liberdade”. Segundo a decisão, “a forma com que os crimes foram cometidos, ‘movimentações financeiras e engenharia organizacional das empresas e as operações de lavagem de ativos’, demonstram, indubitavelmente, o poder de influência nas prefeituras dos municípios de Porto Seguro, Eunápolis e Santa Cruz de Cabrália”, todas cidades no sul da Bahia. O receio era de que os prefeitos, em liberdade, pudessem interferir na colheita de provas documental e oral.

 

Fonte - GazetaBahia


Governador assina 71 convênios para realização de obras em 61 municípios

O governador Rui Costa assinou nesta segunda-feira (13) 71 convênios entre o governo do Estado e 61 municípios baianos. O evento, realizado no auditório da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), reuniu outros sete prefeitos, 20 deputados estaduais e seis federais. De acordo com o governo estadual, serão disponibilizados R$ 37 milhões para a realização de obras de pavimentação de ruas, drenagem, macrodrenagem, reforma de estádios, ginásios, mercados e centros de abastecimentos, construção de pontes, aquisição de veículos e equipamentos para agricultores familiares e cessão de uso de bens móveis de saúde. “No próximo dia 27, faremos novo ato como novos municípios, para que possamos celebrar mais convênios”, afirmou o governador.

 

Fonte - Bahia Notícias


Chuva forte provoca alagamento na Bahia

A chegada de uma frente fria ao litoral da Bahia estimulou mais uma vez a formação de áreas de instabilidade sobre o estado. A chuva voltou a cair forte especialmente no sul e leste baiano, com registro de alagamentos em Jequié. 

Pelos dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), a chuva foi volumosa no período de 24 horas (entre às 15 horas de domingo e às 15 horas de segunda). Foram várias cidades que acumularam mais de 20 mm de chuva no período. Destaque para os volumes de 97 mm em Vitória da Conquista, 81 mm em Lafaiete Coutinho, na região de Jequié, 73 mm em Barra do Rocha, 58 mmem Itabuna. 

Pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), os maiores acumulados foram registrados em Ilhéus com 48,8 mm de chuva e em Ipiaú com 42,8 mm.   

O morador de Jequié, Rafael Morais fez imagens dos alagamentos na cidade. Depois de um domingo ensolarado e de calor intenso, a chuva caiu com força na madrugada desta segunda-feira: 

A frente fria vai continuar na altura do litoral da Bahia durante esta terça-feira (14), espalhando mais áreas de instabilidade pelo Nordeste. Todo o estado da Bahia permanece em alerta para mais chuva forte e volumosa, que pode vir com raios e rajadas de vento. Também há previsão de chuva forte para Salvador e o Recôncavo Baiano.  

O sul do Piauí e do Maranhão também continuam com nuvens carregadas e há risco de chuva forte. A frente fria ajuda a aumentar a chance de algumas pancadas de chuva em Sergipe, interior de Pernambuco, sul do Ceará, região de Teresina, no Piauí, e a parte central do Maranhão. 

A chuva só deve perder força a partir da quinta-feira (16). 

 

Fonte - ClimaTempo


LIVRAMENTO: INÍCIO DE SEMANA CHUVOSO ANIMA POPULAÇÃO
Foto registrada nesta segunda-feira, 13/11/2017

Depois de forte calor registrado no último domingo (12), a semana começou chuvosa em Livramento de Nossa Senhora, nesta segunda-feira (13), a previsão do tempo da Seagri indica cerca de 26 mm de chuva, com temperatura mínima de 22ºC e máxima de 27ºC. Amanhã, terça-feira, é esperado cerca de 27 mm de chuva com temperatura variando de 20ºC a 22ºC. O açude Brumado, também conhecido como Baragem Luis Vieira,  em Rio de Contas, registra hoje o volume de 17.816.600m³, que equivale a 16,96% de sua capacidade. A recarga do açude durante o ínicio do período chuvoso já soma 603.000m³ de água.

LIVRAMENTO: INÍCIO DE SEMANA CHUVOSO ANIMA POPULAÇÃO


PF investiga grupo suspeito de desviar R$ 500 milhões do INSS na Bahia

A Polícia Federal (PF) realiza na manhã desta segunda-feira (13) um grupo suspeito de desviar pelo menos R$ 500 milhões do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).  No total, a PF tenta cumprir nove mandados de busca e apreensão na cidade de Salvador. 

De acordo com as investigações o grupo atuava desde 2012. "Os envolvidos utilizavam-se de documentos falsos para darem entrada em processos de requerimento de benefícios previdenciários. Na prática eram utilizados relatórios e exames médicos falsos com o auxílio de servidores do INSS, também envolvidos nas fraudes", destacou a PF, em nota.

Os envolvidos responderão pelos crimes de estelionato contra à Previdência Social (Art. 171 §3 e Art. 288 Código Penal), os quais preveem penas de 1 a 5 anos de reclusão e multa. A operação, batizada de Contrafeito, conta com o apoio do Núcleo de Inteligência Previdenciária da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda. Um total de  50 policiais federais e 12 servidores da previdência Social atuam na operação.

 

Fonte - Correio24horas


Revoltado com falta de salário, funcionário joga caminhão de lixo em frente a prefeitura de Anagé

Os funcionários que prestam serviços à prefeitura de Anagé, localizada a 560 km de Salvador, estão revoltados com a falta de pagamento. Segundo informações passadas ao BNews, eles estão sem receber há mais de quatro meses. Na quinta-feira (9), os terceirizados teriam jogado um caminhão de lixo em frente ao prédio da prefeitura, interditando várias ruas no centro da cidade.

A vereadora Cema de João Vieira (PTB) explicou que a maioria dos funcionários contratados e terceirizados está entre quatro e cinco meses sem receber. Ela contou que encontrou no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) notas de pagamentos da prefeitura para as empresas, até agosto, mas as empresas não estão repassando para os funcionários.

A edil afirmou que um motorista do caminhão de lixo, revoltado com a falta de salário, jogou o material na porta da prefeitura. "Vários outros funcionários estão revoltados, os sindicatos estão se movimentando bastante, indignados com essa falta de pagamento".

"Eu vou pedir uma sessão especial para o presidente da Câmara para convocar a prefeita para justificar o que está acontecendo", afirmou a vereadora.

Já o coordenador de limpeza pública da prefeitura, Alex de Almeida, afirmou que o ato foi realizado por um funcionário de empresa de transporte, que presta serviço a prefeitura.

Em relação ao atraso de salários, ninguém na prefeitura quis falar com a reportagem e o e-mail encaminhado para o secretário de finanças não havia sido respondido.

 

Fonte - Bocaonews


Pleno decide que 5 candidatos mais antigos disputarão eleição para presidência do TJ-BA

Os nomes que disputarão a eleição do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) foram homologados na sessão extraordinária do pleno desta sexta-feira (10). Pela presidência da Corte baiana, disputam os desembargadores José Olegário, Rosita Falcão, Lourival Trindade, José Cícero Landin e Gesivaldo Britto. Após longa discussão para definir o critério a ser adotado para a homologação, os candidatos habilitados para concorrer à 1ª Vice-Presidência são os desembargadores Maria da Graça Osório, Carlos Roberto Araújo, Augusto de Lima Bispo, Osvaldo Bomfim e Maurício Kertzman. Com a desembargadora Sandra Inês no lugar de Augusto de Lima Bispo, os outros quatro nomes concorrem à 2ª Vice-Presidência. Para assumir a Corregedoria-Geral de Justiça, disputam os desembargadores Maria da Graça Osório, Carlos Roberto Araújo, Lisbete Maria, Maurício Kertzman e Sandra Inês. Já para o cargo de Corregedor das Comarcas do Interior, os candidatos homologados foram Maria da Graça Osório, Carlos Roberto Araújo, Jefferson Alves de Assis, Emílio Salomão e Osvaldo Bomfim. As eleições para o próximo biênio acontecem em sessão plenária na próxima quinta-feira (16).

 

Fonte - Bahia Notícias


No adeus aos ringues, Popó cai, mas vence por pontos

Dono de quatro títulos mundiais, o boxeador baiano Acelino Popó Freitas, 42 anos, pendurou as luvas após vencer, por pontos, o mexicano Gabriel "El Rey" Martinez, em Belém, na madrugada deste domingo (12).

Um dos maiores boxeadores da história do país, ele levou a melhor no combate por decisão unânime, mas sofreu uma queda (knockdown). Nos oito combates, as pontuações dos três juízes foram 75×74, 76×73 e 75×74.

“Quarenta e dois anos não é mais 32, nem 22. Foi bom parar assim. Se a gente para com nocaute seria golpe de sorte, ficaria com um gosto de quero mais, mas quis trazer um adversário bom, para valorizar a vitória. Obrigado. Se a gente não fizer as loucuras, nunca vamos saber quem verdadeiramente somos”, declarou o emocionado Popó, após a luta.

Tetracampeão mundial, Popó se despede do boxe com 41 vitórias (34 nocautes) e duas derrotas em 43 lutas. Os títulos mundiais são pelos superpenas e leves. Popó não lutava desde 2015, quando venceu o argentino Mateo Damian Veron, por nocaute no terceiro assalto, em Santos. 

Na luta desta madrugada, ele começou bem a luta, levou a melhor no primeiro round, mas depois sofreu para vencer. No segundo round, o mexicano chegou a derrubar Popó, que se recuperou, viu o rival ser punido e, ao término do combate, saiu vitorioso.

 

Fonte - Correio24horas