Portal Livramento

Portal Livramento

Resultado da busca pelo arquivo de "09/2016"

RIO DE CONTAS: TRAGÉDIA REPERCURTE NA IMPRENSA NACIONAL

Terça 20 Set 2016 - 14h07




RIO DE CONTAS: TRAGÉDIA REPERCURTE NA IMPRENSA NACIONAL

A tragédia que vitimou três jovens na barragem Luis Vieira no último sábado (17), repercurtiu na imprensa nacional. A notícia foi transmitida no jornal do SBT, pela manhã com as repórteres Joyce Ribeiro e Patrícia Rocha. O vídeo pode ser visto no site do SBT, no programa Primeiro Impacto transmitido todas as manhã (http://www.sbt.com.br/jornalismo/primeiroimpacto) . O grupo de jovens que estava com as irmãs pretendiam acampar do outro lado da barragem. Ana revelou que a embarcação estava com muito peso. “Tinha cerveja, refrigerante, gelo, carne em uma sacola, tinha colchão, uma barraca. A gente ia acampar do outro lado”, lembra. Um outro sobrevivente também contou que tentou salvar os amigos e disse que chegou a ver um dos desaparecidos nadar em direção ao outro lado. O corpo de bombeiros relatou que as buscas estão muito difíceis, pois além da cor escura da água, há uma profundidade e comprimento muito grande, bem como a quantidade de vegetação, que pode ter prendido alguns dos corpos.




RIO DE CONTAS: TRAGÉDIA REPERCURTE NA IMPRENSA NACIONAL
Foto: Patrick Cassiano

LIVRAMENTO: CLÍNICA MÉDICA SANTA HELENA PROMOVE OUTUBRO SOLIDÁRIO

Terça 20 Set 2016 - 11h50




LIVRAMENTO: CLÍNICA MÉDICA SANTA HELENA PROMOVE OUTUBRO SOLIDÁRIO

A Clínica Médica Santa Helena inicia mais uma campanha: Outubro Solidário. Doe um brinquedo e faça uma criança feliz. Todos os brinquedos arrecadados serão doados a entidades sem fins lucrativos que prestam apoio a crianças carentes. Informações pelo telefone (77) 3444-1467.




LIVRAMENTO: CLÍNICA MÉDICA SANTA HELENA PROMOVE OUTUBRO SOLIDÁRIO

Polícia prende assassino de Neander em Vitória da Conquista

Terça 20 Set 2016 - 09h19




Polícia prende assassino de Neander em Vitória da Conquista

Na manhã da última sexta-feira (16), a Polícia Civil de Brumado instaurou inquérito para apurar a prática do crime de homicídio que vitimou Neander Carlos Amaral Silva, de 35 anos. Neander foi alvejado a tiros na madrugada do mesmo dia, no interior de um bar situado no Bairro Centenário, em Brumado. As apurações foram iniciadas pelos Delegados Leonardo Rabelo e Cláudio Marques, juntamente com os Investigadores da PC e Peritos do Departamento de Polícia Técnica.

Nesta segunda-feira (19), foi preso por uma equipe da Polícia Militar, em Vitória da Conquista, um indivíduo que portava uma arma de fogo e possuía características semelhantes as do autor do supramencionado homicídio. Então, em razão dos elementos probatórios colhidos no referido Inquérito Policial, corroborados pela ação exitosa da 77ª CIPM de Vitória da Conquista, o Delegado de Polícia Plantonista representou ao Poder Judiciário pela decretação da Prisao Preventiva do indivíduo Lucas Benevides Fonseca Oliveira, de 27 anos. O indivíduo é natural de Poço Verde - SE e foi autuado pela Polícia Civil de Vitória da Conquista pela prática de Porte ilegal de arma de fogo.  Porém, agora permanecerá preso também em razão da prática do homicídio qualificado de Neander, tendo em vista que a prisão preventiva fora decretada hoje pelo Juiz de Direito da Vara Criminal de Brumado, Dr. Genivaldo Alves Guimarães.

A namorada do acusado, a brumadense Andreia Gomes Santa Rosa, de 23 anos, foi morta na madrugada de hoje, em Caculé, e estava em companhia do individuo. Ela também estava na ocasião do homicídio de Neander. As circunstâncias do ocorrido ainda serão esclarecidas pela Polícia Civil local. Lucas também é suspeito de ter roubado um veículo Fiat Siena preto, utilizado no homicídio de Neander, bem como de ter matado outro homem no dia 15/09/2016, na cidade de Vitória da Conquista. O referido veículo foi recuperado hoje pelas Polícias Civil e Militar, na zona rural de Caculé. Vale ressaltar que o meliante já respondeu a inquéritos pelas práticas dos crimes de Receptação, roubo majorado e associação criminosa. O Delegado Leonardo Soares deve concluir o inquérito policial nos próximos dias e encaminhá-lo para a Justiça.

 

Fonte - Sertão Hoje

Sobrevivente ao acidente com canoa em Rio de Contas conta como foi tentativa de salvamento

Terça 20 Set 2016 - 08h48




Sobrevivente ao acidente com canoa em Rio de Contas conta como foi tentativa de salvamento
FOTO: Polícia Militar/Divulgação

Ana Clara Cruz foi uma das pessoas que sobreviveram ao trágico acidente na Barragem do Brumado, em Rio de Contas, na Chapada Diamantina, que aconteceu no último sábado (17) e contou sobre os momentos de aflição. Ela disse que conseguiu nadar até a margem da barragem e lembrou o momento em que tentou salvar a irmã. “Quando eu fui salvar minha irmã, a outra menina me puxava. Ela me puxou pelas pernas e eu afundei. Na hora que eu fui levantar de novo para salvar minha irmã, ela me puxou pelo cabelo. Aí nessa hora que eu levantei, eu não consegui ver minha irmã mais”, contou Ana Clara.

O grupo de jovens que estava com as irmãs pretendiam acampar do outro lado da barragem. Ana revelou que a embarcação estava com muito peso. “Tinha cerveja, refrigerante, gelo, carne em uma sacola, tinha colchão, uma barraca. A gente ia acampar do outro lado”, lembra. Um outro sobrevivente também contou que tentou salvar os amigos e disse que chegou a ver um dos desaparecidos nadar em direção ao outro lado.

“Todo mundo ficou desesperado. Eu consegui pegar o isopor, dei para duas pessoas, mas quando voltei para ajudar não tinha ninguém, um saiu nadando desgovernado”, contou. As buscas pelos desaparecidos, dois homens e uma mulher, de 23, 29 e 25 anos, foram interrompidas no início da tarde de domingo (18) porque um dos bombeiros teve o tímpano estourado. O resgate recomeçou na manhã de ontem (19) e continuam hoje (20).

Caso

Três pessoas desapareceram após a embarcação em que elas estavam afundar na Barragem do Brumado. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu por volta das 17h30 do sábado e seis pessoas estavam na embarcação, uma canoa sem motor, no momento do acidente. Três delas conseguiram nadar até a margem da barragem e passam bem. As informações são do G1 BA.

LEM: Desembargadora nega recurso e prefeitura terá de pagar 13° a professores

Terça 20 Set 2016 - 08h44




LEM: Desembargadora nega recurso e prefeitura terá de pagar 13° a professores

Os professores da rede municpal de Luís Eduardo Magalhães, no extremo oeste baiano, terão direito ao pagamento de percentual de 13°. Um recurso da prefeitura tentou suspender o depósito do vencimento, mas uma decisão da desembargadora e presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (Tj-BA), Maria do Socorro, negou a liminar. Com a sentença, a prefeitura tem de realizar o pagamento dos salários em 48 horas, com multa diária de R$ 10 mil em caso de desobediência à medida. A defesa da prefeitura alegou que a decisão, favorável aos docentes, causaria prejuízo, com comprometimento da  "ordem econômica" da "gestão das finanças públicas, já que estas são estritamente vinculadas às leis do orçamento". A sentença da desembargadora foi postada no Diário da Justiça Eletrônico desta segunda-feira (19). 

 

Fonte - Bahia Notícias

Porto Seguro: Liminar suspende derrubada das barracas ‘Axé Moi’ e ‘Toa Toa’

Segunda 19 Set 2016 - 21h28




Porto Seguro: Liminar suspende derrubada das barracas ‘Axé Moi’ e ‘Toa Toa’

Uma liminar do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região suspendeu a demolição das barracas de praia “Axé Moi” e “Tôa Tôa”, em Porto Seguro, Costa do Descobrimento. De acordo com informações do portal G1, a decisão foi assinada na última sexta-feira (16) pelo desembargador Daniel Paes Ribeiro, e vale até o julgamento final do recurso interposto pela defesa dos proprietários das barracas . No início do mês, a justiça federal em Eunápolis determinou que os empreendimentos tivessem as atividades enceradas e suas instalações demolidas com base em duas ações movidas pelo Ministério Público Federal (MPF) em 2006 e 2009. Nas ocasiões, o órgão argumentava que as barracas foram construídas sem autorização em uma área de patrimônio da União, e dentro de um perímetro não edificável. As construções em área dessa natureza devem ser analisadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O caso permanece sem previsão para o encerramento.

 

Fonte - Bahia Notícias

Após 48 horas, vítimas de naufrágio em barragem permanecem desaparecidas

Segunda 19 Set 2016 - 21h25




Após 48 horas, vítimas de naufrágio em barragem permanecem desaparecidas

Uma equipe de mergulhadores do Corpo de Bombeiros deu continuidade nas buscas durante a manhã desta segunda-feira (16), pelos corpos de três pessoas. Elas estão desaparecidas no Açude do Brumado desde a noite de sábado (17), em Rio de Contas, a 12 km de Livramento de Nossa Senhora.

Três casais tentavam atravessar o leito do rio em uma pequena embarcação a remo, com destino a um acampamento, quando o barco virou devido ao desequilíbrio. Dos seis ocupantes do barco, três sobreviveram, graças a um pedaço de isopor. Robson Silva Nascimento, Claudio Marcio Silva Ramos e Ana Lucia Ferreira Cruz não tiveram a mesma sorte e desapareceram do leito do rio. Conforme informações apuradas, as buscas contam com o apoio do Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista, Jequié e Lençóis.

 

Fonte - VCN

Campanha de vacinação começa nesta segunda-feira em todo o país

Segunda 19 Set 2016 - 10h26




Campanha de vacinação começa nesta segunda-feira em todo o país

Campanha de vacinação de crianças e adolescentes começa na segunda-feira, dia 19. Este ano, por causa da Olimpíada e da Paralimpíada, o calendário foi adiado de agosto para setembro. Entre as vacinas disponíveis, estão as doses de poliomielite, HPV, meningocócica e pneumocócica. O dia D da mobilização nacional será no sábado, 24 de setembro, mas a campanha se inicia na próxima segunda-feira e vai até 30 de setembro.

Este ano, a faixa etária coberta pela campanha aumentou. A atualização do cartão de vacinação vale para crianças menores de 5 anos, com 9 anos e adolescentes entre 10 e 14 anos. “Neste ano, estamos incluindo os adolescentes porque esse grupo prioritário é um dos apresenta uma maior resistência a se vacinar”, afirmou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Ao todo, foram enviadas aos postos de vacinação em todo o país 26,8 milhões de doses. Serão cerca de 36 mil locais fixos de vacinação e 350 mil profissionais de saúde envolvidos nos 12 dias de mobilização.

 

Fonte - Pernambucodiário

Busca pelos 3 desaparecidos na barragem de Rio de Contas é retomada nesta segunda

Segunda 19 Set 2016 - 09h07




Busca pelos 3 desaparecidos na barragem de Rio de Contas é retomada nesta segunda

Clima de aflição e desespero aumenta ainda mais, a bedida que o tempo passa, para as famílias dos 3 desaparecidos em naufrágio de barco, no último sábado (17), na barragem de Rio de Contas.

O acidente ocorreu por volta das 17h30. Seis pessoas estavam a bordo, e três delas conseguiram nadar até a margem. Dois homens e uma mulher não foram mais vistos. As imagens acima, do site 97 News, registram momento a interrupção dos trabalhos do Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista.

Segundo eles, apesar do céu ensolarado e da calmaria das águas, está muito difícil fazer uma varredura, pois a visibilidade está comprometida, visto que a barragem tem até 25 metros de profundidade. Outro problema é o tamanho da represa, pois é possível que os corpos estejam em pontos diferente e sendo arrastados de um local a outro, pelo movimento das águas. Mesmo assim, os trabalhos serão retomados na manhã desta segunda-feira (19). Enquanto isso, as famílias permanecem em vigília no local.

 

Fonte - VCN

LIVRAMENTO: PRIMEIRO COMÍCIO DAS COLIGAÇÕES AGITAM FINAL DE SEMANA

Domingo 18 Set 2016 - 20h57




LIVRAMENTO: PRIMEIRO COMÍCIO DAS COLIGAÇÕES AGITAM FINAL DE SEMANA

As Coligações Majoritárias que disputam as eleições em Livramento de Nossa Senhora, lideradas por Emerson Leal (PSL) e Ricardo Ribeiro (REDE), agitam a cidade, na noite deste domingo (18) com o primeiro comício da campanha eleitoral. O candidato a prefeito Emerson Leal se concentra no centro da cidade, na Praça João Marques, enquanto seu adversário Ricardo Ribeiro, reuniu seus militantes na comunidade de Iguatemi. 

Justiça mantém suspensão de lei que obriga motorista a acender farol em rodovia

Domingo 18 Set 2016 - 20h54




Justiça mantém suspensão de lei que obriga motorista a acender farol em rodovia

A Justiça Federal em Brasília negou na sexta-feira (16) recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) e decidiu manter a suspensão da Lei 13.290/2016, conhecida como “Lei do Farol Baixo”, que obrigava condutores de todo o país a acender o farol do veículo durante o dia em rodovias. No dia 2 de setembro, o juiz Renato Borelli, da 20ª Vara Federal em Brasília, aceitou pedido liminar da Associação Nacional de Proteção Mútua aos Proprietários de Veículos Automotores (ADPVA) e entendeu que os condutores não podem ser penalizados pela falta de sinalização sobre a localização exata das rodovias. Na ação, a associação citou o caso específico de Brasília, onde existem várias rodovias dentro do perímetro urbano. “Em cidades como Brasília, exemplificativamente, as ruas, avenidas, vias, estradas e rodovias penetram o perímetro urbano e se entrelaçam. Absolutamente impossível, mesmo para os que bem conhecem a capital da República, identificar quando começa uma via e termina uma rodovia estadual, de modo a se ter certeza quando exigível o farol acesso e quando dispensável”, disse a entidade. A lei foi sancionada pelo presidente interino Michel Temer no dia 24 de maio. 

 

Fonte - Brumadonotícias

Chapada Diamantina: Três pessoas estão desaparecidas após barco virar em barragem

Domingo 18 Set 2016 - 20h50




Chapada Diamantina: Três pessoas estão desaparecidas após barco virar em barragem

Três pessoas estão desaparecidas após um barco virar, no final da tarde deste sábado (17), na barragem de Rio de Contas, região da Chapada Diamantina. Segundo informações do Blog do Anderson, o barco levava seis pessoas, mas três conseguiram se salvar. Até o início da noite, as vítimas não haviam sido localizadas por buscas iniciadas pela população local. A equipe de mergulhadores do 7º Grupamento de Bombeiro Militar se descolará de Vitória da Conquista até Rio de Contas para prosseguir com as buscas neste domingo.

 

Fonte - Bahia Notícias

Governo vê indícios de irregularidade em mais de 80% dos auxílios-doença

Domingo 18 Set 2016 - 20h46




Governo vê indícios de irregularidade em mais de 80% dos auxílios-doença

Mais de 80% dos benefícios de auxílio-doença previdenciário e auxílio-doença acidentário concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em maio de 2015, nas áreas rural e urbana do país, apresentam indícios de pagamento indevido.

O levantamento foi feito pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) e constatou que, de 1,6 milhão de pessoas beneficiadas, 721 mil tinham o benefício mantido por mais de dois anos; 2,6 mil foram diagnosticados com doenças que não geram incapacidade; e que a situação de 77 mil segurados, por lei, previa o retorno ao serviço em menos de 15 dias.

Além disso, cerca de 500 mil benefícios não passaram por revisão há mais dois anos ou foram concedidos sem perícia. Esses últimos casos, segundo a CGU, podem ser explicados pela demora no serviço de perícia. De acordo com o levantamento, o segurado espera, em média, 24 dias para o atendimento médico pericial, enquanto o ideal seriam cinco dias.

"O elevado tempo de espera para realização da perícia médica, além de comprometer a qualidade no atendimento aos segurados, tem resultado em decisões do Judiciário, em ação civis públicas ajuizadas pelo Ministério Público determinando a concessão provisória do benefício sem a necessidade de atestar a incapacidade”,  destaca o levantamento.

O valor total pago em auxílios-doença em maio de 2015 foi de R$ 1,8 bilhão. Segundo a CGU, se o cenário fosse mantido sem o diagnóstico e correção destas falhas, o prejuízo do INSS poderia chegar a R$ 6,9 bilhões em um ano.

Revisão

O pagamento do auxílio-doença, que tem valor médio de R$ 1.193,73 por pessoa, chegou ao total de R$ 23 bilhões no ano passado. Com as fiscalizações realizadas em 2015 em 57 da 104 Gerências Executivas do Instituto onde são realizadas as perícias, o comando do INSS deu início a revisões que levaram a interrupção de 53 mil benefícios - 46 mil de auxílio-doença e 7 mil de aposentadoria por invalidez - que estavam sendo pagos indevidamente. O resultado foi uma economia de R$ 916 milhões, segundo  CGU.

A meta do INSS é convocar 530 mil beneficiários do auxílio-doença e 1,1 milhão de aposentados por invalidez com idade inferior a 60 anos para reavaliar os pagamentos. Segundo o instituto, a revisão de todos os benefícios pode levar à suspensão de 15% a 20% dos pagamentos, gerando economia de R$ 126 milhões por mês.

Beneficiários mortos

O estudo também considerou números do Sistema de Controle de Óbitos e o Sistema de Informações sobre Mortalidade, mantidos pelos ministérios da Previdência e da Saúde, respectivamente, e identificou 54 benefícios que continuam sendo pagos mensalmente pelo INSS mesmo após o registro do óbito do beneficiário nos sistemas, em dezembro de 2014. “Esses casos representam um gasto mensal de R$ 59 mil e anual de R$ 769 mil”, destacou o texto.

 

Fonte - Agência Brasil

Operação policial prende quadrilha de tráfico de drogas

Sábado 17 Set 2016 - 10h35




Operação policial prende quadrilha de tráfico de drogas

Uma operação conjunta da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe-Chapada) e a 42ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Lençóis, desarticulou uma quadrilha de traficantes de drogas no município da Chapada Diamantina. A ação aconteceu no bairro Alto da Estrela, por volta das 12h40, da última sexta-feira (16), e foi iniciada com a abordagem de Johnatan Felipe Brasil Silva, quando foi encontrada uma pequena quantidade de maconha.

Os policiais questionaram onde o rapaz havia adquirido a droga, o qual citou o nome de Davi Santos da Soledade. “[Johnatan] nos levou até a residência do mesmo [Davi], que ficava a 50 metros de onde o abordamos. Lá encontramos Davi, vulgo ‘Capenga’, e, no momento, nada achamos na casa. Porém, um tempo após, prepostos da 42ª CIPM abordaram um táxi em frente à Companhia e encontraram Edson Chin, o gerente do tráfico de drogas da facção criminosa BDM em Lençóis”, aponta nota da Cipe-Chapada enviada ao Jornal da Chapada.

Ainda conforme a Cipe, Chin tentava fugir com 35 trouxas de maconha, uma quantidade de cocaína, um revólver calibre 32, com sete munições intactas, e uma espingarda de fabricação caseira. “[Foi o] material que a esposa de Davi Capenga, Leninha, havia passado para ele após a prisão do esposo. Todos foram conduzidos à Delegacia Territorial de Seabra, onde foi registrada a ocorrência de número 1628/2016, em seguida lavrado o auto de prisão em flagrante delito pelo Delegado Dr. Rafael”.

 

Fonte - Jornal da Chapada

Criança atira e mata o amigo adolescente, por acidente, na zona rural de Caatiba

Sábado 17 Set 2016 - 10h33




 Criança atira e mata o amigo adolescente, por acidente, na zona rural de Caatiba

Uma tragédia acometeu o distrito de São José do Colônia, zona rural Caatiba na noite desta sexta-feira, 16. Uma criança de 9 anos de idade e de identidade não revelado atirou e matou acidentalmente o adolescente Danilo de Sousa Soares, de 12 anos. Segundo informações de familiares das duas crianças, os dois eram muito amigos e brincavam em um cômodo da residência do menor quando a mãe ouviu um barulho muito forte e foi averiguar do que se tratava. A criança havia conseguido pegar uma espingarda que se encontrava no local e acabou atirando em Danilo na região da cabeça. Em total desespero, as duas famílias trouxeram Danilo de ambulância para o Hospital e Maternidade de Itororó.

 

Fonte - VCN