CARTÓRIO ELEITORAL DA 101ª ZONA VOLTA ATENDER AO PÚBLICO NA PRÓXIMA SEGUNDA (05) COM A REABERTURA DO CADASTRO ELEITORAL

O Cartório Eleitoral da 101ª Zona, com sede em Livramento de Nossa Senhora, que atende também os município de Dom Basílio, Rio de Contas e Jussiape, estará com expediente suspenso nesta quarta (31) e quinta-feira (01/11), de acordo com a Portaria 509, de 04 de outubro de 2017. O Cartório volta a funcionar normalmente na próxima segunda-feira (05), com abertura do Cadastro Eleitoral, que significa que o eleitor pode requerer  seu alistamento eleitoral (incrição), requerer transferência e revisão de dados, tudo feito via biometria. O atendimento será por ordem de chegada mediante a distribuição de senhas, o chefe do cartório, Guilherme Moreira, informou ao Portal Livramento que 33% dos eleitores da 101ª Zona Eleitoral já realizaram o cadastro biométrico. 




Petrobras reduz em 6,2% preço da gasolina; Preço médio nacional é de R$ 4,72

A Petrobras reduzirá o preço médio da gasolina nas refinarias em 6,2% a partir de quarta-feira, no maior corte já feito pela estatal desde o anúncio de uma política de reajustes até diários do combustível, em vigor desde julho do ano passado.

Com a alteração, o valor médio do combustível cairá para 1,8623 real por litro, o menor valor em quase seis meses, desde o 1,8523 real visto em 9 de maio.

O corte se dá em meio a uma valorização do real ante o dólar e também a um enfraquecimento das referências internacionais do petróleo, parâmetros utilizados pela companhia para a formação de preços dos combustíveis.

A redução ocorre ainda um dia depois de a Petrobras anunciar uma diminuição de 10,1% no preço do diesel nas refinarias, dada a definição de um novo preço de comercialização para o programa federal de subvenção ao combustível.

Em outubro, o preço da gasolina nas refinarias caiu cerca de 16%, enquanto no acumulado de 2018 apresenta alta de quase 10%.

Na semana passada, o preço médio da gasolina nas bombas dos postos se manteve em 4,723 reais por litro, praticamente estável ante o recorde nominal de 4,725 reais por litro visto na semana imediatamente anterior, conforme monitoramento da reguladora ANP.

 

Fonte - Veja Abril


Rádio 88 FM realizou mesa redonda com temática voltada para o 2° turno das eleições

Foi com um clima muito amistoso que os jornalistas Raimundo Marinho, Yonélio Sayd e o advogado Guto Tanajura fizeram uma análise sobre o resultado das eleições. A conversa foi mediada pelo apresentador do Jornal da 88, Emanuel Fernandes, na edição desta última segunda-feira (29), e o nossos convidados trouxeram três vieses diferentes.

No primeiro instante, Guto Tanajura fez questão de fazer uma análise numérica do resultado e aproveitou a oportunidade para salientar a importância de celebrar a democracia. “A diferença foi de pouco mais de 10 milhões, numa eleição bastante polarizada. Mas o mais importante foi a festa da democracia em que todos os eleitores do país puderam escolher livremente o próximo presidente, que eleito pelo povo, terá legitimidade para governar a partir de 2019”, afirmou Guto.

Já Raimundo Marinho ponderou que deve haver respeito pela decisão da maioria e ressaltou a importância de continuar acreditando na lisura do processo eleitoral. “Havia muito discurso infamado em que dava parecer que a democracia estava em risco, mas não houve nada disso. Por tanto, desmitificou-se essas falas. Resta a sociedade agora fiscalizar e exigir do novo presidente medidas que visem o melhor pro país, afinal, ele será o presidente de todos os brasileiros”, ponderou Raimundo.

Em contrapartida a fala de Marinho, Yonélio relatou que teve um pouco de medo por conta do cenário dividido e enérgico que tomou conta das duas campanhas, tanto a do PT, como a do PSL. “Houve um acirramento de discursos de ambas as partes. Foi quase uma guerra de ofensas gratuitas, principalmente, nas redes sociais. Graças a Deus a democracia prevaleceu”, disse aliviado.

Os convidados também voltaram olhares para o número de abstenções do pleito em Livramento e do papel da militância nas campanhas dos dois candidatos.

Raimundo Marinho abriu o segundo bloco ressaltando a importância do eleitor em todo processo. “A eleição deste ano foi diferente pelo vasto envolvimento dos eleitores em defesa de seus candidatos. No entanto, a participação destes não acaba com o resultado final. Por isso, a sociedade em geral deve acompanhar o trabalho de todos os eleitos”, aconselhou. Yonélio por sua vez enxergou com a normalidade a quantidade de ausentes no município. “Acredito que a quantidade de pessoas que ficaram sem votar está dentro da normalidade da realidade de Livramento, principalmente quando se trata de uma eleição para presidente”. Guto também acompanhou o parecer de Sayd: “dentro da normalidade. Basta lembrar que existe um percentual de pessoas que nem sempre conseguem estar em Livramento para votar”.

Para finalizar, os analistas fizeram questão de relembrar a importância dos deputados eleitos no que tange a viabilização de emendas parlamentares para Livramento.

Marinho, por exemplo, explicou que os deputados são intermediadores junto ao governo do estado e ao governo federal para que verbas sejam destinadas para Livramento. “Nossas reivindicações dependem de dinheiro, dependem de projeto, por tanto, a cidade não tem condições de fazer sozinhas. O dinheiro das emendas é originado de nossos impostos, por isso, não deveriam ser viabilizados dessa forma, com o intuito de promover os políticos”, criticou Raimundo. Já Guto chamou atenção falta de autonomia financeira de Livramento. “A receita de Livramento gira em torno de 80 milhões de reais. Como a cidade é muito incipiente para gerar receita, existe uma certa dependência das emendas, ou seja, do repasse de dinheiro dos deputados para a cidade. No nosso caso, os deputados estaduais eleitos que tiveram voto no município foram Marquinhos Viana (PSB) e Nelson Leal (PP). Resta torcer que eles se atentem para nossa realidade”. Yonélio encerrou as análises dizendo achar incerto o destino dessas verbas. “É difícil você fazer uma conta exata em cima de eleição de deputado estadual e federal, pois, infelizmente, o deputado eleito, filho daqui, ao meu ver, não faz nada por aqui. É preciso apostar como os livramentenses apostaram ao escolher esses deputados apoiados pelo prefeito, pelos vereadores e etc. Qual seria a solução para Livramento nesse sentido: construir duas candidaturas. Uma para deputado estadual e outra para deputado federal com filhos livramentenses, pois com Nelson não tem funcionado”, queixou-se.

 

Fonte - Radio88FM


Estudante de Caculé ganha prêmio nacional por produzir reservatório sustentável de água

Quando recebeu a notícia que ganhou o segundo lugar do Prêmio Jovem Cientista, na categoria Ensino Médio, Sandro Lúcio Nascimento, de 17 anos, garantiu que o coração começou a acelerar e ele não acreditou que estava ganhando um prêmio nacional. O estudante do Colégio Estadual Norberto Fernandes foi premiado por produzir uma caixa d’água ecológica feita com fibra de coco e garrafa pet para economizar água.

Morador da zona rural do município de Caculé e filho de agricultores, Sandro contou que um dos problemas da cidade é não ter coleta seletiva. Sendo assim, o lixo na região onde ele mora tem dois destinos: aterro ou incineração, ambos nocivos para o meio ambiente. “Foi isso que me levou a questionar o que eu poderia fazer para resolver esse problema”, afirmou o estudante. Outro empecilho destacado por ele foi o desperdício de água potável no colégio, que era utilizada para irrigação, limpeza, entre outras atividades. “Foi aí que eu tentei relacionar os dois”, declarou. Diante desta situação, Sandro começou a pensar que estas atividades poderiam ser feitas com água da chuva, enquanto a água potável ficaria apenas para os bebedouros e para o uso na cozinha.

O projeto de Sandro consiste na captação da água da chuva através de um reservatório sustentável. No lugar onde estariam blocos de cimento, ele colocou garrafas pet, e para substituir a sílica, matéria-prima com que é feita o cimento, ele utilizou cinzas de coco. “Na minha região tem muita produção de coco, então no lugar da lenha que seria desmatada, utilizamos a casca do coco, e com o resíduo do forno produzimos o cimento, buscando assim uma melhoria na preservação do meio ambiente”, declarou. O estudante contou que, para entender o processo de produção do cimento, ele foi até uma fábrica em Brumado e estudou qual material seria melhor para substituir a sílica.

O projeto funciona com a captação da água da chuva através de calhas no telhado da escola. Como o município de Caculé está no polígono das secas do nordeste brasileiro, a ideia de Sandro pode servir de ajuda durante o período que falta água. “Aqui na nossa região chove apenas três meses e os outros nove meses não tem nada, só seca. Então tem muita ocorrência de faltar água em períodos de estiagem, e captando essa água poderemos economizar ainda mais essa água potável”, frisou Sandro.

Para a elaboração do reservatório, que comporta 150 m³, o estudante contou com o apoio da família e também dos professores da escola, que se empenharam para auxiliar nos estudos para a construção do depósito. O plano dele é estender a sua criação da escola para todas as residências. Para o seu futuro, o estudante planeja cursar medicina na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) que, segundo ele, é mais perto de casa.

Sandro participou da 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista, uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que premia estudantes, pesquisadores e instituições de ensino desde 1981. O anúncio dos vencedores foi feito na sede do CNPq nesta terça-feira (30). Sandro foi o único baiano no rol de ganhadores em 2018. A entrega das premiações será realizada em dezembro, em solenidade no Palácio do Planalto.

 

Fonte - Bahia Notícias


Petrobras reduzirá preço da gasolina nas refinarias em 6,20%

A Petrobras reduzirá os preços da gasolina em 6,20 por cento nas refinarias a partir de quarta-feira, no maior corte percentual já anunciado pela estatal desde o início de sua sistemática de reajustes diários, em julho do ano passado.

Com a alteração, o preço médio do produto nas refinarias cairá para 1,8623 real por litro, conforme informações no site da estatal.

 

Fonte - Exame

 


LIVRAMENTO: CHOVEU CERCA DE 75 MM DESDE O ÚLTIMO DOMINGO

Do último domingo (28) até o final da manhã desta terça-feira (30) choveu cerca de 75 mm no Centro Comercial do município de Livramento de Nossa Senhora. Na sede da Adib, localizada no Perímetro Irrigado do Brumado, neste período choveu cerca de 70 mm. Na zona rural, Povoado de Itagaçú, choveu cerca de 80 mm. A chuva mais volumosa ocorreu na manhã de hoje (30), no Bairro Taquari as ruas e avenidas foram tomadas quase que totalmente pela água. 

LIVRAMENTO: CHOVEU CERCA DE 75 MM DESDE O ÚLTIMO DOMINGO

Bahia continua com chuva forte nesta terça-feira

Uma frente fria conseguiu chegar ao litoral da Bahia e desde o fim de semana está estimulando a formação de nuvens carregadas sobre o estado e outras áreas do interior do Nordeste. A chuva na Bahia passou de 70 mm em 24 horas e a situação é de atenção para mais chuva no decorrer desta terça-feira (30).  Há alerta para temporais na Bahia e risco de chuva forte pelo interior do Piauí e do Maranhão. 

A frente fria permanece no litoral baiano nesta terça-feira e o tempo vai seguir carregado, com chuva a qualquer momento no sul e no centro-oeste baiano. Além de forte, a chuva pode ser volumosa. O sol aparece forte na capital Salvador e no norte da Bahia, mas a partir da tarde há previsão de pancadas de chuva moderadas à fortes e com raios. 

Também há condições para mais pancadas de chuva sobre municípios do centro-sul do Maranhão e do Piauí, inclusive em Teresina e até no sertão de Pernambuco. 

 

Fonte - Clima Tempo


RIO DE CONTAS: VOLUME DE ÁGUA DA BARRAGEM LUIS VIEIRA É DE 18,4 MILHÕES DE M³

Após o período sem chuvas (março a outubro), o volume de água da Barragem Luis Vieira, também conhecida como Açude Brumado, em Rio de Contas, é de 18.399.500m³, equivalente a 17,51% de sua capacidade. Em 30 de maio, após neblinas, o volume era de 26.341.500 m³ (25,09%). Com a volta das chuvas na região, a esperança dos fruticultores é que o açúde aumente sua capacidade, ultrapassando o volume de 30 milhões de m³.


LIVRAMENTO: FERNANDO HADDAD OBTEVE 80,54% DOS VOTOS VÁLIDOS

Em que pese ter sido derrotado no 2º turno das Eleiçoes 2018, Fernando Haddad (PT) obteve 80,54% dos votos válidos dos eleitores do município de Livramento de Nossa Senhora, equivalente a 19.346 votos. O Presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL) obteve 19,46%, equivalente a 4.674 votos válidos. Votos Nulos foram 1.180 (4,62%), Brancos 323 e eleitores ausentes 23,95%. O total de eleitores do município de Livramento é 33.560, sendo que 76,05% compareceram às urnas neste domingo.


Bolsonaro venceu em apenas quatro cidades da Bahia; veja os municípios

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) formou maioria de votos em apenas quatro municípios da Bahia: Luís Eduardo Magalhães, Teixeira de Freitas, Itapetinga e Buerarema. Nas outras 413 cidades Fernando Haddad (PT) venceu nas urnas, na maioria com mais de 60% dos votos válidos.

Na cidade do oeste baiano, Bolsonaro teve 58,8% dos votos. Para 41,20% dos eleitores de Luís Eduardo Magalhães, o petista deveria governar o país. Em Itapetinga, o percentual foi menor.

Em Buerarema, o novo presidente da República recebeu votos de 55,26% dos eleitores, contra 44,74% do petista.

O candidato do PSL foi opção para 53,69% dos itapetinguenses, enquanto 46,31% dos munícipes votaram em Haddad.

Em Teixeira de Freitas, a disputa foi acirrada. A diferença entre o presidente eleito e o candidato derrotado foi de pouco mais de 1.300 eleitores. Bolsonaro ficou com 50,97% dos votos válidos e Haddad com 49,03%.

Nas quatro cidades, o capitão reformado também venceu no primeiro turno. No entanto, duas cidades que registraram a vitória de Bolsonaro na primeira fase das eleições mudaram o placar. Itabuna deu 51,31% para Haddad neste domingo (28) e Ilhéus ultrapassou o percentual de 60% de apoio ao petista.

 

Fonte - Bahia Notícias


Semana é de muita chuva sobre a Bahia

Uma frente fria avançou sobre a Bahia no fim de semana estimulando a formação de nuvens muito carregadas, que provocaram tempestades em áreas do litoral e do interior baiano. Nesta segunda-feira, 29 de outubro, esta frente fria passa por Salvador e a partir da terça-feira, 29, enfraquece e se afasta em alto-mar, mas as condições para chuva sobre a Bahia permanecem altas até o fim da semana.

A Bahia tem mais chuva  nesta segunda-feira e também na terça-feira, 30 de outubro. Os dois dias serão com muita nebulosidade e chuva frequente. Há condições para chuva moderada a forte em todo o estado, inclusive em Salvador e no Recôncavo. O risco de raios pelo interior é alto. As rajadas e vento pelo litoral podem chegar aos 60 km/h. A chance de chuva nas áreas próximas a Pernambuco, Sergipe e a Alagoas é menor do que nas outras regiões da Bahia.

A partir da quarta-feira, 31 de outubro, o extremo norte da Bahia, região de Juazeiro, de Paulo Afonso voltam a secar, mas Salvador e as outras regiões baianas continuam com condições para pancadas de chuva.

 

Fonte - Clima Tempo


Na Bahia, Fernando Haddad teve 72% dos votos; abstenção foi maior que no 1º turno

Apesar de derrotado no segundo turno das eleições de 2018, Fernando Haddad (PT) obteve mais de 72,5% dos votos dos eleitores baianos. O petista teve mais do que o dobro de votos que o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), que ficou com cerca de 27,5% dos votos válidos.

Tanto Haddad quanto Bolsonaro cresceram no número de votos entre os baianos no comparativo com o primeiro turno das eleições. O petista obteve na primeira etapa 4,4 milhões de votos, o equivalente a 60,28%, enquanto que o deputado do PSL ficou com 1,7 milhão de sufrágios, que equivale a 23,41%.

O percentual de não voto também sofreu alterações no comparativo entre os dois turnos. A abstenção, que ficou em torno de 20,7% em 7 de outubro, neste domingo (28) subiu para pouco mais de 21%. O número de votos brancos e nulos diminuiu. No primeiro turno, 2,06% dos baianos optaram pela primeira opção, frente a 1,32% no segundo turno. Já os votos nulos, que somaram quase 700 mil na primeira etapa, ficaram próximo de 500 mil votos agora.

 

Fonte - Bahia Notícias


Após 5 meses, taxa extra na conta de luz será menor em novembro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (26) que, após cinco meses seguidos, a bandeira tarifária deixará de ser vermelha e passará a ser amarela em novembro. Com a decisão da Aneel, a taxa extra na conta de luz cairá de R$ 5,00 para R$ 1,00 a cada 100 quilowatts-hora (KWh) consumidos. De acordo com a Aneel, apesar de os reservatórios das usinas hidrelétricas ainda apresentarem níveis reduzidos, houve queda no preço da energia no mercado a vista com o início da estação chuvosa.

 

Fonte - Achei Sudoeste