Anderson Silva culpa suplemento contaminado e admite doping

Em audiência realizada na Comissão Atlética de Nevada nesta quinta-feira, o lutador brasileiro Anderson Silva admitiu o uso de doping na luta contra Nick Diaz, no UFC 183, em Las Vegas, no fim de janeiro deste ano.

A defesa do brasileiro na audiência disse que o motivo do doping era porque um dos suplementos do atleta estava contaminado. "Ele (Anderson Silva) estava utilizando diariamente um dos suplementos. Um desses estava contaminado com esteroides. Mas com drostanolona, não com metabolismo de drostanolona", afirmou o advogado de Anderson, Michael Alonso.

De maneira independente, Anderson Silva fez um teste dos suplementos no laboratório "Quest", o mesmo utilizado pelo UFC. Nessa amostra, foi identificado um suplemento contaminado. Spider, no entanto, não foi apresentado pelo procurador geral de Nevada, apesar do pedido da defesa do lutador brasileiro.

A defesa de Anderson Silva negou que ele tenha feito uso de esteroides anabolizantes, como uma das amostras apontou. Além disso, afirmou que se o fez, foi sem ter ciência do que estava ingerindo.

No entanto, o ex-campeão do UFC não contestou o teste realizado em 9 de janeiro, que apontou o uso de ansiolíticos. De acordo com a defesa do lutador, ele usou na noite anterior da luta por causa de ansiedade e insônia.

Anderson Silva e Nick Diaz testaram positivo para substâncias dopantes em janeiro deste ano, quando se enfrentaram em Las Vegas, no UFC 183. O combate marcava o retorno do brasileiro, que permaneceu praticamente um ano afastado após fraturar a perna na disputa de cinturão contra Chris Weidman.

O Spider testou positivo para substâncias anabolizantes, enquanto o exame de Nick Diaz apontou traços de maconha. Ambos estão afastados do esporte depois do flagrante apontado pela comissão de Nevada.

 

Fonte - ESPN Uol 


MP-BA aciona Oi por má prestação de serviços de telefonia e internet

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) ajuizou uma ação contra a operadora de telefonia Oi nesta quinta-feira (13) por cometer uma série de irregularidades e abusos contra os consumidores. Entre as acusações, estão a cobrança de serviços e produtos não solicitados pelos clientes, inclusive gerando dificuldades para o cancelamento deles por meio de aplicação de multas “com valores extorsivos”; indisponibilidade ou péssima qualidade de serviço de atendimento (SAC). Na ação, assinada pela promotora de Justiça Joseane Suzart, é informado que a operadora faz o consumidor esperar muitas horas até ser atendido, sendo obrigando a repetir exaustivamente dados antes já obtidos. Além disso, a empresa é acusada de fazer propaganda enganosa quanto à qualidade e alcance dos serviços oferecidos, sobretudo em relação à velocidade da internet de banda larga, raramente condizente àquela contratada; e fornecimento indevido dos dados pessoais dos usuários a outras empresas, que passam a assediar os consumidores com publicidade de serviços e produtos não solicitados. O MP quer que a Justiça, em liminar, proíba a operadora Oi de cobrar valores por serviços não solicitados pelos seus clientes, deixando de aplicar multas extorsivas; de oferecer dispositivos incapazes de oferecer ao cliente a qualidade do serviço anunciada, a exemplo da internet de banda larga; como também para retirar as peças publicitárias enganosas dos seus veículos de circulação usuais que dispõem sobre as características e a qualidade dos seus serviços de telefonia e de conexão da internet, entre outras providências.

 

Fonte - Bahia Notícias 


Lei altera código de trânsito e ‘cinquentinhas’ são equiparadas a motocicletas

Agora é lei e, as famosas motonetas de 50 CC, conhecidas como ‘cinquentinhas’ serão, finalmente, regulamentadas. A lei foi publicada no Diário Oficial da União do último dia 31 e, de acordo com a legislação, esse tipo de ciclomotor deverá sair da loja já emplacado, assim como os carros e motocicletas. Os condutores deverão ter o Cerificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e os Departamentos de Trânsito (Detrans) é que cuidarão do registro.

Os Detrans pressionaram o órgão nacional, ligado ao Ministério das Cidades, para que pudessem exercer força política que agilizasse a tramitação de um projeto de lei antigo que transferia a responsabilidade para o âmbito estadual. Dessa forma, a Lei 13.154, em seu Art. 24, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tirou dos municípios a responsabilidade de registrar e licenciar os ciclomotores. 

O PL 13.154/15 foi aprovado no Senado no dia 29 de julho e sancionado pela presidente Dilma Rousseff (PT) no dia seguinte. Na verdade, a lei é para regulamentar a Medida Provisória 673/15.

Outra implicação da mudança é que, com isso, os Detrans deverão exigir o cumprimento do disposto na Resolução 168 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece a obrigatoriedade da habilitação – Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) –, para conduzir as ‘cinquentinhas’.

Apesar das exigências, algumas regras não mudaram e as ‘cinquentinhas’ continuam proibidas de trafegarem em rodovias e, além disso, não podem rodar na faixa da esquerda.

Sem saber da alteração do CTB, a revisora Margareth Nunes Sales, de 49 anos, que há três anos comprou um ciclomotor, se antecipou e tirou a habilitação para motocicleta no mês passado. Segundo ela, a medida é válida, visto que, muitos adolescentes costumam conduzir esses veículos, arriscando as próprias vidas e a dos outros.

“Mesmo sem carteira, sempre andei direito e com capacete. Essa nova medida é positiva porque, tem muita gente que anda sem ter noção alguma de trânsito, principalmente menores de idade. No entanto, é ruim em relação ao imposto, pois não sei qual será o valor a ser cobrado agora com essa equiparação das ‘cinquentinhas’ com as motocicletas”, observou Margareth.

Por meio de nota, o Detran-RJ informou que as novas regras ainda não entraram em vigor porque, primeiramente, precisam ser regulamentadas pelo Contran. Em relação à ACC, o órgão esclareceu que a lei em questão não faz nenhuma alteração em relação à habilitação nesta categoria e o Detran sempre cumpriu com a Resolução 168 do Contran. Logo, o procedimento para retirar a ACC já existe e todas as informações estão disponíveis no site do departamento.

 

Fonte - O diário do Nordeste 


CONCILIAÇÃO AGILIZA SOLUÇÃO DE PROCESSOS NA COMARCA DE LIVRAMENTO

O Tribunal de Justiça da Bahia designou para a Comarca de Livramento de Nossa Senhora, pelo período de dois anos, a Conciliadora Christiane de Castro Xavier, em exercício na função desde 16/03/2015. Com atribuição para atuar em processos criminais envolvendo delitos de menor potencial ofensivo, cuja pena máxima é dois anos, bem como em processos cíveis da área de família, como divórcio, alimentos, guarda, regulamentação de visitas e, em processos em geral, com direito disponível. As audiências são realizadas pela Conciliadora no Forúm Elemar Klinger Spínola às segundas, quartas e quintas-feiras. São realizadas, em média, trinta audiências por mês, com índice de acordos superior a 60%. 

CONCILIAÇÃO AGILIZA SOLUÇÃO DE PROCESSOS NA COMARCA DE LIVRAMENTO
Conciliadora Christiane Xavier

Em nova reunião na Câmara de Vereadores prefeito garante parceria para implantação de curso acadêmico em Livramento

A implantação do primeiro curso acadêmico de Licenciatura em Letras Vernáculas deu mais um importante passo para ser definitivamente uma realidade em Livramento de Nossa Senhora. Na tarde de ontem, quarta-feira, dia 12 de agosto, aconteceu uma nova reunião na Câmara de Vereadores, a segunda realizada, desta vez com a confirmação do prefeito Dr. Paulo Azevedo em garantir total apoio e assegurar a contrapartida proposta pela Universidade Estadual da Bahia (Uneb) de ajudar nos custos de sua manutenção onde vai funcionar a unidade educacional de Ensino Superior. O prefeito também participou da reunião em evento o qual estiveram presentes o Bispo da Diocese de Livramento, Dom Armando Bucciol; o secretário de Educação, Professor Tiãozinho (Sebastião Fernandes de Oliveira); secretário de Governo, Webster Meira; Finanças, Maria Rosa; coordenador municipal de Cultura, jornalista Yonélio Sayd; os vereadores  Paulo Lessa, presidente do Legislativo e Antônio Luis Rego, presidente da comissão de Educação da Câmara, Dr. Guto Rodrigues Tanajura, assessor Jurídico e, ainda, Eduardo Lessa, ex-Procurador Jurídico da Uneb, e Vívian Meira de Oliveira, coordenadora do Núcleo de Pesquisa e professora do Campus Verde, Brumado-Ubeb, além da participação da professora aposentada Maria Edir Moreira.

No encontro ficou acertado que o município vai propor uma cessão de permuta com o governo do estado para utilizar provisoriamente as dependências e instalações físicas do Colégio Polivalente, no período da noite. O curso de letras vernáculas fora de sede será exclusivamente presencial, sob a administração do departamento DCHT Campus XX, de Brumado.

O bispo Dom Armando Bucciol demonstrou imensa satisfação com a proposta de criação do curso acadêmico presencial neste município, assegurando o primeiro passo para implantar um campus ou uma universidade em Livramento, uma luta que a Diocese já trava havia mais de dez anos. Ele revelou que uma grande angústia da juventude livramentense é a falta de opções para a qualificação no mercado de trabalho por falta do ensino Superior no município, já que a obrigação de sair para estudar em outros centros e todas as dificuldades que envolvem esse processo - residir em outra cidade, despesas de manutenção com transporte e alimentação - tudo isto acaba levando o estudante que concluiu seu segundo grau em não encarar a universidade e, quando ocorre, geralmente quer continuar permanecendo nos grandes centros em busca de oportunidade após concluir a formação acadêmica. Bucciol também sugeriu que o curso deveria integrar um consórcio regional com a participação das prefeituras de Piatã, Abaíra, Jussiape, Rio de Contas, Dom Basílio, Paramirim, Érico Cardoso, Caturama, Ibipitanga, Rio do Pires e Macaúbas e outros municípios vizinhos interessados que ajudariam na manutenção das despesas com o colégio. A proposta do sacerdote católico foi aprovada e será providenciada uma espécie de convite aos gestores desses municípios.

O presidente da Câmara, vereador Paulo Lessa, disse que os primeiros encontros para implantar o curso acadêmico neste município são de imensurável relevância já que abre possibilidade  para se criar um campus universitário local, o que irá atender a um dos maiores sonhos do povo livramentense. Revelou que assim que recebeu a informação passada pelo vereador Antônio Luis Rego (Tõe Luiz) que era desejo da Uneb trazer para o município o curso presencial de licenciatura em Letras fora de sede, não vem medindo esforços para isto, inclusive mobilizando as lideranças políticas, a exemplo do prefeito Dr. Paulo Azevedo e seus secretários municipais, além do bispo Dom Armando Bucciol e membros dos segmentos organizados da sociedade, presentes nessas reuniões.     

O advogado Dr. Guto Rodrigues Tanajura disse que no âmbito cultural o município de Livramento estagnou ressaltando que atualmente não têm surgido grandes nomes nas áreas das artes, das ciências e nem da literatura, destacando o próprio professor Eduardo Lessa e Dom Armando como os últimos nomes das décadas recentes.  Para Guto Rodrigues o que pode está ocorrendo é o que o bispo Dom Armando afirmou nesta mesma reunião que havia muito tempo que vem existindo os chamados “talentos desperdiçados”, ou seja, as pessoas talentosas existem mas por alguma razão estão se sentindo desmotivadas.

O Professor Tiãozinho, em sua intervenção, disse que é preocupante a questão da evasão escolar relatando que o número de frequência em salas de aula vem diminuindo assustadoramente. “Não temos problemas com a quantidade e a qualidade de nossos docentes, pois nosso governo municipal investe tanto na melhoria da qualificação do professor quanto na sua valorização profissional e remunerativa. Mas sentimos que há uma redução dos discentes frequentando salas de aula”, disse. O secretário enfatizou que “se continuar assim em um futuro não tão distante haverá professor de sobra e aluno em falta.”   

No final da reunião foi acordada a elaboração de uma agenda positiva e a criação de uma comissão permanente para acompanhar as ações em torno da garantia do espaço onde o curso vai funcionar. Também será encaminhada a documentação ao Governo do Estado/Secretaria Estadual de Educação solicitando a cessão de uso do colégio Polivalente no período da noite e o documento formalizado de parceria entre governo, município e Uneb.     

 

O Curso de Licenciatura em Letras Vernáculas (presencial) é o primeiro de outros que podem ser desenvolvidos em menos de dois anos em Livramento, inclusive o de Direito. O evento será implantado com a parceria da Prefeitura que deverá promover a contrapartida com a manutenção da estrutura física, banco de dado, planta baixa, salas de aula, setor de informática, biblioteca e administração.

Isto abre excelente oportunidade para a implantação no futuro de um próprio campus universitário da Uneb, uma vez que Livramento foi escolhido por se localizar em uma região que apresenta crescimento vertiginoso, sobretudo nas áreas comercial e agrícola, com destaque para a fruticultura. Livramento de Nossa Senhora é cidade polo de uma microrregião que tem hoje uma população de mais de 129 mil habitantes incluindo também os municípios da Bacia do Vale do Paramirim, Sudoeste e Chapada Diamantina.

 

ASCOM

Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora

 



LIVRAMENTO: FEIRA LIVRE FOI ANTECIPADA PARA AMANHÃ, DIA 14/08/2015

O Decreto nº 82, de 30 de julho de 2015, da Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora, antecipou a feira livre da sede, normalmente realizada aos sábados, para amanhã, dia 14/08/2015, em razão do feriado municipal de 15 de agosto, dia de Nossa Senhora do Livramento. Confira, abaixo, a íntegra do Decreto.

LIVRAMENTO: FEIRA LIVRE FOI ANTECIPADA PARA AMANHÃ, DIA 14/08/2015

Temperatura: Conquista tem mínima de 7ºC, a mais baixa há mais de 45 anos; confira as previsões

Vitória da Conquista tem registrado temperaturas médias mais baixas dos últimos 45 anos, segundo informações de Rosalvi Lucas Marcelino, geógrafo e professor do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. De acordo com ele, as mínimas apontam 7º e as máximas chegam a 26º, o que não é normal para o mês de agosto. A temperatura média na cidade fica em 14ºC. “As temperaturas estão muito diferentes das normais. Esse fenômeno não acontece há muito tempo. Há mais de 45 anos. Normalmente as temperturas variam entre 11º (mínima) e 30º (máxima). A massa de ar quente que passa pelo interior do Brasil está impedindo que a massa de ar frio entre. Era para vir no mês de julho, mas veio em agosto, reduzindo a intensidade”, explicou o professor ao G1. Conforme Rosalvi Lucas, a Estação de Meteorologia foi implantada há cerca de 20 anos na universidade. Porém, de acordo com o professor, ela já funcionava em outro local desde 1934.

 

Fonte - Blog do Anderson 


Após ser desativada por conta da nucleação, escolinha do Papagaio será transformada provisoriamente em Capelinha para eventos religiosos católicos

O secretário de Educação e Cultura, Professor Tiãozinho (Sebastião Fernandes de Oliveira) e o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Lessa, estiveram na segunda-feira (10) reunidos com moradores e lideranças da comunidade para celebrarem a concessão para uso por tempo determinado do prédio da escolinha municipal de Papagaio que foi desativada por fazer parte do projeto de nucleação que está sendo desenvolvido na zona rural de Livramento de Nossa Senhora. O encontro, que ocorreu à noite, foi muito prestigiado pelos moradores que querem aproveitar o prédio para transformar em uma capelinha católica enquanto não é construída a igrejinha local, que já está em processo de iniciação.

O Professor Tiãozinho disse que conversou com o prefeito Dr. Paulo Azevedo a respeito e ele não vê nenhum problema, solicitando que a concessão fosse feita através de um documento elaborado pela sua assessoria jurídica e em seguida desse ciente à Câmara de Vereadores. Ele também revelou que a sua secretaria está de pleno acordo uma vez que a futura capelinha até irá servir também para conservar e preservar as instalações onde antes funcionava a escolinha.

O vereador Paulo Lessa disse que irá adotar todas as providências possíveis para que concessão seja efetivada ainda esta semana, colocando-se a disposição para ajudar na melhoria do telhado, que apresenta algumas telhas quebradas e na pintura, sugerindo que o trabalho seja feito através de um mutirão dos próprios moradores de Papagaio a ser realizado nos próximos  dias de sábado e domingo, o que foi aceito por todos.  

 

ASCOM - Assessoria de Comunicação


TARIFA DE ENERGIA: GOVERNO FEDERAL MANTÉM BANDEIRA VERMELHA NO MÊS DE SETEMBRO

O Governo Federal instituiu este ano as bandeiras tarifárias argumentando que a maior parte de energia elétrica produzida vem de fontes hidelétricas, setor em crise desde 2012 devido ao baixo volume de chuva nos reservatórios do país. Como consequência, foi necessário utilizar usinas termelétricas, que produzem energia mais cara e, para fazer frente a estes custos criou as bandeiras´tarifárias verde, amarela e vermelha sendo, que, nas duas últimas, a tarifa de energia elétrica (conta de luz) sofre acréscimo a cada kw/h consumido. Na Bahia, a bandeira vermelha está presente na conta de luz dos consumidores há muitos meses, ao custo de mais de R$ 9,00 a cada 100 kw/h consumido, um dos mais caros do país. Sem falar, que a energia elétrica no Estado aumentou mais de 60%, enquanto no Brasil a média é quase 50%. 


LIVRAMENTO: CARTÓRIO ELEITORAL FUNCIONARÁ COM EXPEDIENTE REDUZIDO NOS DIAS 12 E 18 DE AGOSTO

A Justiça Federal de todo país. o que inclui a Justiça Federal, a Justiça do Trabalho e a Justiça Eleitoral, econtra-se em greve desde o dia 10/06/2015, embora o Cartório Eleitoral da 101ª Zona Eleitoral de Livramento de Nossa Senhora não tenha aderido ao movimento paredista. Contudo, nos dias 12 e 18 de agosto funcionará com expediente reduzido, atendendo ao público das 08:00 às 10:00 horas da manhã. Hoje, em Brasília, o Sindicato dos Servidores tem encontro marcado com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, para levar contraproposta de reajuste salarial e, no dia 18/08/2015 mobilização, também em Brasília, no intuito de derrubar o veto da presidente Dilma Rousseff ao Projeto de Lei oriundo do Congresso Nacional que aprovou reajuste de até 78% para a categoria.


Governo quer reduzir idade limite de dependentes do Planserv de 35 para 24 anos

O governo do Estado irá enviar para a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA) um projeto de lei que altera redução da idade limite de dependentes do Planserv, de 35 para 24 anos. A proposta, que deve ser encaminhada aos deputados esta semana, fará com que a Bahia entre em adequação ao regramento vigente de forma geral no país. Também haverá a unificação da tabela de agregados. Outra mudança está na contribuição do cônjuge, que terá reajuste de 10%, passando para 50% do valor da contribuição do titular. O valor do Plano Especial, opcional para o servidor, passará de R$ 45,00 para R$ 65,00, o equivalente a uma consulta médica do Planserv. Além disso, para garantir a ampliação da rede de atendimento, o governo pretende objetivo consolidar o conceito de plano solidário, no qual a contribuição dos servidores é proporcional à sua faixa salarial, corrigindo distorções na tabela. Na atual tabela, sem reajuste desde 2011, o teto da contribuição atinge servidores que recebem até R$ 10.250,00. Hoje, a partir deste valor, a contribuição não tem modificações, gerando desigualdade entre o salário e o valor repassado para ter direito ao plano. Com a nova tabela, esse teto ficará estabelecido em R$ 22.250,00, garantindo a equidade na contribuição, ou seja, quem recebe mais passará a contribuir mais. “São mudanças necessárias para garantirmos a saúde financeira do plano, mantermos o que já foi conquistado e ampliarmos a assistência, principalmente no interior do estado”, explica a coordenadora geral do Planserv, Cristina Cardoso. Dos 186.429 titulares do plano, 56% estão na faixa salarial de até R$ 3.750,00 e não terão reajuste. Para 32% dos beneficiários, o reajuste será de até 10%. 

 

Fonte - Bahia Notícias 


Aplicativo do Detran promete 'agilidade' na resolução de problemas com o órgão

O governo estadual lança nesta terça-feira (11), na Governadoria, o aplicativo 'Detran-BA Mobile', disponível para Android e iOS. Pelo software, a população poderá realizar serviços que hoje exigem presença em alguma das unidades da autarquia. "Cada vez mais as pessoas vão deixar de ir ao Detran para fazer seus serviços, para demandar suas ações, e fazer isso no conforto da sua casa ou no escritório", explicou o superintendente Maurício Bacelar. Segundo o gestor, o aplicativo interativo tem entre as funcionalidades os serviços referentes à Carteira Nacional de Habilitação. licenciamento anual dos carros, multas lançadas, resultados de exames, simulados, consulta de financiamento de veículos, vencimento do extintor, troca de óleo, checagem de pneu e bateria. "O nosso aplicativo é o mais completo do Brasil e o mais bonito - me desculpe a falta de modéstia", concluiu. 

 

Fonte - Bahia Noticias 


LIVRAMENTO: RUAS PIATÃ E ARACATU, NO BAIRRO TAQUARI, FORAM PAVIMENTADAS

A Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora já concluiu a pavimentação em paralelepípedos das ruas Piatã e Aracatu, localizadas próximo à Delegacia de Polícia Civil, no Bairro Taquari. O tráfego de veículos no local ainda não foi liberado em razão da construção do passeio para pedestres. No local, também existe espaço para construção de praça pública, que já faz parte do planejamento da Prefeitura para execução em breve.

LIVRAMENTO: RUAS PIATÃ E ARACATU, NO BAIRRO TAQUARI, FORAM PAVIMENTADAS

Secretaria de Educação iniciou série de encontros para dialogar sobre a importância do ambiente escolar

O secretário de Educação e Cultura Professor Tiãozinho (Sebastião Fernandes de Oliveira) deu início a uma série de encontros a serem realizados para todos os professores, diretores, pais e mestres cujo objetivo é o de conscientizar sobre a importância do ambiente escolar e para discutir as rotinas de trabalho buscando o fortalecimento da gestão escolar participativa.

Tiãozinho acredita que esses encontros resultam em melhor desempenho possível para o aprimoramento do ensino e aprendizagem, a valorização do trabalho dos gestores escolares, professores, funcionários, além de proporcionar que pais de alunos vivenciem as situações inerentes ao ambiente estudantil, questões que diariamente são cobradas pela comunidade escolar. 

“Temos condições de todos, juntos, buscar soluções para as questões cotidianas da escola. Esse diálogo, portanto, é de suma importância para avançarmos, por exemplo, nas relações interpessoais entre professores, gestores, professores, técnicos”.

O primeiro deles ocorreu semana passada na Escola Municipal Darcy Tanajura, no Arrecife, evento em que também contou com a participação do EXCELENTE técnico-pedagógico Alexirley Ramos da Silva.

 

ASCOM - SEC