Portal Livramento

Portal Livramento

Resultado da busca pelo arquivo de "11/2016"

Bancários protestam contra o fechamento de agência do Banco do Brasil em Conquista

Sábado 26 Nov 2016 - 11h59




Bancários protestam contra o fechamento de agência do Banco do Brasil em Conquista

Na manhã de ontem (25), funcionários do Banco do Brasil e o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região (SEEB/VCR) fizeram uma manifestação contra o fechamento da agência do Banco do Brasil Régis Pacheco. O fechamento deve acontecer no início do próximo ano como parte do programa de reestruturação do banco em todo o país. A abertura da agência foi retardada e a categoria fez discursos públicos e panfletagem para esclarecer a população e cobrar ações do poder público, para que busque a manutenção do funcionamento da unidade. Com o fechamento do BB/Régis Pacheco, os mais de 350 mil habitantes de Vitória da Conquista contarão com apenas três agências do Banco do Brasil, sendo que o BB Estilo é destinada à clientes de alta renda. O lado oeste da cidade ficará desassistido, forçando clientes e usuários a se deslocar para o Centro ou para a Av. Olívia Flores.

Segundo o SEEB/VCR, cerca de 20 bancários serão realocados para outras agências, correndo o risco de terem seus salários drasticamente reduzidos com as perdas de funções e cargos comissionados. Além disso, os trabalhadores que fazem o apoio, como estagiários, vigilantes, telefonistas e auxiliares de Serviços Gerais correm o risco de não serem absorvidos por outras unidades e perderem seus empregos. Ainda pela manhã, o Sindicato dos Bancários participou, juntamente com outros sindicatos, de movimentos sociais e estudantis, do ato contra a PEC 55, Reforma Trabalhista e Previdenciária, e os ataques do governo, que aconteceu no CEASA. Na oportunidade, também foi feita panfletagem contra a reestruturação do BB. "Neste momento de retirada de direitos devemos estar unidos com todas as categorias contra o projeto neoliberal de privatização de empresas públicas. É importante que os bancários estejam mobilizados para combater os ataques e defender o papel social dos bancos públicos", afirmou a diretora de Cultura e Formação Sindical, Larissa Couto.

 

Fonte - Sertão Hoje

Maior líder político de Cuba, Fidel Castro morre aos 90 anos

Sábado 26 Nov 2016 - 11h45




Maior líder político de Cuba, Fidel Castro morre aos 90 anos

O ex-presidente e líder da revolução cubana, Fidel Castro, morreu anos 90 anos de idade, confirmou na madrugada deste sábado (26) seu irmão e sucessor, Raúl Castro. As informações são da agência Ansa. Em um anúncio na televisão, Raúl disse que era “com profunda dor” que confirmava a “morte do comandante Fidel Castro Ruz”, falecido às 22h29 de Havana do dia 25 de novembro de 2016. “Em cumprimento da expressa vontade do companheiro Fidel, seus restos mortais serão cremados”, afirmou Raúl, demonstrando emoção ao ler o breve comunicado.

Fidel Castro foi o herói histórico da esquerda moderna, o homem que mais desafiou os Estados Unidos. Mas, na opinião de líderes de centro-direita, Fidel era um ditador sanguinário e o culpado por isolar a ilha de Cuba por quase 60 anos de todo o mundo. Conhecido como “Comandante” pelos cubanos, Fidel era personagem de várias histórias e boatos. “Ele não dorme”, “ele não esquece de nada”, “é capaz de te penetrar com o olhar e descobrir quem você é”.

Fidel sempre teve uma saúde de ferro, até quando enfrentou uma hemorragia intestinal durante uma viagem à Argentina aos 80 anos de idade. Em 31 de julho de 2006, os problemas de saúde provocados pelo avanço da idade o fizeram delegar temporariamente o poder a seu irmão Raúl. Em fevereiro de 2008, Fidel renunciou oficialmente ao cargo de presidente cubano e, desde então, era o principal conselheiro do Partido Comunista e do novo governo.

A era Fidel Castro vem se dissolvendo pouco a pouco, enquanto uma nova Cuba surge devido a uma série de reformas econômicas e da retomada das relações bilaterais com os Estados Unidos, rompidas há mais de meio século. Fidel assistia a tudo isso de longe, mas não deixava de fazer suas análises em artigos publicados no jornal oficial cubano Granma. A fragilidade da sua saúde já tinha provocado boatos sobre sua morte várias vezes nas redes sociais. Com informações da Agência Brasil.

Conquista: Decisão obriga que manifestantes deixem Uesb

Sexta 25 Nov 2016 - 13h53




Conquista: Decisão obriga que manifestantes deixem Uesb

Uma decisão de reintegração de posse desta sexta-feira (25) em caráter liminar determina a desocupação do campus da Uesb [Universidade Estadual do Sudoeste]. A unidade de ensino superior está ocupada há 34 dias por manifestantes contrários à PEC 55 [Proposta de Emenda à Constituição] que limita gastos públicos em até 20 anos. A decisão, do juiz Ricardo Frederico Campos, desta sexta obriga que o grupo deixe as dependências da universidade em 24 horas. De acordo com o Blog do Anderson, a ação foi proposta pelo Movimento Liberta Uesb, de estudantes contrários à ocupação do espaço.

Cachaça é produto de exportação no município de Abaíra

Sexta 25 Nov 2016 - 13h26




Cachaça é produto de exportação no município de Abaíra

O município de Abaíra, localizado no Circuito do Ouro da Chapada Diamantina, tem belezas naturais como a cachoeira subterrânea do Zulego e do Antônio João, mas pode mesmo é se gabar da cachaça produzida por lá. A Cachaça de Abaíra, já popularmente conhecida em todo o estado, tem o selo de Indicação Geográfica (IG), o primeiro na Bahia, junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

De acordo com a superintendente do Ministério da Agricultura na Bahia, a ex-deputada Virgínia Hagge, o selo de IG é de alta importância, pois marca a região, e o estado, como produtora da melhor cachaça. “A cachaça da Microrregião de Abaíra há muito tempo já era conhecida pelos consumidores devido às suas particularidades, tipicidade e qualidade, porém só agora teve sua reputação reconhecida e protegida através do registro de IG”, concluiu.

Através da concessão da IG é possível promover o desenvolvimento regional sustentável via agregação de valor aos produtos agropecuários. O selo foi requerido pela Associação dos Produtores de Aguardente de Qualidade da Microrregião Abaíra e contou com o empenho dos produtores rurais e do trabalho iniciado pela SFA/BA, através da Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário (DPDAG), que atuou nas ações necessárias à sua concessão desde o início dos trabalhos até sua conclusão, inclusive com a emissão do Instrumento Oficial de delimitação da área.

O registro de Indicação Geográfica (IG) é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado.

Jornal da Chapada

PF deflagra operação contra desvios no transporte escolar em 5 cidades

Sexta 25 Nov 2016 - 11h45




PF deflagra operação contra desvios no transporte escolar em 5 cidades

Uma operação da Polícia Federal deflagrada na manhã desta sexta-feira (25) contra desvios de recursos de transporte escolar cumpre mandados judiciais nas cidades de Malhada de Pedras, no sudoeste; Salvador, Alagoinhas, no agreste; Itagibá, no Médio Rio de Contas, e São José do Jacuípe, na Bacia do Jacuípe. São cumpridos dois mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária, oito conduções coercitivas, três medidas cautelares e 15 mandados de busca e apreensão. A operação Vigilante foi desencadeada pela PF, com apoio do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU). O prejuízo estimado ao Erário é de, pelo menos, R$ 3 milhões. Segundo a operação, foram identificadas fraudes em licitação, com direcionamento, para contratação de empresa vinculada a gestores municipais; superfaturamento mediante adulteração de quilometragem de linhas percorridas; e cobrança pela prestação de serviço de transporte, em dias sem atividade escolar. Em alguns casos, a quilometragem cobrada era mais do que o dobro da distância real percorrida. Cerca de 90 agentes participam da ação, entre policiais e auditores da CGU. Vigilante, nome da Operação, faz referência ao nome da empresa utilizada pela organização criminosa, que em tupi, significa vigilante; e faz alusão a órgãos de controle, que estão vigilantes quanto aos desvios de recursos públicos.

De Salvador, Geddel envia carta de demissão à Presidência

Sexta 25 Nov 2016 - 11h43




De Salvador, Geddel envia carta de demissão à Presidência

O ministro da Secretaria do Governo, Geddel Vieira Lima, já entregou a carta de demissão à Presidência da República. A informação foi confirmada por assessor da Presidência pela Globo News. Na manhã desta sexta-feira (25), já era especulada (clique aqui e aqui) a saída do peemedebista, após o agravamento da crise gerada pelas denúncias do ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, que pediu demissão na última sexta-feira (18), alegando que Geddel o tinha pressionado para atuar junto ao Iphan para liberar parecer favorável à construção do empreendimento La Vue, na Ladeira da Barra, em Salvador.  Na carta, Geddel afirma que voltará à Bahia "diante da dimensão das interpretações dadas" e pede desculpas a Temer "aos que estão sendo por elas alcançados".

 

Fonte - Bahia Notícias

Bradesco pode fechar agências nos próximos meses, anuncia presidente do banco

Sexta 25 Nov 2016 - 11h16




Bradesco pode fechar agências nos próximos meses, anuncia presidente do banco

Depois de anúncios do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, o Bradesco também poderá realizar medidas de economia, como fechamento de agências e transferência para postos de atendimento menores nos próximos meses. A informação foi passada pelo presidente do banco, Luiz Carlos Trabuco, durante reunião com investidores em São Paulo. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, o banco estava descartando a possibilidade de fechar agências após a sobreposição de unidades com o HSBC. Apesar de ter negociado a aquisição do braço brasileiro do banco inglês em agosto de 2015, o Bradesco só foi autorizado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) a efetivar a aquisição e começar a fusão apenas em julho deste ano. "Existe uma certa sobreposição [de agências], mas o que vai decidir [o que será feito com as agências] serão os balancetes", afirmou Trabuco. A decisão vai depender do resultado de vendas de cada agência. O Bradesco atualmente tem 5.242 agências, considerando a rede de atendimento.

 

Fonte - Bahia Notícias

CAASE PROMOVE CAMINHADA PARA COMBATER CÂNCER INFANTO-JUVENIL NESTE DOMINGO (27)

Sexta 25 Nov 2016 - 08h33




CAASE PROMOVE CAMINHADA PARA COMBATER CÂNCER INFANTO-JUVENIL NESTE DOMINGO (27)

A CAASE (Casa de Apoio Amigos da Saúde) realizará mais uma Caminhada Passos que Salvam, no dia 27 de novembro, com saída da praça Zezinho Tanajura a partir das 7:30 horas até o Clube de Campo Caiçara. Logo após terá uma pelestra, e em seguida será servido um lanche. Adquira logo o seu kit, no valor de R$30,00 (trinta reais) e vamos alertar toda a população livramentense para o combate ao câncer infanto-juvenil. A CAASE, através da Casa de Apoio em Barretos, São Paulo, já acolheu inúmeros pacientes e acompanhantes de Livramento de região e precisa de doações para dar continuidade aos seus trabalhos. A sede da entidade fica na rua Ursino Meira Júnior, nº 246, centro nesta cidade.

 

Após conversa com Temer, amigos aconselham Geddel a pedir demissão

Sexta 25 Nov 2016 - 08h27




Após conversa com Temer, amigos aconselham Geddel a pedir demissão

Após as denúncias do ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, sobre pressões do ministro Geddel Vieira Lima referentes ao empreendimento La Vue, em Salvador, amigos do peemedebista aconselharam o secretário de Governo a pedir demissão, após conversarem com o presidente Michel Temer. Segundo informações do Blog do Moreno, do jornal O Globo, os interlocutores de Geddel argumentam que a situação se tornou insustentável, sobretudo após Calero prestar depoimento à Polícia Federal – de acordo com o colunista Kennedy Alencar, ele disse a PF que teria gravado conversas com Geddel, Temer e com o ministro Eliseu Padilha (Casa Civil). Geddel nega ter sido procurado por ministros para discutir o problema. “Não tenho motivo nenhum para pedir demissão”, afirmou, acrescentando que os rumores se devem a “assessores palacianos que acreditam que sua saída seja melhor para o governo”. Calero também citou o próprio presidente, que rebateu as acusações. A PGR estuda incluir Temer e Padilha em um inquérito para apurar a conduta de Geddel.

 

Fonte - Bahia Notícias

Bancário foi morto em Maracás porque cobrou “juros abusivos” em um empréstimo

Sexta 25 Nov 2016 - 08h25




Bancário foi morto em Maracás porque cobrou “juros abusivos” em um empréstimo

Três homens foram presos suspeitos de envolvimento no assassinato do bancário Filipe Meira de Oliveira, de 29 anos, encontrado morto dentro do porta-malas do próprio carro na cidade de Maracás, no sudoeste.

De acordo informações divulgadas nesta quinta-feira (24) pela Polícia Civil, o suspeito apontado como mandante do homicídio disse que planejou o crime porque a vítima vinha cobrando juros abusivos após fazer um empréstimo.

O corpo de Filipe, que era funcionário da Caixa Econômica Federal (CEF), foi encontrado no dia 13 de novembro em uma estrada de terra no distrito de Florestal. Os autores do crime, segundo a polícia, atiraram na vítima e incendiaram o veículo antes de abandoná-lo no local. Um dos suspeitos, Rogério de Jesus Santos, o Branquelo, confessou participação no crime, conforme a polícia. Ele teve o mandado de prisão preventiva cumprido na quarta-feira (23), por uma equipe da Delegacia Territorial (DT) de Jequié.

Os outros dois suspeitos, Girleno Pereira de Miranda, 31, que seria o mandante do crime, e Jackson Silva de Jesus, 20, foram presos na última sexta-feira (18). De acordo com a polícia, eles também confessaram em detalhes como o assassinato de Filipe foi planejado e executado. Segundo o delegado Cristiano Mangueira, Girleno disse ter feito um empréstimo com a vítima e, como o bancário vinha cobrando juros abusivos, a quitação da dívida ficou inviável.  Além disso, conforme disse o suspeito, o funcionário do banco exigia a casa e um sítio, ambos de propriedade de Girleno, como parte do pagamento.

Para se livrar das cobranças, o suspeito decidiu, então, contratar Jackson e Rogério para matarem Filipe. No dia do crime, segundo a polícia, Girleno alegou à vítima que queria ter uma conversa sobre a dívida e o atraiu ao seu sítio, onde o homicídio ocorreu. Jackson confessou ter sido o responsável por incendiar o carro. Embora o caso tenha sido esclarecido, o delegado Cristiano Mangueira informou que vai manter a investigação, pois acredita que a motivação precisa ser melhor esclarecida. Há a suspeita de que outras pessoas estejam envolvidas no crime. O delegado agora aguarda o resultado de exames periciais para concluir o inquérito e remeter à Justiça.

 

Fonte - VCN

Livramento e Paramirim receberam a visita do Colégio Oficina para tratar de educação

Quinta 24 Nov 2016 - 13h57




Livramento e Paramirim receberam a visita do Colégio Oficina para tratar de educação
“Por uma questão de educação” foi o tema do encontro entre pais, educadores e representantes da escola

Quando estão no último ano do Ensino Fundamental 1 ou 2 (antiga 4ª ou  8ª série, respectivamente),  muitos alunos de outras cidades do interior do estado se deslocam para Vitória da Conquista a fim de darem sequência aos estudos e o Colégio Oficina é sempre a principal referência para muitos pais e estudantes.

Ao longo dos anos, a escola vem firmando parcerias com instituições educacionais da própria cidade, mas, em 2016, o Colégio Oficina inovou mais uma vez e estendeu a rede de parcerias a pais, educadores, imprensa, opinião pública e interessados em educação de outras cidades do interior da Bahia. 

Livramento e Paramirim foram a sexta e sétima cidades, respectivamente, do interior da Bahia a receber a visita de uma equipe de profissionais formada por diretores e coordenadores do Oficina. Nessa última quarta, 23, uma equipe pedagógica do Oficina esteve em ambas as cidades, promovendo encontros e visitando escolas. Em Livramento, ofereceu um café para cerca de 30 convidados no espaço Avenida 53, todos interessados em conhecer os projetos pedagógicos, a linha de educação, a equipe e a estrutura do melhor colégio de Vitória da Conquista, 1º lugar pelo oitavo ano consecutivo no Enem.

A ideia é estreitar laços e oferecer aos parceiros a oportunidade de visitar o Oficina em Conquista e tornar a parceria escola-pais-alunos permanente.

Para saber mais, acesse: www.colegiooficinavc.com.br

facebook.com/colegiooficina – vitória da conquista [oficial]

instagram.com/oficina_vc

Camaçari: Nove mortes confirmadas e 14 feridos após incêndio em farmácia

Quinta 24 Nov 2016 - 12h05




Camaçari: Nove mortes confirmadas e 14 feridos após incêndio em farmácia

O número de mortos no incêndio ocorrido na tarde desta quarta-feira (23) na farmácia Pague Menos, no centro de Camaçari, região metropolitana de Salvador, subiu para nove. Segundo informações do portal G1 Bahia, até as 20h, eram seis mortes confirmadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), mas outros três corpos foram retirados do local do incêndio até as 6h desta quarta. Ainda não foi divulgada a identidade das vítimas. Além dos nove mortos, 14 pessoas ficaram feridas, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Camaçari. Nove foram socorridas para o Hospital Geral de Camaçari e, deste grupo, quatro transferidas para o Hospital Geral do Estado (HGE).

 

Fonte - Bahia Notícias

Agentes da Caesg prendem suspeito da morte do dono de Lotérica no centro

Quinta 24 Nov 2016 - 11h57




Agentes da Caesg prendem suspeito da morte do dono de Lotérica no centro

Após informações de populares sobre homens armados, autores da explosão de um posto de gasolina na BR -116 ocorrido no último dia 14/11, a guarnição recebeu informações de que a quadrilha se encontrava homiziada em uma fazenda situada na zona rural de Ribeirão do Largo.

Os policiais montaram campana e conseguiram prender 5 indivíduos, apreendendo também 4 armas de fogo, sendo 1 pistola .40, 1 pistola 380, 2 revolveres cal .38, além de uma certa quantia maconha, crack, dinheiro e munições.

Entre os presos, se encontrava Davi Silva Tavares. Contra o mesmo existia um mandado em aberto de prisão acusado pelo crime de latrocínio, cometido contra Edvaldo Cardoso de Souza de 59 anos, dono de uma Lotérica no dia 09/05. Todos os indivíduos foram apresentados na delegacia da cidade de Itapetinga, onde foram flagranteados. // Blog do Léo Santos.

 

Fonte - VCN

PF deflagra operação que apura crimes contra INSS; prejuízo seria de R$ 37 milhões

Quinta 24 Nov 2016 - 11h53




PF deflagra operação que apura crimes contra INSS; prejuízo seria de R$ 37 milhões

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (24) a Operação Compensação, que investiga uma suposta organização que cometia crimes contra o INSS no Distrito Federal e que pode ter gerado um prejuízo de R$ 37 milhões nas contas da Previdência. Ao todo, são sete mandados judiciais expedidos pela 12ª Vara da Justiça Federal no DF. "O modus operandi consistia na utilização de empresas ativas e inativas para o envio de GFIP's (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social) extemporâneas, com dados inautênticos acerca de supostos prestadores de serviço autônomos, a chamada categoria 13", afirma a PF em nota. Segundo as investigações, eram inseridas nas guias de recolhimento do FGTS informações referente compensações de valores de créditos tributários devidos. Com isso, ocorria o "zeramento" – a ausência de tributos a recolher aos cofres públicos. De acordo com a PF, a organização criminosa investigada era composta por empresários, um servidor público do INSS e um escritório de contabilidade. Os envolvidos podem ser indiciados pelos crimes de estelionato previdenciário, falsidade ideológica e organização criminosa.

 

Fonte - Bahia Notícias