Mais de 15 milhões de trabalhadores não sabem que têm dinheiro a receber do PIS/Pasep

Um levantamento feito pela Controladoria-Geral da União (CGU) indica que mais de 15 milhões de trabalhadores não sabem que têm dinheiro a receber do Programa de Integração Social e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep). Segundo a Agência Brasil, as pessoas que contribuíram com os programas até 1988 podem receber anualmente o rendimento de suas cotas e têm o direito de sacar todo o crédito em caso de aposentadoria, doença ou se tiver mais de 70 anos. Caso o trabalhador tenha falecido, seus herdeiros podem resgatar o dinheiro. O benefício do Pasep é pago pelo Banco do Brasil e o do PIS, pela Caixa Econômica Federal. "O objetivo principal do Fundo é pagar o cotista. Para o trabalhador, o importante é que aquele saldo que ele não retirou, todo ano vai acumulando. Se ele deixou lá sem movimentar, ele pode ter uma agradável surpresa”, avalia Antônio Carlos Bezerra Leonel, coordenador-geral de auditoria da Área Fazendária da CGU.

 

Fonte - Bahia Notícias 


ESCOLINHA REVELANDO TALENTOS PROMOVE AMISTOSOS COM O ESPORTE CLUBE VITÓRIA

A Escolinha Revelando Talentos, de propriedade do livramentense Rui Sports, promove em parceria com o Esporte Clube Vitória de Salvador, entre os dias 27/02/2016 a 06/03/2016, uma série de jogos amistosos no sudoeste da Bahia, notadamente nos municípios de Jussiape, Rio de Contas, Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio, Macaúbas, Caitité e Brumado. Rui informa, que além dos amistosos, o Esporte Clube Vitória fará avaliação de atletas, antes de cada jogo. Confira a programação. 

ESCOLINHA REVELANDO TALENTOS PROMOVE AMISTOSOS COM O ESPORTE CLUBE VITÓRIA

Pedro Maia, Ediene e Fahel compõem lista tríplice para novo procurador-geral do MP-BA

O governador Rui Costa (PT-BA) terá de escolher entre Pedro Maia, Ediene Lousado e Márcio Fahel para ocupar o cargo de procurador-geral do Ministério Público da Bahia no biênio 2016/2018. Além dos escolhidos, estavam no páreo Alexandre Cruz e Millen Castro. A lista tríplice foi escolhida pelos 545 membros do MP-BA (56 procuradores de Justiça e 489 promotores de Justiça da capital e do interior) em eleição que aconteceu durante esta segunda-feira (15), que votaram em até três candidatos. No resultado final, divulgado agora há pouco, Pedro Maia ficou em primeiro lugar com 277 votos, seguido de Ediene Lousado, com 270, e Márcio Fahel, atual procurador-geral -licenciado - do MP-BA, com 244. Em quarto lugar ficou Alexandre Cruz, com apoio de 239 pessoas. Millen Castro ficou em quinto, com 192 votos.

 

Fonte - Bahia Notícias 


ERASMO DA MANGA FILIA-SE AO PRB - PARTIDO REPUBLICANO BRASILEIRO

O fruticultor e empresário Erasmo Carlos Caires Conceição, conhecido como Erasmo da Manga, filiou-se, hoje (15), em Salvador, ao Partido Republicano Brasileiro - PRB, sendo sua ficha de filiação abonada pela presidente estadual da legenda, Deputada Federal Tia Eron. Em contato com o Portal Livramento, Erasmo disse que segue firme sua pré-candidatura a prefeito do município de Livramento de Nossa Senhora nas eleições municipais de 2016.

ERASMO DA MANGA FILIA-SE AO PRB - PARTIDO REPUBLICANO BRASILEIRO

BR 030: TRECHO SUSSUARANA A BRUMADO APRESENTA BURACOS APÓS CHUVAS

Depois do DNIT realizar serviço de revestimento asfáltico na BR 030, trecho Sussuarana a Brumado, com a execução de Tratamento Superficial Duplo (TSD), em boa parte de seus 50 km de extensão, os buracos voltaram a sugir em parte da pista que ainda não recebeu nova camada de asfalto, notadamente após as chuvas do mês de janeiro. A equipe do Portal Livramento esteve no local esta semana e constatou alguns buracos, o que exige atenção dos motoristas. Esta via atende demanda dos municípios da nossa região sudoeste, sobretudo de Guanambi, Brumado e Livramento, uma vez que é o caminho mais curto para Salvador, capital do Estado.


Dança das cadeiras dos partidos deve começar esta semana

Os eleitores de todo o país poderão ver, nos próximos dias, parlamentares em um troca-troca de partidos. Com a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição 182/2007 marcada para o próximo dia 18, será aberto espaço para que os candidatos às eleições deste ano, que exercem mandatos de deputados ou vereadores, mudem de legenda. Especialista em direito eleitoral, o advogado Luciano Santos aposta que, associada às eleições municipais, a nova regra provocará mudanças significativas. “Existem muitos políticos que querem mudar de partido para ter melhor situação nas eleições. Mesmo no cenário nacional tem ocorrido mudanças em função da situação política do país. Teremos uma grande dança das cadeiras”, disse. Santos é também diretor do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, formado por 46 entidades que acompanharam o debate em torno da reforma política. O grupo defendia um texto diferente do acabou sendo aprovado em dezembro do ano passado no Senado. “A janela vem contra os direitos da sociedade e enfraquece os partidos. Todas as emendas  apensadas trabalhavam no sentido contrário, de ter uma sanção para quem muda de partido. E acaba sendo aprovada uma janela deixando todo mundo à vontade para fazer troca de partidos, sem qualquer compromisso com o voto do eleitor. O eleitor acaba sendo mais uma vez desprestigiado do seu voto”, afirmou. O argumento de parlamentares favoráveis à mudança era o de evitar que sejam criados partidos políticos apenas para abrigar parlamentares insatisfeitos com suas atuais legendas. Pelas regras atuais, os parlamentares só podem mudar de partido, sem correr risco de perder o mandato, se forem para uma legenda recém-criada, exceto no caso de eleições majoritárias, como senadores e prefeitos. A janela para mudança de partido sem que os parlamentares percam o mandato é um dos pontos da emenda constitucional que trata da reforma política. O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados, mas ainda precisa do aval de senadores sobre pontos que tratam, por exemplo, do fim de reeleição para presidente, governador e prefeito. As propostas ainda estão sendo analisadas pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Casa.

 

Fonte - Bahia Notícias 


ELEIÇÃO PARA PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA ACONTECE AMANHÃ EM SALVADOR

A eleição para o cargo de Procurador-Geral de Justiça acontece, amanhã (15), em Salvador/Bahia, onde cerca de 550 promotores e procuradores de justiça elegerão três nomes, para que o Governador do Estado escolha o novo PGJ. O livramentense e Promotor de Justiça Millen Castro concorre, pela terceira vez, ao cargo de Chefe do Ministério Público do Estado da Bahia, tendo como demais candidatos os promotores Alexandre Soares Cruz, Ediene Santos Lousado, Márcio José Cordeiro Fahel (candidado à reeleição) e Pedro Maia Souza Marques. A disputa promete ser acirrada, no entanto, Dr. Millen espera novamente figurar na lista tríplice. Em contato com o Portal Livramento, Dr. Millen disse que "a Bahia merece um Procurador-Geral de Justiça que defenda um Ministério Público para todas as cidades, interior e capital. Precisamos adotar providências urgentes para melhor atender à população dos municípios em que há 220 promotorias vagas".  


NÍVEL DA BARRAGEM LUÍS VIEIRA ATINGE 38 MILHÕES DE M3

O nível da Barragem Luís Vieira, em Rio de Contas, atingiu, hoje, 14/02/2016, o volume de 37.985.600 m3. Somente este ano, devido as chuvas, o açúde recebeu 20.000.000 m3 de água, uma vez que registrava no final de 2015 cerca de 18.000.000 m3. Ainda falta muito para a barragem Luis Vieira atingir sua capacidade total que é de 105.000.000 m3, mas a esperança dos agricultores é que o volume da barragem chegue a 40.000.000 m3 para, assim, garantir dois dias de irrigação por semana.


ACADEMIA GYM PARK: A ÚNICA CLIMATIZADA DA CIDADE

Academia Gym Park traz diversas opções para você que cuida da saúde física e mental, sem esquecer da estética. Com muitos aparelhos para músculação, oferece também aulas de dança, alongamento, boxe e treino funcional para aprimorar seu condicionamento físico. Neste verão, a academia Gym Park inovou ao climatizar seu ambiente, para proporcionar aos seus alunos maior conforto e bem-estar. Localizada na Avenida Nelson Leal, nº 1467, funciona todos os dias da semana, de segunda a sexta-feira das 4:30 às 21:30, aos sábados e feriados das 6:00 às 11:00 e domingo das 8:00 as 11:00 horas. Telefone para contato (77) 3444-2832 e (77) 9972-6812.


Detran-BA baixa portaria que muda regras para obrigatoriedade do CRLV

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) baixou portaria publicada no Diário Oficial do Estado em 30 de janeiro de 2016, que traz mudanças na fiscalização do porte obrigatório do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). O texto estabelece que, “para efeito de lavratura de auto de infração, somente deverão exigir o porte obrigatório do CRLV, do ano em curso, após 30 dias corridos, a contar da data do documento bancário que comprove a quitação dos débitos, conforme previsto em lei”. Com isto, o condutor deve ficar livre de eventuais multas por ser flagrado sem o documento, já que o certificado leva de 10 a 15 dias para ser enviado pelos Correios. Antes da portaria, caso fosse abordado em blitz sem o licenciamento atualizado, o motorista corria risco de sofrer penalidades, mesmo tendo efetuado o pagamento dos valores devidos. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sem o CRLV é considerada infração leve, com multa no valor de R$ 53,20, perda de três pontos na carteira de habilitação e remoção do veículo. “Decidimos adotar essa medida para atender à demanda de condutores por novas regras para a exigência do documento obrigatório do veículo”, afirmou o diretor-geral do Detran, Maurício Bacelar. 

 

Fonte - Bahia Notícias 


Eleições MP-BA: Millen Castro desponta com um discurso atento ao interior do estado

Membro do Ministério Público da Bahia desde 2000 e concorrendo ao cargo de procurador-geral do Ministério Público da Bahia (MP-BA) pela terceira vez, o promotor Millen Castro desponta para o certame com um discurso atento à centralização de cerca de 45% dos membros do órgão na capital. “Todos os demais municípios ficam com 55%. Isso implica em um esvaziamento de regiões de grande extensão geográfica”, explica. O atual titular da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, em Candeias, conta que a dificuldade de encontrar um promotor titular em certas localidades, acaba sobrecarregando profissionais que acabam responsáveis por responder por todas as cidades da região. “O lema da nossa campanha é exatamente ‘Um Ministério Público de Todos’: Servidores, promotores, procuradores, voltado para população. E quando falamos de população temos que falar de todos os municípios da Bahia”, conta. Em sua carreira no MP-BA, ele passou pelas comarcas de Santana, Serra Dourada, Coribe, Santa Maria da Vitória, Cocos, Correntina, Valente e São Félix. “Conheço praticamente todos os colegas do interior e sei das dificuldades que eles estão vivendo”, opina. Por conta de sua afinidade com a defesa dos direitos humanos infanto-juvenis, Castro também foi convidado para coordenar o Núcleo de Apoio para Implantação, Estruturação e Fortalecimento dos Conselhos de Direitos, Tutelares e Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (NAIC) do órgão, e, pela mesma razão, tornou-se diretor da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude. “O principal papel do procurador-geral de Justiça é saber escolher uma equipe que possa exercer sua atividade. Não só uma equipe de membros que vão exercer cargos de direção, mas estabelecer pessoas chaves nos cargos dos servidores e ter um diálogo sem arestas com toda a população ministerial de membros, e isso eu tenho”, conclui.

 

Fonte - Bahia Notícias


PROLONGAMENTO DA RUA JOSÉ MARIA TANAJURA É ÓTIMA OPÇÃO PARA ATIVIDADE FÍSICA

Com a conclusão das obras de pavimentação asfáltica na Rua José Maria Tanajura, ligando o Bairro Polivalente ao Bairro Estocada, inclusive, com a construção de calçadas, tornou o local adequado para a prática de atividades físicas, notadamente caminhada e corrida. Segundo Wilson Lima, morador do Bairro Estocada, o local recebe cerca de 200 pessoas todos os dias, para exercitar o corpo e a mente, destacando que o período vespertino é o de maior movimento. A via, foi a maior obra de mobilidade urbana realizada em Livramento de Nossa Senhora nos últimos anos, vale a pena fazer uma visita.  

PROLONGAMENTO DA RUA JOSÉ MARIA TANAJURA É ÓTIMA OPÇÃO PARA ATIVIDADE FÍSICA

Mobilização para Combate ao Aedes terá ministro da Saúde e 4,5 mil militares na Bahia

O Dia de Mobilização para Combate ao Aedes aegypti, neste sábado (13), terá a participação de 4,5 mil homens das forças armadas em 13 cidades na Bahia. O ministro da Saúde, Marcelo Castro, vai fazer parte da mobilização em Salvador. Além da capital baiana, também participarão os municípios de Feira de Santana, Barreiras, Paulo Afonso, Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista, Juazeiro, Camaçari, Porto Seguro, Alagoinhas, Jequié e Santo Antônio de Jesus. Cada um deles terá a presença de representantes dos governos federal e estadual.  Em todo país, as Forças Armadas deslocaram 220 mil militares para acompanhar os agentes de saúde no trabalho de conscientização em cada casa. A expectativa é que três milhões de famílias em 350 municípios sejam visitadas ao longo do sábado.

 

Fonte - Bahia Notícias 


Saiba quando será o carnaval 2017 e entenda o cálculo da data

O Carnaval de 2016 nem bem acabou e o de 2017 já tem data: o dia 28 de fevereiro. Então a festa deve começar na sexta-feira anterior, dia 25. E acabar na quarta-feira de cinzas, primeiro de março. De acordo com a Agência Brasil, a festa de momo está diretamente relacionada com a Páscoa. A folia termina sempre 40 dias antes do domingo de Ramos, que é o domingo que antecede a Páscoa. Da quarta-feira de cinzas até o domingo de Páscoa são 46 dias, período em que muitos cristãos fazem a quaresma. É um momento espiritual e de reflexão no qual muitos cristãos também fazem algum tipo de jejum para relembrar o jejum de Cristo no deserto. Com base em relatos bíblicos e históricos, os católicos acreditam que a ressurreição de Cristo ocorreu em um dia de lua cheia, próximo ao equinócio da primavera no hemisfério Norte. Por esta razão, no ano 325, a Igreja Católica realizou o Concílio de Niceia e decidiu que a Páscoa seria celebrada sempre no domingo subsequente ao surgimento da primeira lua cheia após a chegada da primavera. Assim, como o feriado da Páscoa é variável, a data do carnaval também segue essa mudança.

 

Fonte - Bahia Notícias

Saiba quando será o carnaval 2017 e entenda o cálculo da data

FORRÓ DO MARACUBOM: NÃO PERCA O CAMAROTE LOUNGE COM SAMIRA LIMA, A DJ QUE TRANSFORMA SUA APRESENTAÇÃO NUM GRANDE SHOW

Acontece dia 20/03/2016 o show mais esperado o ano, o Forró do com o cantor Wesley Safadão. No camarote lounge Samira Lima, a Dj que transforma sua apresentação num grande show. A Dj Samira Lima combina técnica, simpatia, presença de palco, versatilidade e um gosto musical refinado. Com feeling apurado e um mix perfeito entre os clássicos e as novidades transforma suas apresentações em um verdadeiro show, fazendo com que sua pista nunca fique parada. É residente a 4 anos do maior carnaval de rua de Minas Gerais o carnaval de Diamantina, e fez parte do line up do Escarpas Wekeend, Itals  e dos maiores festivais de música eletrônica do pais. No seu currículo estão também apresentações no Camarote Skol Beats no Axé Brasil, Praiamed em Jurerê, Odonto Praia Parracho, Pub Folia, Skol Folia, Ilha dos Aquários, Luau do Pentaurea onde no último ano teve um espaço voltado para os amantes da música eletronica que levava seu nome o Espaço Dj Samira Lima. Também tocou na festa de lançamento da novela da REDE GLOBO Sangue Bom. Começando a alçar vôos ainda maiores a dj deixou sua marca além de Minas Gerais, em mais dois estados brasileiros Bahia e Rio de Janeiro. 
Samira Lima deixou de ser apenas um nome e se tornou uma marca. E pensando nisso a Dj decidiu inovar e conta hoje com uma mega produção levando mais comodidade aos seus contratantes e um impacto visual muito maior ao seu público, certamente é hoje uma das maiores djs em ascenção no Brasil.

FORRÓ DO MARACUBOM: NÃO PERCA O CAMAROTE LOUNGE COM SAMIRA LIMA, A DJ QUE TRANSFORMA SUA APRESENTAÇÃO NUM GRANDE SHOW